spelling |
Samira ZaidanEliane Scheid GazireMaria Manuela Martins Soares DavidMaria Laura Magalhaes GomesSandra de Lacerda Cardoso2019-08-12T20:12:28Z2019-08-12T20:12:28Z2013-08-14http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EAGTGNesta pesquisa, temos por objetivo identificar/analisar quais são as possíveis repercussões do Laseb na prática pedagógica de professores graduados em Matemática, egressos da área de concentração em Educação Matemática. O Laseb - Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica surgiu após uma longa trajetória de parcerias entre a Faculdade de Educação FaE/UFMG e a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte SMED/BH. Do ponto de vista da abordagem metodológica, o presente estudo situa-se no campo das pesquisas qualitativas. A coleta de material empírico compreendeu consulta a documentos do Laseb, aplicação de questionário e, posteriormente, entrevista semiestruturada com os 13 (treze) professores que se prontificaram a participar desta pesquisa, demonstrando interesse e disponibilidade. Utilizamos um referencial teórico que conta com autores dos campos da Educação Matemática, Sociologia da Educação, dentre outros, que desenvolvem pesquisas na área da formação de professores. Ao analisarmos as falas dos professores egressos com relação ao Laseb, procuramos compreender: os motivos e expectativas apresentados por eles ao se inscreverem, os limites que enfrentaram durante e após o Curso e as contribuições segundo o ponto de vista de cada um. Com relação às contribuições do Laseb/Ed. Mat. identificamos, através dos relatos, que elas aconteceram da seguinte forma: através da abertura de novas possibilidades pessoais e profissionais, reconhecimento e valorização das relações na escola, descobertas e favorecimentos a partir do contato com o conhecimento matemático sob a perspectiva do campo da Educação Matemática. Entendemos que o Curso proporcionou aos professores a incorporação de novas referências da educação matemática e foi assertivo ao mobilizá-los para trabalhar a questão das relações, principalmente, com seus pares e com seus alunos, num propósito de melhorar a convivência e o processo de ensino e aprendizagem ao se colocarem disponíveis para escutar e dialogar. Percebemos, também, que uma formação continuada não modifica, ou é incorporada, de imediato à prática do professor, haja vista os limites enfrentados por eles, sobretudo aqueles provenientes de questões relativas às suas escolas e outros originados de seus próprios limites.In the present study we sought to identifyanalyze which are the possible impacts of the Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Básica [Post-graduation Program on Elementary Education] Laseb - on the pedagogical practice of teachers graduated in Mathematics Course, egress from Mathematical Education concentration area. Laseb was created after a long time partnership between Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais [Education Faculty of the Federal University of Minas Gerais] FaEUFMG and Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte [Municipal Education Secretary of Belo Horizonte] SMEDBH. From the perspective of methodological approach, this study lies on the field of qualitative researches. The empirical data gathering consisted of review of Lasebs documentation, form application and, after that, semi-structured interview with thirteen teachers that volunteered to participate on the research, showing to be interested and available. We have used a theoretical referential that includes authors from the fields of Mathematical Education, Sociology of Education, among others, that carry researches on the teacher training area. By analyzing the egress teachers' speeches with regards to Laseb, we sought to understand: the reasons and expectations presented by then when enrolling on the course, the challenges they have faced during and after the course and the contributions it gave to their experience, according the each ones point of view. With regards to Laseb's Mathematical Education's contributions, we have identified, from the reports, that they occurred in the following way: through the opening of new personal and professional possibilities, acknowledgment and valuation of the relation on school, finding and favoring from the contact with mathematical knowledge under the perspective of Mathematical Education field. We realize that the Course allowed for the teachers to incorporate new references of Mathematical Education and it was assertive when mobilizing them to work out the question of relationships, especially with their peers and students, in order to improve the acquaintanceship the teaching-learning process by making themselves available to listen to and dialogue. We understood, also, that a continuing education does not modify, or is not incorporated immediately to the teachers practice, considering the challenges faced by them, especially those arouse from issues related to their schools and others originated from their own limitations.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatematica Estudo e ensinoEducaçãoProfessores Formação Educação MatemáticaFormação docenteLasebFormação continuadaPossíveis repercussões na prática pedagógica que os professores egressos atribuem à especialização em educação matemática - Lasebinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_sandra_de_lacerda_cardoso.pdfapplication/pdf877095https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EAGTG/1/disserta__o_sandra_de_lacerda_cardoso.pdfa55f36a83d0ac2f7e5bf9d7ad750d99eMD51TEXTdisserta__o_sandra_de_lacerda_cardoso.pdf.txtdisserta__o_sandra_de_lacerda_cardoso.pdf.txtExtracted texttext/plain364880https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EAGTG/2/disserta__o_sandra_de_lacerda_cardoso.pdf.txt72c87d3846343b566ed27c3291d62bafMD521843/BUBD-9EAGTG2019-11-14 19:46:12.748oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EAGTGRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:46:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|