Potencializando o acervo de recursos educacionais em saúde: análise da produção do NESCON/UFMG com vista a incrementar a disponibilização e o compartilhamento de objetos de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00313 http://hdl.handle.net/1843/39987 |
Resumo: | O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Universidade Federal de Minas Gerais tem como uma de suas finalidades contribuir para o processo de consolidação do Sistema Único de Saúde no país. Uma de suas vertentes de atuação contempla a execução de atividades voltadas para a qualificação de trabalhadores, o que resulta na oferta de cursos e na geração de recursos educacionais. Neste aspecto, a produção do Núcleo tem implicações que colaboram para a consolidação do Acervo de Recurso Educacionais em Saúde(ARES) - um repositório digital onde são armazenados e ficam disponíveis para consulta os recursos educacionais utilizados pelas instituições que compõem a Rede da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) em suas ofertas de cursos. O ARES é um acervo público, com materiais em diversos formatos, alimentado de forma colaborativa e de acesso livre pela internet que visa possibilitar o registro e compartilhamento dos conteúdos educacionais voltados para os trabalhadores da saúde. Cabe ao Nescon, neste contexto colaborativo, disponibilizar sua produção para subsidiar ações de educação em saúde em todo país visando atender a um dos objetivos da UNA-SUS referente à capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde. Para atendimento do propósito de compartilhamento dos recursos educacionais foi realizado um diagnóstico da produção do Nescon que teve como resultado a identificação de conteúdos que permitirão incrementar o ARES e contribuir para a promoção do acesso, uso e reuso de recursos educativos. A atividade também permitiu identificar que o material produzido pelo Nescon tem potencial para ser desmembrado em vários objetos simples de modo a auxiliar outras instituições a comporem seus cursos com recursos educacionais consolidando assim a política daquele Acervo e incorporando conceitos de gestão de informação e conhecimento às práticas educacionais. |
id |
UFMG_92fd2420e5be5b48c7e9353f35fddbc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/39987 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Potencializando o acervo de recursos educacionais em saúde: análise da produção do NESCON/UFMG com vista a incrementar a disponibilização e o compartilhamento de objetos de aprendizagemObjetos de aprendizagemEducação a distânciaO Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Universidade Federal de Minas Gerais tem como uma de suas finalidades contribuir para o processo de consolidação do Sistema Único de Saúde no país. Uma de suas vertentes de atuação contempla a execução de atividades voltadas para a qualificação de trabalhadores, o que resulta na oferta de cursos e na geração de recursos educacionais. Neste aspecto, a produção do Núcleo tem implicações que colaboram para a consolidação do Acervo de Recurso Educacionais em Saúde(ARES) - um repositório digital onde são armazenados e ficam disponíveis para consulta os recursos educacionais utilizados pelas instituições que compõem a Rede da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) em suas ofertas de cursos. O ARES é um acervo público, com materiais em diversos formatos, alimentado de forma colaborativa e de acesso livre pela internet que visa possibilitar o registro e compartilhamento dos conteúdos educacionais voltados para os trabalhadores da saúde. Cabe ao Nescon, neste contexto colaborativo, disponibilizar sua produção para subsidiar ações de educação em saúde em todo país visando atender a um dos objetivos da UNA-SUS referente à capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde. Para atendimento do propósito de compartilhamento dos recursos educacionais foi realizado um diagnóstico da produção do Nescon que teve como resultado a identificação de conteúdos que permitirão incrementar o ARES e contribuir para a promoção do acesso, uso e reuso de recursos educativos. A atividade também permitiu identificar que o material produzido pelo Nescon tem potencial para ser desmembrado em vários objetos simples de modo a auxiliar outras instituições a comporem seus cursos com recursos educacionais consolidando assim a política daquele Acervo e incorporando conceitos de gestão de informação e conhecimento às práticas educacionais.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilBIU - BIBLIOTECA UNIVERSITARIAUFMG2022-03-11T15:29:43Z2022-03-11T15:29:43Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectpdfapplication/pdfhttp://doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00313http://hdl.handle.net/1843/39987por22º Ciaed Congresso Internacional de Educação a DistânciaEliane Pawlowski de Oliveira AraújoJacqueline Pawlowski OliveiraEdison José Corrêainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-03-11T15:29:44Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/39987Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-03-11T15:29:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Potencializando o acervo de recursos educacionais em saúde: análise da produção do NESCON/UFMG com vista a incrementar a disponibilização e o compartilhamento de objetos de aprendizagem |
title |
Potencializando o acervo de recursos educacionais em saúde: análise da produção do NESCON/UFMG com vista a incrementar a disponibilização e o compartilhamento de objetos de aprendizagem |
spellingShingle |
Potencializando o acervo de recursos educacionais em saúde: análise da produção do NESCON/UFMG com vista a incrementar a disponibilização e o compartilhamento de objetos de aprendizagem Eliane Pawlowski de Oliveira Araújo Objetos de aprendizagem Educação a distância |
title_short |
Potencializando o acervo de recursos educacionais em saúde: análise da produção do NESCON/UFMG com vista a incrementar a disponibilização e o compartilhamento de objetos de aprendizagem |
title_full |
Potencializando o acervo de recursos educacionais em saúde: análise da produção do NESCON/UFMG com vista a incrementar a disponibilização e o compartilhamento de objetos de aprendizagem |
title_fullStr |
Potencializando o acervo de recursos educacionais em saúde: análise da produção do NESCON/UFMG com vista a incrementar a disponibilização e o compartilhamento de objetos de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Potencializando o acervo de recursos educacionais em saúde: análise da produção do NESCON/UFMG com vista a incrementar a disponibilização e o compartilhamento de objetos de aprendizagem |
title_sort |
Potencializando o acervo de recursos educacionais em saúde: análise da produção do NESCON/UFMG com vista a incrementar a disponibilização e o compartilhamento de objetos de aprendizagem |
author |
Eliane Pawlowski de Oliveira Araújo |
author_facet |
Eliane Pawlowski de Oliveira Araújo Jacqueline Pawlowski Oliveira Edison José Corrêa |
author_role |
author |
author2 |
Jacqueline Pawlowski Oliveira Edison José Corrêa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eliane Pawlowski de Oliveira Araújo Jacqueline Pawlowski Oliveira Edison José Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objetos de aprendizagem Educação a distância |
topic |
Objetos de aprendizagem Educação a distância |
description |
O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Universidade Federal de Minas Gerais tem como uma de suas finalidades contribuir para o processo de consolidação do Sistema Único de Saúde no país. Uma de suas vertentes de atuação contempla a execução de atividades voltadas para a qualificação de trabalhadores, o que resulta na oferta de cursos e na geração de recursos educacionais. Neste aspecto, a produção do Núcleo tem implicações que colaboram para a consolidação do Acervo de Recurso Educacionais em Saúde(ARES) - um repositório digital onde são armazenados e ficam disponíveis para consulta os recursos educacionais utilizados pelas instituições que compõem a Rede da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) em suas ofertas de cursos. O ARES é um acervo público, com materiais em diversos formatos, alimentado de forma colaborativa e de acesso livre pela internet que visa possibilitar o registro e compartilhamento dos conteúdos educacionais voltados para os trabalhadores da saúde. Cabe ao Nescon, neste contexto colaborativo, disponibilizar sua produção para subsidiar ações de educação em saúde em todo país visando atender a um dos objetivos da UNA-SUS referente à capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde. Para atendimento do propósito de compartilhamento dos recursos educacionais foi realizado um diagnóstico da produção do Nescon que teve como resultado a identificação de conteúdos que permitirão incrementar o ARES e contribuir para a promoção do acesso, uso e reuso de recursos educativos. A atividade também permitiu identificar que o material produzido pelo Nescon tem potencial para ser desmembrado em vários objetos simples de modo a auxiliar outras instituições a comporem seus cursos com recursos educacionais consolidando assim a política daquele Acervo e incorporando conceitos de gestão de informação e conhecimento às práticas educacionais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2022-03-11T15:29:43Z 2022-03-11T15:29:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00313 http://hdl.handle.net/1843/39987 |
url |
http://doi10.17143/ciaed/XXIICIAED.2016.00313 http://hdl.handle.net/1843/39987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
22º Ciaed Congresso Internacional de Educação a Distância |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil BIU - BIBLIOTECA UNIVERSITARIA UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil BIU - BIBLIOTECA UNIVERSITARIA UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1823248058137182208 |