A construção da narrativa em textos produzidos por estudantes com e sem TDAH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renata Amaral Teixeira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B7JMFP
Resumo: Com esta pesquisa, verificamos o desempenho de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, portadores de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e de alunos com alto nível de atenção e não portadores desse Transtorno, comparativamente, em suas produções de texto narrativo escrito, quando submetidos às mesmas condições de produção. No âmbito do texto, analisamos alguns dos aspectos de sua construção e organização, como: estrutura narrativa, percepção de elementos de um texto fonte, universo de referência, unidade temática, progressão textual, propósito comunicativo, relevância informativa, relação entre textos. O nosso propósito, com esta investigação, foi comparar o desempenho destes dois grupos de estudantes, a fim de verficar possíveis diferenças de desempenho entre eles e buscar evidências que possam explicá-las. Deste modo, buscamos responder a estas questões: há diferença no desempenho linguístico entre os estudantes com TDAH e os estudantes com nível de atenção alto? O desempenho linguístico de estudantes com TDAH é inferior ao de estudantes com nível de atenção alto? Em que medida o déficit de atenção pode contribuir para que o desempenho linguístico dos portadores de TDAH não seja eficiente? A hipótese inicial desta pesquisa é a de que os alunos com o referido Transtorno tendem a ter um desempenho linguístico menos eficiente em suas produções textuais escritas do que os alunos com alto nível de atenção, mesmo estando em condições de produção idênticas. Essa hipótese tem sua origem na premissa de que há uma ampla relação entre linguagem e atenção. Nesta perspectiva, delimitamos que o objetivo geral deste trabalho está ligado à investigação de desempenho linguístico de estudantes com e sem TDAH na construção de seus textos narrativos escritos e na verificação de possíveis diferenças de desempenho entre esses grupos de estudantes. Para alcançarmos o proposto, adotamos alguns procedimentos metodológicos ligados à pesquisa quase-experimental e ligados à abordagem qualitativa de investigação. A coleta de dados foi feita em uma escola pública, situada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Dezoito alunos foram selecionados para participar da coleta de dados. Esse conjunto de estudantes resultou na formação de dois grupos de trabalho (experimental, GET, e controle, GCA). Os textos que os alunos produziram compõem o corpus desta pesquisa e constituem o nosso locus de observação das marcas de desempenho de ambos os grupos. As análises foram feitas com base em teorias que consideram o texto como fenômeno linguístico original, a forma necessária de ocorrência da comunicação verbal, conforme Antunes (2010). E, também, em teorias que compreendem que um texto é um evento comunicativo no qual convergem ações linguísticas, cognitivas e sociais (BEAUGRANDE, 1997, p. 10) e assumem que todos os textos são multimodais e que a língua sempre tem de ser realizada por meio de, e vem acompanhada de, outros modos semióticos (KRESS e VAN LEUWEEN, 1998, p. 186, apud RIBEIRO, 2013, em tradução livre dessa autora). Deste modo, estamos entendendo que o desempenho linguístico de uma pessoa somente pode ser avaliado pela sua capacidade de atuar por meio do discurso, em diferentes situações sociais. Esta investigação está fundamentada, basicamente, na literatura sobre o TDAH (BARKLEY, 2008, DUPAUL, 2007, DSM-5) e nos estudos sobre o texto e as práticas de linguagem (BEAUGRANDE, 1997, ANTUNES 2010, BRONCKART, 1999), e tem por base a proposta de estrutura da narrativa encontrada em Labov e Waletsky (1968) e Labov (1972). Os resultados desta pesquisa evidenciam que há diferenças no desempenho entre os grupos de informantes na produção de texto escrito. Todavia, os indícios não confirmam nossa hipótese inicial de que há uma tendência dos portadores de TDAH a terem desempenho linguístico necessariamente e/ou totalmente aquém dos alunos com alto nível de atenção, em suas produções textuais, sobretudo, quando investigamos pontualmente alguns aspectos da construção e organização textual. Ao analisarmos os textos dos estudantes de cada grupo, verificamos que, em alguns aspectos, o desempenho de GCA é melhor do que o desempenho de GET, mas, em outros, GET tem melhor desempenho; e há, também, desempenho idêntico em alguns outros aspectos analisados. Estamos diante de indicações que invocam reflexões importantes sobre os sujeitos diagnosticados com o TDAH e sobre o estigma que carregam arduamente nos diversos espaços sociais em que estão inseridos, um deles, a escola, que precisa focalizar mais e melhor, o potencial de seus alunos.
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O nosso propósito, com esta investigação, foi comparar o desempenho destes dois grupos de estudantes, a fim de verficar possíveis diferenças de desempenho entre eles e buscar evidências que possam explicá-las. Deste modo, buscamos responder a estas questões: há diferença no desempenho linguístico entre os estudantes com TDAH e os estudantes com nível de atenção alto? O desempenho linguístico de estudantes com TDAH é inferior ao de estudantes com nível de atenção alto? Em que medida o déficit de atenção pode contribuir para que o desempenho linguístico dos portadores de TDAH não seja eficiente? A hipótese inicial desta pesquisa é a de que os alunos com o referido Transtorno tendem a ter um desempenho linguístico menos eficiente em suas produções textuais escritas do que os alunos com alto nível de atenção, mesmo estando em condições de produção idênticas. Essa hipótese tem sua origem na premissa de que há uma ampla relação entre linguagem e atenção. Nesta perspectiva, delimitamos que o objetivo geral deste trabalho está ligado à investigação de desempenho linguístico de estudantes com e sem TDAH na construção de seus textos narrativos escritos e na verificação de possíveis diferenças de desempenho entre esses grupos de estudantes. Para alcançarmos o proposto, adotamos alguns procedimentos metodológicos ligados à pesquisa quase-experimental e ligados à abordagem qualitativa de investigação. A coleta de dados foi feita em uma escola pública, situada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Dezoito alunos foram selecionados para participar da coleta de dados. Esse conjunto de estudantes resultou na formação de dois grupos de trabalho (experimental, GET, e controle, GCA). Os textos que os alunos produziram compõem o corpus desta pesquisa e constituem o nosso locus de observação das marcas de desempenho de ambos os grupos. As análises foram feitas com base em teorias que consideram o texto como fenômeno linguístico original, a forma necessária de ocorrência da comunicação verbal, conforme Antunes (2010). E, também, em teorias que compreendem que um texto é um evento comunicativo no qual convergem ações linguísticas, cognitivas e sociais (BEAUGRANDE, 1997, p. 10) e assumem que todos os textos são multimodais e que a língua sempre tem de ser realizada por meio de, e vem acompanhada de, outros modos semióticos (KRESS e VAN LEUWEEN, 1998, p. 186, apud RIBEIRO, 2013, em tradução livre dessa autora). Deste modo, estamos entendendo que o desempenho linguístico de uma pessoa somente pode ser avaliado pela sua capacidade de atuar por meio do discurso, em diferentes situações sociais. Esta investigação está fundamentada, basicamente, na literatura sobre o TDAH (BARKLEY, 2008, DUPAUL, 2007, DSM-5) e nos estudos sobre o texto e as práticas de linguagem (BEAUGRANDE, 1997, ANTUNES 2010, BRONCKART, 1999), e tem por base a proposta de estrutura da narrativa encontrada em Labov e Waletsky (1968) e Labov (1972). Os resultados desta pesquisa evidenciam que há diferenças no desempenho entre os grupos de informantes na produção de texto escrito. Todavia, os indícios não confirmam nossa hipótese inicial de que há uma tendência dos portadores de TDAH a terem desempenho linguístico necessariamente e/ou totalmente aquém dos alunos com alto nível de atenção, em suas produções textuais, sobretudo, quando investigamos pontualmente alguns aspectos da construção e organização textual. Ao analisarmos os textos dos estudantes de cada grupo, verificamos que, em alguns aspectos, o desempenho de GCA é melhor do que o desempenho de GET, mas, em outros, GET tem melhor desempenho; e há, também, desempenho idêntico em alguns outros aspectos analisados. Estamos diante de indicações que invocam reflexões importantes sobre os sujeitos diagnosticados com o TDAH e sobre o estigma que carregam arduamente nos diversos espaços sociais em que estão inseridos, um deles, a escola, que precisa focalizar mais e melhor, o potencial de seus alunos.The main goal of this research was to have the performance of ADHD (Attention Deficit Hyperactivity Disorder) middle school students verified, together with non-ADHD students, who presented a high level of attention, comparatively, in their narrative text productions when offered the same conditions for that. In the scope of text production, we analyze some aspects of its construction and organization, such as: narrative structure, perception of elements of a text, reference, thematic unit, textual progression, communicative purpose, informative relevance and relationship between texts. Our purpose was to compare the performance of these two groups to explore possible differences in performance between them and to seek evidence that can explain these differences. Thus, we try to answer these questions: is the linguistic performance of ADHD students inferior to that of students with a high level of attention? To what extent can attention deficit contribute to a poor language performance of ADHD people? The initial hypothesis of this research is that students with this disorder tend to have a less efficient linguistic performance in their written productions than students with a high level of attention, even though they are offered identical production conditions. This hypothesis has its origin in the premise that there is a notable relation between language and attention. However, we have evidence that performance of the two groups presents differences, but that they do not indicate that the performance of the experimental group is specifically inferior in relation to the control group. In this perspective, we outline that the general objective of this work is related to the investigation of linguistic performance of ADHD and non-ADHD students in the production of their written narrative texts and in the verification of possible differences of performance between these groups of students. To achieve this, we adopted some methodological procedures related to quasi-experimental research and linked them to qualitative and quantitative research approach. Data was collected in a public school, located in Belo Horizonte, Minas Gerais. Eighteen students were selected to participate in data collection. This group of students was organized in two working groups (experimental, GET, and control, GCA). The texts the students wrote compose the corpus of this research and constitute our locus of observation. The analysis was based on theories that consider the text as an original linguistic phenomenon, as necessary form of occurrence of verbal communication, according to Antunes (2010). And, also, theories that understand that a text is a communicative event in which linguistic, cognitive and social actions converge (BEAUGRANDE, 1997, p.10) and assume that all texts are multimodal. The language always has to be realized through, and comes accompanied by, other semiotic modes (KRESS and VAN LEUWEEN, 1998, p. 186, apud RIBEIRO, 2013, in free translation of this author). Thus, we understand that a person's linguistic performance can only be evaluated by his ability to act through discourse, in different social situations, to reach his communicative goals. This research is basically based on literature about ADHD (BARKLEY, 2008, DUPAUL, 2007, DSM-5) and studies on text and language practices (BEAUGRANDE, 1997, ANTUNES 2010, BRONCKART, 1999), and it is based on the narrative structure proposed by Labov and Waletsky (1968) and Labov (1972). Results show that there are differences in performance among the groups of informants in the production of written text. However, evidence does not confirm our initial hypothesis that there is a tendency for ADHD patients to have an inferior linguistic performance, especially when we investigate some aspects of construction and textual organization. When analyzing texts of students of each group, we find that in some aspects, GCA performance is better than GET performance, but in others, GET performs better; and there is also similar performance in some other aspects analyzed. We are faced with indications that invoke important reflections on ADHD children and teenagers and on the stigma they carry in the various social spaces in which they are inserted, one of them, the school.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGNarrativa (Retórica)Distúrbio da falta de atenção com hiperatividadeLinguistica textualProdução de textosTDAHTEXTODESEMPENHONARRATIVASATENÇÃOA construção da narrativa em textos produzidos por estudantes com e sem TDAHinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1759d.pdfapplication/pdf15246267https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B7JMFP/1/1759d.pdf049bc9975da4cf18ec417e91317064ccMD51TEXT1759d.pdf.txt1759d.pdf.txtExtracted texttext/plain669305https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B7JMFP/2/1759d.pdf.txtbddd20afc0e81e3e991d2ad30267fc47MD521843/LETR-B7JMFP2019-11-14 07:30:07.393oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-B7JMFPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:30:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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