Avaliação do modelo de distribuição de bebidas no hipercentro de Belo Horizonte: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelo Baumgratz Delgado
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9C5G4E
Resumo: Este trabalho objetivou desenvolver um estudo de caso em uma empresa de bebidas, com ênfase no melhor atendimento nas entregas de clientes do hipercentro de Belo Horizonte, envolvendo uma análise comparativa entre entrega própria e terceirizada. Como base do estudo, além do referencial teórico envolvendo a logística, foram analisadas as estratégias de entrega própria e entrega terceirizada e, comparados os custos, eficiência de serviço e satisfação dos clientes. Apesar do empate técnico em termos de custos diretos, chegou-se à conclusão de que a entrega própria seria a melhor opção em função da redução de retrabalho, diminuição de perdas de produtos no transporte e manuseio e, principalmente pela melhoria do nível de satisfação dos clientes. A decisão por entrega própria, mostra que é possível conseguir resultados significativos e imediatos, que garantam a entrega dos produtos dentro das necessidades e expectativas dos clientes e, consequentemente sua fidelização, fazendo com que o negócio torne-se mais competitivo.
id UFMG_9473e8725ece9c74a5ca9103e07baaaa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9C5G4E
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ricardo Takahashi ArrudaDavid Jose Ahouagi V de MagalhaesMarcelo Baumgratz Delgado2019-08-14T07:11:52Z2019-08-14T07:11:52Z2011-11-22http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9C5G4EEste trabalho objetivou desenvolver um estudo de caso em uma empresa de bebidas, com ênfase no melhor atendimento nas entregas de clientes do hipercentro de Belo Horizonte, envolvendo uma análise comparativa entre entrega própria e terceirizada. Como base do estudo, além do referencial teórico envolvendo a logística, foram analisadas as estratégias de entrega própria e entrega terceirizada e, comparados os custos, eficiência de serviço e satisfação dos clientes. Apesar do empate técnico em termos de custos diretos, chegou-se à conclusão de que a entrega própria seria a melhor opção em função da redução de retrabalho, diminuição de perdas de produtos no transporte e manuseio e, principalmente pela melhoria do nível de satisfação dos clientes. A decisão por entrega própria, mostra que é possível conseguir resultados significativos e imediatos, que garantam a entrega dos produtos dentro das necessidades e expectativas dos clientes e, consequentemente sua fidelização, fazendo com que o negócio torne-se mais competitivo.This study aimed to develop a case study on a beverage company, with emphasis on better service delivery to customers in the downtown area of Belo Horizonte, involving a comparative analysis of self-delivery and outsourced delivery. Supporting this work, beyond the theoretical framework involving the logistics, we have analyzed the strategies of self-delivery and outsourced delivery, and compared the cost, efficiency of service and customer satisfaction for each case. Despite the dead heat in terms of direct costs, we came to the conclusion that the self-delivery would be the best option due to the reduction of rework, reducing the loss of goods in shipping and handling, and especially by improving the level of satisfaction customers. The self-delivery decision shows that it is possible to achieve significant and immediate results, to ensure the delivery of products within the needs and expectations of customers and therefore customers loyalty, making the business become more competitive.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLogísticaEngenharia de transportesSatisfação do clienteEntrega terceirizadaEntrega própriaAvaliação do modelo de distribuição de bebidas no hipercentro de Belo Horizonte: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia__marcelo_baumgratz_delgado.pdfapplication/pdf331048https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9C5G4E/1/monografia__marcelo_baumgratz_delgado.pdf3d0642656394d69ebbb5941d3deca213MD51TEXTmonografia__marcelo_baumgratz_delgado.pdf.txtmonografia__marcelo_baumgratz_delgado.pdf.txtExtracted texttext/plain91908https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9C5G4E/2/monografia__marcelo_baumgratz_delgado.pdf.txt52644cac114f4094360a87b9483197b3MD521843/BUBD-9C5G4E2019-11-14 13:43:49.032oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9C5G4ERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:43:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação do modelo de distribuição de bebidas no hipercentro de Belo Horizonte: um estudo de caso
title Avaliação do modelo de distribuição de bebidas no hipercentro de Belo Horizonte: um estudo de caso
spellingShingle Avaliação do modelo de distribuição de bebidas no hipercentro de Belo Horizonte: um estudo de caso
Marcelo Baumgratz Delgado
Satisfação do cliente
Entrega terceirizada
Entrega própria
Logística
Engenharia de transportes
title_short Avaliação do modelo de distribuição de bebidas no hipercentro de Belo Horizonte: um estudo de caso
title_full Avaliação do modelo de distribuição de bebidas no hipercentro de Belo Horizonte: um estudo de caso
title_fullStr Avaliação do modelo de distribuição de bebidas no hipercentro de Belo Horizonte: um estudo de caso
title_full_unstemmed Avaliação do modelo de distribuição de bebidas no hipercentro de Belo Horizonte: um estudo de caso
title_sort Avaliação do modelo de distribuição de bebidas no hipercentro de Belo Horizonte: um estudo de caso
author Marcelo Baumgratz Delgado
author_facet Marcelo Baumgratz Delgado
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ricardo Takahashi Arruda
dc.contributor.referee1.fl_str_mv David Jose Ahouagi V de Magalhaes
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelo Baumgratz Delgado
contributor_str_mv Ricardo Takahashi Arruda
David Jose Ahouagi V de Magalhaes
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação do cliente
Entrega terceirizada
Entrega própria
topic Satisfação do cliente
Entrega terceirizada
Entrega própria
Logística
Engenharia de transportes
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Logística
Engenharia de transportes
description Este trabalho objetivou desenvolver um estudo de caso em uma empresa de bebidas, com ênfase no melhor atendimento nas entregas de clientes do hipercentro de Belo Horizonte, envolvendo uma análise comparativa entre entrega própria e terceirizada. Como base do estudo, além do referencial teórico envolvendo a logística, foram analisadas as estratégias de entrega própria e entrega terceirizada e, comparados os custos, eficiência de serviço e satisfação dos clientes. Apesar do empate técnico em termos de custos diretos, chegou-se à conclusão de que a entrega própria seria a melhor opção em função da redução de retrabalho, diminuição de perdas de produtos no transporte e manuseio e, principalmente pela melhoria do nível de satisfação dos clientes. A decisão por entrega própria, mostra que é possível conseguir resultados significativos e imediatos, que garantam a entrega dos produtos dentro das necessidades e expectativas dos clientes e, consequentemente sua fidelização, fazendo com que o negócio torne-se mais competitivo.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-11-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T07:11:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T07:11:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9C5G4E
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9C5G4E
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9C5G4E/1/monografia__marcelo_baumgratz_delgado.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9C5G4E/2/monografia__marcelo_baumgratz_delgado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3d0642656394d69ebbb5941d3deca213
52644cac114f4094360a87b9483197b3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589334644817920