Água nos "gerais" sanfranciscanos: o caso de Cabeceirinha, Januária, MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Keyty de Andrade Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Áureo Eduardo Magalhães Ribeiro, Gildarly Costa da Cruz
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/52584
Resumo: O presente estudo teve como objetivo central compreender em que medida a existência de fontes de água orientaram o povoamento e os sistemas locais de produção nos “gerais” sanfranciscanos, Semiárido de Minas Gerais. Para isto, foi tomada como área de estudo o conjunto de “povoados” rurais intitulado Cabeceirinha, localizado no município de Januária, MG. Entende-se que, historicamente, a dinâmica de vida das populações humanas está atrelada à oferta de água. No Semiárido, essa dependência se manifesta de maneira ainda mais específica, o que desperta um interesse singular sobre a ocupação desses territórios e sobre como os recursos hídricos influenciaram o seu povoamento. Considerando tais questões, as etapas de desenvolvimento metodológico da pesquisa envolveram: a) revisão bibliográfica, para compreensão e embasamento sobre a temática estudada; b) entrevista não estruturada ou aberta, onde foram abordados temas que englobam o universo da pesquisa, tais como: oferta de água, usos e manejos tradicionais do território, dentre outros ; e c) observação participante, com o intuito de gerar uma maior interação entre a pesquisadora e os sujeitos da pesquisa e com o território. Mediante dados colhidos até o presente momento em campo, percebeu-se em Cabeceirinha a existência de uma dinâmica local de gestão e de utilização dos espaços associada à disponibilidade de água. A presença da água e a facilidade de acesso às fontes delimitam diferentes usos e manejos.
id UFMG_94a52c0d8903a6bbabced09b103510d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/52584
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Água nos "gerais" sanfranciscanos: o caso de Cabeceirinha, Januária, MGAgricultura de regiões áridasAgricultura familiarAbastecimento de águaRegiões áridasPopulaçãoO presente estudo teve como objetivo central compreender em que medida a existência de fontes de água orientaram o povoamento e os sistemas locais de produção nos “gerais” sanfranciscanos, Semiárido de Minas Gerais. Para isto, foi tomada como área de estudo o conjunto de “povoados” rurais intitulado Cabeceirinha, localizado no município de Januária, MG. Entende-se que, historicamente, a dinâmica de vida das populações humanas está atrelada à oferta de água. No Semiárido, essa dependência se manifesta de maneira ainda mais específica, o que desperta um interesse singular sobre a ocupação desses territórios e sobre como os recursos hídricos influenciaram o seu povoamento. Considerando tais questões, as etapas de desenvolvimento metodológico da pesquisa envolveram: a) revisão bibliográfica, para compreensão e embasamento sobre a temática estudada; b) entrevista não estruturada ou aberta, onde foram abordados temas que englobam o universo da pesquisa, tais como: oferta de água, usos e manejos tradicionais do território, dentre outros ; e c) observação participante, com o intuito de gerar uma maior interação entre a pesquisadora e os sujeitos da pesquisa e com o território. Mediante dados colhidos até o presente momento em campo, percebeu-se em Cabeceirinha a existência de uma dinâmica local de gestão e de utilização dos espaços associada à disponibilidade de água. A presença da água e a facilidade de acesso às fontes delimitam diferentes usos e manejos.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIASUFMG2023-04-27T15:07:35Z2023-04-27T15:07:35Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf2359-4306http://hdl.handle.net/1843/52584porColóquio Internacional Povos e Comunidades TradicionaisKeyty de Andrade SilvaÁureo Eduardo Magalhães RibeiroGildarly Costa da Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-04-27T19:20:51Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/52584Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-04-27T19:20:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Água nos "gerais" sanfranciscanos: o caso de Cabeceirinha, Januária, MG
title Água nos "gerais" sanfranciscanos: o caso de Cabeceirinha, Januária, MG
spellingShingle Água nos "gerais" sanfranciscanos: o caso de Cabeceirinha, Januária, MG
Keyty de Andrade Silva
Agricultura de regiões áridas
Agricultura familiar
Abastecimento de água
Regiões áridas
População
title_short Água nos "gerais" sanfranciscanos: o caso de Cabeceirinha, Januária, MG
title_full Água nos "gerais" sanfranciscanos: o caso de Cabeceirinha, Januária, MG
title_fullStr Água nos "gerais" sanfranciscanos: o caso de Cabeceirinha, Januária, MG
title_full_unstemmed Água nos "gerais" sanfranciscanos: o caso de Cabeceirinha, Januária, MG
title_sort Água nos "gerais" sanfranciscanos: o caso de Cabeceirinha, Januária, MG
author Keyty de Andrade Silva
author_facet Keyty de Andrade Silva
Áureo Eduardo Magalhães Ribeiro
Gildarly Costa da Cruz
author_role author
author2 Áureo Eduardo Magalhães Ribeiro
Gildarly Costa da Cruz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Keyty de Andrade Silva
Áureo Eduardo Magalhães Ribeiro
Gildarly Costa da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultura de regiões áridas
Agricultura familiar
Abastecimento de água
Regiões áridas
População
topic Agricultura de regiões áridas
Agricultura familiar
Abastecimento de água
Regiões áridas
População
description O presente estudo teve como objetivo central compreender em que medida a existência de fontes de água orientaram o povoamento e os sistemas locais de produção nos “gerais” sanfranciscanos, Semiárido de Minas Gerais. Para isto, foi tomada como área de estudo o conjunto de “povoados” rurais intitulado Cabeceirinha, localizado no município de Januária, MG. Entende-se que, historicamente, a dinâmica de vida das populações humanas está atrelada à oferta de água. No Semiárido, essa dependência se manifesta de maneira ainda mais específica, o que desperta um interesse singular sobre a ocupação desses territórios e sobre como os recursos hídricos influenciaram o seu povoamento. Considerando tais questões, as etapas de desenvolvimento metodológico da pesquisa envolveram: a) revisão bibliográfica, para compreensão e embasamento sobre a temática estudada; b) entrevista não estruturada ou aberta, onde foram abordados temas que englobam o universo da pesquisa, tais como: oferta de água, usos e manejos tradicionais do território, dentre outros ; e c) observação participante, com o intuito de gerar uma maior interação entre a pesquisadora e os sujeitos da pesquisa e com o território. Mediante dados colhidos até o presente momento em campo, percebeu-se em Cabeceirinha a existência de uma dinâmica local de gestão e de utilização dos espaços associada à disponibilidade de água. A presença da água e a facilidade de acesso às fontes delimitam diferentes usos e manejos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2023-04-27T15:07:35Z
2023-04-27T15:07:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2359-4306
http://hdl.handle.net/1843/52584
identifier_str_mv 2359-4306
url http://hdl.handle.net/1843/52584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Colóquio Internacional Povos e Comunidades Tradicionais
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829638176931840