Reação individual à mudança de servidores do Instituto Federalde Minas Gerais em relação ao processo de fusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lívia Almada Neves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VEKFV
Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar as respostas individuais à mudança em relação às causas da resistência à mudança dos indivíduos após um processo de fusão. Para isso, foi realizado um estudo de caso referente à fusão de cinco autarquias de ensino federais CEFET Ouro Preto, CEFET Bambuí, UNED Congonhas, UNED Formiga e Escola Agrotécnica de São João Evangelista , formando o então Instituto Federal de Minas Gerais, com Reitoria em Belo Horizonte. A pesquisa tem caráter explicativo e utiliza a triangulação metodológica concomitante para coletar os dados, o que foi feito por meio da aplicação de um questionário online e de entrevista semiestruturada. Foram validados 55 questionários respondidos pelos servidores que participaram do processo de fusão, independente do cargo. Simultaneamente, foram realizadas oito entrevistas com servidores que passaram a atuar na Reitoria após o processo de fusão. Para analisar os dados qualitativos, foi utilizada a análise de conteúdo, categorizando os relatos de acordo com as variáveis apresentadas no modelo proposto: aceitação e apoio individual à mudança, convívio social, consistência organizacional, resistência de grupo, experiência anterior e decisão prévia. Os dados quantitativos foram analisados por meio da regressão múltipla e os dados demográficos, de estatística descritiva. Constatou-se que para esta realidade resistência de grupo e decisão prévia não influenciam o nível de aceitação e apoio individual à fusão, enquanto que as variáveis experiência anterior, convívio social e consistência organizacional influenciam praticamente com a mesma intensidade o nível de aceitação e apoio individual à fusão, mostrando que 42,4% dos respondentes explicam o modelo proposto. Ademais, as entrevistas mostraram que, apesar de decisão prévia não ter sido identificada como influente na aceitação e cooperação à mudança, esta variável precisa ser analisada com cuidado, pois se mostrou influente nos relatos coletados. Além disso, foi identificado nos relatos que a liderança exerce papel fundamental na aceitação do processo de fusão, bem como as relações de poder que ela estabelece, e que o processo teria sido mais efetivo se houvesse mais informação de qualidade disseminada e suporte inicial do Ministério da Educação e Cultura. Como projeções futuras, seria interessante explorar os moderadores situacionais (consistência organizacional e experiência anterior), os mais influentes na aceitação e apoio individual à fusão, considerando-se as etapas do processo e a mediação das lideranças participantes, contemplando, assim, as questões de filtro de informação e relações de poder, conforme identificado nas entrevistas. As limitações do trabalho prendem-se ao tamanho da amostra, que é bastante pequeno para proporcionar uma inferência geral, ao corte temporal, que foi transversal, mas se fosse longitudinal contemplaria melhor as etapas do processo, e ao fato de contemplar apenas um caso. Porém, o trabalho contribui academicamente para o aprofundamento sobre os temas Fusão e Resistência à mudança em processo de fusão e auxilia os gestores em ações proativas e planejadas em relação ao comportamento que os funcionários podem manifestar em uma fusão.
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Simultaneamente, foram realizadas oito entrevistas com servidores que passaram a atuar na Reitoria após o processo de fusão. Para analisar os dados qualitativos, foi utilizada a análise de conteúdo, categorizando os relatos de acordo com as variáveis apresentadas no modelo proposto: aceitação e apoio individual à mudança, convívio social, consistência organizacional, resistência de grupo, experiência anterior e decisão prévia. Os dados quantitativos foram analisados por meio da regressão múltipla e os dados demográficos, de estatística descritiva. Constatou-se que para esta realidade resistência de grupo e decisão prévia não influenciam o nível de aceitação e apoio individual à fusão, enquanto que as variáveis experiência anterior, convívio social e consistência organizacional influenciam praticamente com a mesma intensidade o nível de aceitação e apoio individual à fusão, mostrando que 42,4% dos respondentes explicam o modelo proposto. Ademais, as entrevistas mostraram que, apesar de decisão prévia não ter sido identificada como influente na aceitação e cooperação à mudança, esta variável precisa ser analisada com cuidado, pois se mostrou influente nos relatos coletados. Além disso, foi identificado nos relatos que a liderança exerce papel fundamental na aceitação do processo de fusão, bem como as relações de poder que ela estabelece, e que o processo teria sido mais efetivo se houvesse mais informação de qualidade disseminada e suporte inicial do Ministério da Educação e Cultura. Como projeções futuras, seria interessante explorar os moderadores situacionais (consistência organizacional e experiência anterior), os mais influentes na aceitação e apoio individual à fusão, considerando-se as etapas do processo e a mediação das lideranças participantes, contemplando, assim, as questões de filtro de informação e relações de poder, conforme identificado nas entrevistas. As limitações do trabalho prendem-se ao tamanho da amostra, que é bastante pequeno para proporcionar uma inferência geral, ao corte temporal, que foi transversal, mas se fosse longitudinal contemplaria melhor as etapas do processo, e ao fato de contemplar apenas um caso. Porém, o trabalho contribui academicamente para o aprofundamento sobre os temas Fusão e Resistência à mudança em processo de fusão e auxilia os gestores em ações proativas e planejadas em relação ao comportamento que os funcionários podem manifestar em uma fusão.The aim of this study is to identify individual responses to change in relation to the causes of individual resistance to change after a merger. For this, a case study concerning the merger of five municipalities of federal education CEFET Ouro Preto, CEFET Bambuí, UNED Congonhas, UNED Formiga and Agrotechnical School of São João Evangelista , was conducted, forming the Federal Institute of Minas Gerais with rectory in Belo Horizonte. Research has explanatory character and use methodological concomitant triangulation to collect data, which was done through the application of an online questionnaire and semi structured interview. It was validated 55 questionnaires answered by servants who participated in the merger process, independent of the position. Simultaneously, eight interviews were conducted with servants who began working at the rectory after the merger. To analyze the qualitative data, content analysis was used to categorize the reports according to the variables shown in the model proposed: individual acceptance and support for change, social interaction, organizational consistency, group resistance, previous experience and prior decision. Quantitative data were analyzed using multiple regression and demographic data, descriptive statistics. It was found that group resistance e prior decision did not influence the level of acceptance and individual support to fusion, whereas the variables previous experience, social interaction and influence organizational consistency influence with almost the same intensity the level of acceptance and individual support for change, showing that 42.4% of respondents explain the proposed model. Moreover, the interviews showed that although prior decision have not been identified as influential in the acceptance and cooperation to change this variable needs to be considered carefully, since proved influential in the reports collected. Furthermore, it was identified in the reports that leadership plays a key role in the acceptance of the merger process, as well as the power relations that it establishes, and the process would have been more effective if there were more quality information disseminated and initial support of the Ministry of Education and Culture. As future projections, it would be interesting to explore the situational moderators (organizational consistency and previous experience), the most influential individual in acceptance and support for the merger, considering the steps of the process and the mediation of the participating leaders, thus contemplating issues information and relations of power filter, as identified in the interviews. Limitations of this study relate to the sample size, which is small to provide a general inference. The temporal break is another limitation, which was cross, but if it was longitudinal, process steps would be best addressed. Another limitation is because contemplate only one case. However, this research contributes to the deepening academically on the topics "Fusion" and "Resistance to change in the merger process" and assists managers in proactive and planned behavior regarding actions that employees can manifest in a merger.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministração de pessoalComportamento organizacionalDesenvolvimento organizacionalFusãoMudança organizacionalResistência à mudançaReação individual à mudança de servidores do Instituto Federalde Minas Gerais em relação ao processo de fusãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_biblioteca.pdfapplication/pdf1248967https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9VEKFV/1/disserta__o_biblioteca.pdfc018dd204b0b1f029f99bbc226f36362MD51TEXTdisserta__o_biblioteca.pdf.txtdisserta__o_biblioteca.pdf.txtExtracted texttext/plain222958https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9VEKFV/2/disserta__o_biblioteca.pdf.txt6c2d8d876889e757b16a7272d1499276MD521843/BUBD-9VEKFV2019-11-14 13:40:42.896oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9VEKFVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:40:42Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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