Transmissões de vídeo ao vivo geradas por usuários: caracterização e análise
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/SLSS-7WMGAQ |
Resumo: | Nos últimos anos assistimos uma grande revolução com relação às formas de criação e distribuição de vídeo na Internet. Com a popularização das câmeras digitais e o aumento das velocidades de acesso à Internet, a geração e distribuição de vídeos na rede mundial de computadores aumentaram consideravelmente. Recentemente surgiram várias empresas que oferecem aos usuários a possibilidade de transmitir, gratuitamente, fluxo de vídeo ao vivo através de sistemas baseados na Web 2.0. Apesar do curto tempo em que essas aplicações operam na Internet, já é possível observar um grande aumento de popularidade desses serviços. Nesse contexto, essa dissertação se destina a propor e avaliar soluções que contribuam para melhorar a escalabilidade desse tipo de sistema. Este trabalho pode ser dividido em duas partes. Primeiramente, coletamos dados de um sistema real de transmissão de vídeo ao vivo baseado na Web 2.0, o Yahoo Live, e realizamos uma caracterização de aspectos importantes dos padrões de comportamento dos usuários. Determinamos modelos para, entre outros aspectos, a duração das sessões, o processo de chegada de novas sessões durante uma transmissão e a duração das transmissões realizadas pelos canais. Em seguida, os resultados dessa caracterização foram utilizados na construção de um simulador de arquiteturas de distribuição de conteúdo, incluindo as tradicionais soluções cliente/servidor e Par-a-Par (aqui referenciada como P2P pura). Os resultados da caracterização também motivaram a proposição de duas novas estratégias híbridas que combinam benefícios dessas duas arquiteturas. Nós então realizamos uma extensa avaliação das quatro estratégias de transmissão, em diversos cenários, considerando métricas que refletem tanto o interesse dos usuários (por exemplo, índice de continuidade e atraso de inicialização) quanto do servidor (banda de rede). Nossos resultados indicam que as estratégias híbridas levam aos melhores compromissos entre qualidade de serviço e consumo de recursos. |
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Jussara Marques de AlmeidaDorgival Olavo Guedes NetoLuciano Paschoal GasparyJose Marcos Silva NogueiraThiago Henrique Silva2019-08-13T22:52:58Z2019-08-13T22:52:58Z2009-07-13http://hdl.handle.net/1843/SLSS-7WMGAQNos últimos anos assistimos uma grande revolução com relação às formas de criação e distribuição de vídeo na Internet. Com a popularização das câmeras digitais e o aumento das velocidades de acesso à Internet, a geração e distribuição de vídeos na rede mundial de computadores aumentaram consideravelmente. Recentemente surgiram várias empresas que oferecem aos usuários a possibilidade de transmitir, gratuitamente, fluxo de vídeo ao vivo através de sistemas baseados na Web 2.0. Apesar do curto tempo em que essas aplicações operam na Internet, já é possível observar um grande aumento de popularidade desses serviços. Nesse contexto, essa dissertação se destina a propor e avaliar soluções que contribuam para melhorar a escalabilidade desse tipo de sistema. Este trabalho pode ser dividido em duas partes. Primeiramente, coletamos dados de um sistema real de transmissão de vídeo ao vivo baseado na Web 2.0, o Yahoo Live, e realizamos uma caracterização de aspectos importantes dos padrões de comportamento dos usuários. Determinamos modelos para, entre outros aspectos, a duração das sessões, o processo de chegada de novas sessões durante uma transmissão e a duração das transmissões realizadas pelos canais. Em seguida, os resultados dessa caracterização foram utilizados na construção de um simulador de arquiteturas de distribuição de conteúdo, incluindo as tradicionais soluções cliente/servidor e Par-a-Par (aqui referenciada como P2P pura). Os resultados da caracterização também motivaram a proposição de duas novas estratégias híbridas que combinam benefícios dessas duas arquiteturas. Nós então realizamos uma extensa avaliação das quatro estratégias de transmissão, em diversos cenários, considerando métricas que refletem tanto o interesse dos usuários (por exemplo, índice de continuidade e atraso de inicialização) quanto do servidor (banda de rede). Nossos resultados indicam que as estratégias híbridas levam aos melhores compromissos entre qualidade de serviço e consumo de recursos.In the past few years, we have observed a huge revolution in terms of the way we create and distribute video on the Internet. With the popularization of digital cameras and with the increase of Internet access speeds, video content creation and distribution on the Internet has grown considerably. There are a number of recently created companies which offer the users the possibility of transmitting, free of charge, live streaming video using Web 2.0 based systems. In spite of their short operation time on the Internet, it is already possible to observe a significant popularity increase of those services. In this context, this dissertation aims to propose and evaluate solutions that contribute to improve the scalability of this type of system. This work encompasses two major steps. First, we collected data from a popular online live video sharing service, and provided a characterization of key aspects of user dynamic behavioral patterns. We determine statistical models for, among other aspects, session durations, new session arrival process during a transmission, and duration of transmissions performed by a channel.Next, our characterization findings were used to drive the design of a simulator of different content distribution architectures, including the traditional client-server and Peer-to-Peer (here referred to as pure P2P) solutions. Our characterization findings also motivated the proposal of two new hybrid strategies, which combine the benefits from those two architectures. We then performed an extensive evaluation of the four strategies, considering different scenarios as well as metrics that reflect both the interests of the users (e.g., continuity index and startup delay) and of the server (network bandwidth). Our results indicate that the hybrid strategies yield the best tradeoffs between quality of service and resource consumption.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSistemas de transmissão de dadosComputaçãoCliente/servidor (Computação)Processamento de imagens Técnicas digitaisProcessamento de imagens vSistemas de transmissão de dadosTransmissões de vídeo ao vivo geradas por usuários: caracterização e análiseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALthiagohenriquesilva.pdfapplication/pdf2412700https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/SLSS-7WMGAQ/1/thiagohenriquesilva.pdfe10b1bfa4820dc092fda92b1bbddc905MD51TEXTthiagohenriquesilva.pdf.txtthiagohenriquesilva.pdf.txtExtracted texttext/plain205298https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/SLSS-7WMGAQ/2/thiagohenriquesilva.pdf.txtf4941fd668ce29a0c83602da85076acfMD521843/SLSS-7WMGAQ2019-11-14 13:45:34.221oai:repositorio.ufmg.br:1843/SLSS-7WMGAQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:45:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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