Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_95b6c0531a6588c474cb2c1ec1b290ce
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KLMWT
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Frederico Rodrigues Borges da CruzGeraldo Robson MateusAntonio Alfredo Ferreira LoureiroRodrigo Lima CarceroniPaula de Campos Oliveira2019-08-14T08:30:20Z2019-08-14T08:30:20Z2004-12-13http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KLMWTNeste trabalho, apresentamos um novo modelo de mobilidade que pode ser utilizado em um sistema de comunicação móvel. O diferencial do modelo apresentado é que ele depende do estado, ou seja, o modelo leva em consideração o fenômeno de congestionamento, e portanto a velocidade cai quando o número de usuários do sistema aumenta. Antes de apresentar o novo modelo, faremos uma descrição do sistema de comunicação móvel e um estudo sobre os modelos de mobilidade existentes na literatura. Em seguida, apresentaremos o modelo de mobilidade dependente do estado aplicado a tráfego de pedestres e veículos, que pode ser aplicado ao sistema de telefoniamóvel. Apresentamos também, uma descrição do modelo de simulação implementado, e as mudanças ocorridas para que possa ser aplicado ao sistema de telefonia móvel. Extensivos experimentos foram realizados para comprovar a eficácia do nosso modelo, demonstrando que a nova abordagem é promissora. Por fim, mostraremos outros problemas que podem ser estudados tendo como base o modelo proposto.In this work, we present a new mobility model, that can be used in a mobile communication system. The differential of the present model are that it depends on the state, oi the model takes in consideration the congestion phenomenon, the speed falls when the number of users of the system increases. Before presenting the new model, we will make a description of the mobile communication system and the mobility models in the literatm-e. After that, we present the state-dependent mobility model applied the traffic of pedestrians and vehicles, that can be applied in communication system. We also present, a description of the implemented simulation model, and the occured changes so that it could be applied to the system of mobile communication. A great number of experiments has been carried through to prove the effectiveness of our model, being demonstrated that the new approach is promissing. Finally, we will show other problems that can be studied based on the propused model.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProcesso estocasticoSistemas de comunicação móvelComputaçãoTelefonia celularSistemas de computação sem fioCiência da computaçãoModelos de mobilidade estocásticos dependentes do estado em redes de telefonia móvelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_pauladecamposoliveira.pdfapplication/pdf2573201https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KLMWT/1/dissertacao_pauladecamposoliveira.pdfa2d55509ddc4b491bef093811b121e1cMD51TEXTdissertacao_pauladecamposoliveira.pdf.txtdissertacao_pauladecamposoliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain148555https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KLMWT/2/dissertacao_pauladecamposoliveira.pdf.txtf37a79114eb338d3415b9fba627bc5bcMD521843/BUBD-9KLMWT2019-11-14 15:51:44.718oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KLMWTRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:51:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547632839098368