O choro em Belo Horizonte: aspectos históricos, compositores e obras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcos Flavio de Aguiar Freitas
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZQNB8
Resumo: O choro, gênero instrumental originalmente brasileiro, cada vez mais tem sido escolhido como tema de pesquisa no meio acadêmico. Em Belo Horizonte, apesar de uma história ainda não centenária, o choro se consolidou com uma produção regular de grupos instrumentais e compositores que se dedicaram ao estilo. O presente estudo busca documentar a trajetória do choro na capital do Estado de Minas Gerais, desde a sua vinda do Rio de Janeiro, passando pelos programas aovivo dos chorões nas antigas rádios da cidade, finalizando com traços biográficos de seus principais compositores e a catalogação de suas obras. Tendo em vista o grande número de compositores que escreveram obras nesse gênero, optou-se pelo recorte que considera apenas os músicos que atuaram regularmente tanto como instrumentistas de reconhecidos grupos de choro de Belo Horizonte, quanto compositores de considerável produção. O exíguo número de fontes levou-nos à estratégia de utilizar, como principais procedimentos metodológicos, a análise das peças e entrevistas semi-estruturadas com compositores, instrumentistas e radialistas. As obras foram catalogadas segundo os parâmetros de data, compositor, dedicatória (caso existente), gênero (choro ou valsa-choro) e localização.
id UFMG_961edc960bab1c77318448aa946f34de
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7ZQNB8
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fausto Borem de OliveiraRadegundis Feitosa NunesMauricio Alves LoureiroMarcos Flavio de Aguiar Freitas2019-08-09T23:16:27Z2019-08-09T23:16:27Z2005-03-23http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZQNB8O choro, gênero instrumental originalmente brasileiro, cada vez mais tem sido escolhido como tema de pesquisa no meio acadêmico. Em Belo Horizonte, apesar de uma história ainda não centenária, o choro se consolidou com uma produção regular de grupos instrumentais e compositores que se dedicaram ao estilo. O presente estudo busca documentar a trajetória do choro na capital do Estado de Minas Gerais, desde a sua vinda do Rio de Janeiro, passando pelos programas aovivo dos chorões nas antigas rádios da cidade, finalizando com traços biográficos de seus principais compositores e a catalogação de suas obras. Tendo em vista o grande número de compositores que escreveram obras nesse gênero, optou-se pelo recorte que considera apenas os músicos que atuaram regularmente tanto como instrumentistas de reconhecidos grupos de choro de Belo Horizonte, quanto compositores de considerável produção. O exíguo número de fontes levou-nos à estratégia de utilizar, como principais procedimentos metodológicos, a análise das peças e entrevistas semi-estruturadas com compositores, instrumentistas e radialistas. As obras foram catalogadas segundo os parâmetros de data, compositor, dedicatória (caso existente), gênero (choro ou valsa-choro) e localização.The choro, an original Brazilian instrumental genre, has increasingly been chosen as an academical research object. In Belo Horizonte, despite of its non-centural history, the choro established itself thanks to the regular production of instrumental groups and composers which dedicated to this style. The current article aims at documenting choros development in the capital of Minas Gerais, since it arrived from Rio de Janeiro, throughout the live broadcastings of the chorões in the oldradios of the city, with biographical information of its main composers, as well as a catalog of their pieces. Due to the vast number of composers writing pieces in this genre, we chose to approach, within the scope pf this article, only the musicians who worked regularly as instrumentalists of famous groups of choro in Belo Horizonte, as well as composers of considerable production. The reduced variety of bibliography references led to the strategy of using, as the main methodological procedure, the analysis of the pieces and half-structured interviews with composers, instrumentalists and radialists. The pieces were catalog by date, composer, dedicatory (in case there is), genre (choro or waltz-choro) and location.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGChoro (Musica)Choro História e crítica Belo Horizontemúsica popular brasileiracatalogação musicalChoro em Belo HorizontecompositoresO choro em Belo Horizonte: aspectos históricos, compositores e obrasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmarcos_flavio.pdfapplication/pdf288563https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7ZQNB8/1/marcos_flavio.pdf1230d5484e4202dd15f28611e278eaf2MD51TEXTmarcos_flavio.pdf.txtmarcos_flavio.pdf.txtExtracted texttext/plain67091https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7ZQNB8/2/marcos_flavio.pdf.txt796d2505a51cddbc4dbcc25f2fd2bc27MD521843/AAGS-7ZQNB82019-11-14 04:12:11.324oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7ZQNB8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:12:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O choro em Belo Horizonte: aspectos históricos, compositores e obras
title O choro em Belo Horizonte: aspectos históricos, compositores e obras
spellingShingle O choro em Belo Horizonte: aspectos históricos, compositores e obras
Marcos Flavio de Aguiar Freitas
música popular brasileira
catalogação musical
Choro em Belo Horizonte
compositores
Choro (Musica)
Choro História e crítica Belo Horizonte
title_short O choro em Belo Horizonte: aspectos históricos, compositores e obras
title_full O choro em Belo Horizonte: aspectos históricos, compositores e obras
title_fullStr O choro em Belo Horizonte: aspectos históricos, compositores e obras
title_full_unstemmed O choro em Belo Horizonte: aspectos históricos, compositores e obras
title_sort O choro em Belo Horizonte: aspectos históricos, compositores e obras
author Marcos Flavio de Aguiar Freitas
author_facet Marcos Flavio de Aguiar Freitas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fausto Borem de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Radegundis Feitosa Nunes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Mauricio Alves Loureiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcos Flavio de Aguiar Freitas
contributor_str_mv Fausto Borem de Oliveira
Radegundis Feitosa Nunes
Mauricio Alves Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv música popular brasileira
catalogação musical
Choro em Belo Horizonte
compositores
topic música popular brasileira
catalogação musical
Choro em Belo Horizonte
compositores
Choro (Musica)
Choro História e crítica Belo Horizonte
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Choro (Musica)
Choro História e crítica Belo Horizonte
description O choro, gênero instrumental originalmente brasileiro, cada vez mais tem sido escolhido como tema de pesquisa no meio acadêmico. Em Belo Horizonte, apesar de uma história ainda não centenária, o choro se consolidou com uma produção regular de grupos instrumentais e compositores que se dedicaram ao estilo. O presente estudo busca documentar a trajetória do choro na capital do Estado de Minas Gerais, desde a sua vinda do Rio de Janeiro, passando pelos programas aovivo dos chorões nas antigas rádios da cidade, finalizando com traços biográficos de seus principais compositores e a catalogação de suas obras. Tendo em vista o grande número de compositores que escreveram obras nesse gênero, optou-se pelo recorte que considera apenas os músicos que atuaram regularmente tanto como instrumentistas de reconhecidos grupos de choro de Belo Horizonte, quanto compositores de considerável produção. O exíguo número de fontes levou-nos à estratégia de utilizar, como principais procedimentos metodológicos, a análise das peças e entrevistas semi-estruturadas com compositores, instrumentistas e radialistas. As obras foram catalogadas segundo os parâmetros de data, compositor, dedicatória (caso existente), gênero (choro ou valsa-choro) e localização.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-03-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T23:16:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T23:16:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZQNB8
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZQNB8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7ZQNB8/1/marcos_flavio.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7ZQNB8/2/marcos_flavio.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1230d5484e4202dd15f28611e278eaf2
796d2505a51cddbc4dbcc25f2fd2bc27
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676984480169984