Investigação psicométrica de uma tarefa de leitura em voz alta de palavras isoladas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patricia Silva Lucio
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7NYTS7
Resumo: Uma das formas pelas quais a psicologia cognitiva estuda o reconhecimento de palavras é por meio da tarefa de leitura em voz alta de palavras isoladas, que pode ser utilizada para testar os componentes do modelo de dupla-rota. Este estudo conduziu a investigação psicométrica de um banco de itens composto de 323 palavras isoladas e de baixa freqüência de ocorrência. Um grupo de crianças de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental da Rede de Ensino de Belo Horizonte (N = 333) leu individualmente as palavras isoladas apresentadas por meio de microcomputadores. Medidas de tempo de reação (TR) e de precisão foram coletadas. Os resultados mostraram que, de uma maneira geral, os itens não impuseram muitas dificuldades aos leitores. Dos itens quecausaram dificuldades para a amostra (p<0,40), todos eram irregulares para a leitura. A análise de itens selecionou 112 itens-candidatos com níveis adequados de dificuldade e discriminação. Em relação aos efeitos na leitura do banco de itens, houve um efeito de fadiga no TR, mas não foi confirmado um efeito de treino na precisão. Uma análise deregressão hierárquica (modelo GEE) mostrou a existência de um forte efeito de regularidade grafema-fonema e fonema-grafema na leitura e de um impacto do número de categorias utilizadas na análise na emergência desse efeito. Uma análise simulada de redução de itens mostrou que o mesmo padrão de regularidade e extensão das palavrasselecionadas pela análise de itens foi observado para as Formas de Exemplo obtidas. Os resultados alcançados a partir do método das formas alternativas com intervalo mostraram que ambas as Formas de Exemplo apresentaram estabilidade temporal satisfatória em todas as faixas de tempo investigadas. A análise de fidedignidade doavaliador mostrou que houve concordância entre os juízes quanto à correção dos protocolos das Formas de Exemplo. Os resultados obtidos pela análise da dificuldade e discriminação dos itens foram discutidos à luz das diferenças entre as pesquisas de representação do construto e as pesquisas de intervalo nomotético para a validação de construto propostas por Embretson (1983). Concluiu-se que os indicadorespsicométricos produzidos no presente trabalho corroboraram para a validade de construto da tarefa em questão.
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A análise de itens selecionou 112 itens-candidatos com níveis adequados de dificuldade e discriminação. Em relação aos efeitos na leitura do banco de itens, houve um efeito de fadiga no TR, mas não foi confirmado um efeito de treino na precisão. Uma análise deregressão hierárquica (modelo GEE) mostrou a existência de um forte efeito de regularidade grafema-fonema e fonema-grafema na leitura e de um impacto do número de categorias utilizadas na análise na emergência desse efeito. Uma análise simulada de redução de itens mostrou que o mesmo padrão de regularidade e extensão das palavrasselecionadas pela análise de itens foi observado para as Formas de Exemplo obtidas. Os resultados alcançados a partir do método das formas alternativas com intervalo mostraram que ambas as Formas de Exemplo apresentaram estabilidade temporal satisfatória em todas as faixas de tempo investigadas. A análise de fidedignidade doavaliador mostrou que houve concordância entre os juízes quanto à correção dos protocolos das Formas de Exemplo. Os resultados obtidos pela análise da dificuldade e discriminação dos itens foram discutidos à luz das diferenças entre as pesquisas de representação do construto e as pesquisas de intervalo nomotético para a validação de construto propostas por Embretson (1983). Concluiu-se que os indicadorespsicométricos produzidos no presente trabalho corroboraram para a validade de construto da tarefa em questão.The reading word aloud task is generally used in Cognitive Psychology to evaluate word recognition and to test the components of dual-route models. The present study reports the psychometrical inquiry of a word reading aloud task composed by 323 low frequency words. A group of 1st to 4th grade school children from Belo Horizonte City (N = 333) read aloud the single words that were presented in a computer scream.Measures of reaction time (RT) and error scores were collected. The results indicated that in general, items were not difficult to the sample. The items that cause some difficulty to the sample (p<.40) were irregular ones. The Item analysis selected 112 potential items that presented satisfactory levels of discrimination and difficulty. There was a fatigue effect in RT, but was not demonstrated a training effect in error scores.The Generalized Estimating Equations (GEE) method exhibit the grapheme-phoneme and phoneme-grapheme regularity effect in reading and also showed an impact of the number of categories of regularity in this effect. A simulated item analysis used for data reduction showed that the pattern of the items obtained was similar to that found in theitem analysis, in terms of levels of regularity and size of the words. The item analysis simulation produced two versions of a task-example. The coefficients obtained by the method of alternate-form administrated in separated occasions indicated a satisfactory level of temporal stability for both tasks-examples. There was also reliability between the judges in conferring scores of those tasks. The results obtained for the itemdifficulty and discrimination analysis are discussed in relation to the differences between the two types of construct validity research proposed by Embretson (1983) the construct representation research and the nomothetic span research. We concluded that the psychometrical indicators produced in the present study contributed to constructvalidity under inquire.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLeituraPsicometriaPsicologia do desenvolvimentoPsicologiagrafema-fonema e fonema-grafemaFidedignidadeReconhecimento de palavrasValidadeAnálise de itensEfeito de regularidadeInvestigação psicométrica de uma tarefa de leitura em voz alta de palavras isoladasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALlucio_dissertacao_2008.pdfapplication/pdf2000997https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-7NYTS7/1/lucio_dissertacao_2008.pdf63650376889157933dee39f3c4861ddbMD51TEXTlucio_dissertacao_2008.pdf.txtlucio_dissertacao_2008.pdf.txtExtracted texttext/plain318351https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-7NYTS7/2/lucio_dissertacao_2008.pdf.txtdd6d258ab35fee29c0ecccca1e7f64ebMD521843/VCSA-7NYTS72019-11-14 08:09:15.847oai:repositorio.ufmg.br:1843/VCSA-7NYTS7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:09:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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