Desenvolvimento musical de crianças autistas em diferentes contextos de aprendizagem: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gleisson do Carmo Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A33NEH
Resumo: Esta é uma pesquisa exploratória que teve como objetivo estudar o desenvolvimento musical de duas crianças com três anos de idade, diagnosticadas com autismo em grau leve, em dois diferentes contextos de aprendizagem e identificar os prováveis fatores que influenciaram este processo. Para tanto, as duas crianças autistas tiveram um semestre de aulas de musicalização, cada uma em um diferente contexto: um especial, composto apenas por crianças com autismo; e um misto, composto por crianças sem acometimentos e por crianças com autismo. As aulas foram filmadas e o desenvolvimento musical das crianças foi avaliado por um júri formado por uma educadora musical, uma musicoterapeuta e uma neurocientista da música, especialistas nesta faixa etária. Os dados fornecidos pelas juradas passaram pela técnica de Análise de Conteúdo e apontaram padrões que, por sua vez, delinearam categorias que serviram de base para a avaliação do desenvolvimento obtido pelas crianças a partir das aulas de música. Foram também realizadas entrevistas parcialmente estruturadas com os pais, para um melhor entendimento dos resultados obtidos. Os resultados apontam para um significativo desenvolvimento musical/geral das crianças em seus respectivos contextos de aprendizagem, demonstrando o quão benéfico é o fazer musical, independente do contexto de aprendizagem, além de mostrar que a música, de fato, pode afetar o ser humano em sua totalidade. Foi concluído que o contexto de aprendizagem sofre inúmeras influências, que vão desde os indivíduos presentes na sala de aula, aos hábitos familiares e às características individuais do Transtorno do Espectro Autista. Uma contribuição desta pesquisa foi a possibilidade da criação de um protocolo de avaliação do desenvolvimento musical/geral de crianças com autismo em grau leve, a partir das categorias apontadas pelo júri. Este protocolo poderá ser desenvolvido e testado em pesquisas futuras.
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