Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_970eb4375bb7b35cfbf421bbc47777b6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9NKGAK
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Allana dos Reis CorreaSalete Maria de Fatima Silqueira de ReseSolange Pereira Queiroz2019-08-14T04:17:50Z2019-08-14T04:17:50Z2013-08-05http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NKGAKO presente trabalho consiste em um projeto de intervenção a ser realizado na Escola De Saúde Publica de Iguatu (ESPI). A ESPI foi criada para atender a demanda da Região Centro Sul do Estado do Ceará e tem como missão desenvolver estratégias de intervenção no campo da formação técnica e capacitação dos trabalhadores de saúde, à luz da legislação vigente, do Plano Regional para a Educação Permanente em Saúde, dos conceitos e princípios da Educação Permanente, do parecer do Conselho Nacional de Educação/CEB 17/97 e do Plano Municipal de Saúde do Município de Iguatu - CE. As diretrizes pedagógicas da escola são calcadas nos princípios básicos de interdisciplinaridade, ética, valores humanos, diversidade e pluralidade com enfoque nos problemas cotidianos das práticas das equipes de saúde, da inserção de forma institucionalizada no processo de trabalho, gerando compromisso entre os trabalhadores, os gestores, os usuários para o desenvolvimento institucional e individual; da transformação das práticas e da utilização de pedagogias centradas na resolução de problemas. Após realizar o diagnóstico situacional da ESPI foi percebida a dificuldade dos docentes na compreensão e aplicação da metodologia proposta (metodologia da problematização), como também no preenchimento dos instrumentos pedagógicos utilizados nos cursos ofertados pela Escola. Diante da relevância destes problemas e considerando a necessidade de adequar os processos de capacitação do corpo docente, propôs-se a realização deste projeto com o objetivo de Implantar um Núcleo de Educação Permanente para a capacitação e formação continuada do corpo docente em relação aos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos pela Escola de Saúde Pública de Iguatu CE. Com base na proposta do curso de especialização, foi elaborado um plano de intervenção para implantação de um núcleo de educação permanente para capacitação do corpo docente da Escola visando melhorias nos processos de trabalho e condução homogênea dos cursos ministrados. Espera-se que a proposta de implantação do núcleo de educação permanente para capacitação do corpo docente facilite a compreensão do docente sobre os processos metodológicos utilizados na instituição.This work consists of an intervention project to be held in the School of Public Health Iguatu (ESPI). The ESPI was created to meet the demand of the South Central Region of the State of Ceará and aims to develop intervention strategies in the field of technical education and training of health workers in the light of current legislation, the Regional Plan for Continuing Education in Health, concepts and principles of Continuing Education, the opinion of the National Council of Education / CEB 17/97 and the Municipal Health Plan of the Municipality of Iguatu - EC. The school pedagogical guidelines are predicated on the basic principles of interdisciplinarity, ethics, human values, diversity and focusing on the problems of everyday practices of health teams, inserting institutionalized form in the work process, generating commitment among workers, managers, users to develop institutional and individual; processing practices and use of pedagogies focused on problem solving. After conducting the situational analysis of ESPI was perceived difficulty of teachers in the understanding and application of the proposed methodology (problem methodology), but also in filling the pedagogical tools used in the courses offered by the School. Given the importance of these issues and considering the need to tailor the training processes of the faculty, it was proposed this project in order to deploy a Center of Continuing Education for the training and continuing education of faculty in relation to the processes of teaching-learning developed by the School of Public Health Iguatu - EC. On the proposal of the specialization course, was prepared a contingency plan to implement a core continuing education training for the faculty of the School for improvements in work processes and homogeneous of driving courses. It is expected that the proposed deployment of core continuing education training for faculty facilitates the understanding of teaching about the methodological processes used in the institution.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemEscolas técnicasProcesso de trabalhoEducação permanente em saúdeImplantação do núcleo de educação permanente como instrumento de capacitação do corpo docente e organização do cotidiano de trabalho da Escola de Saúde Pública de Iguatu - CEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_solange_pereira_queiroz.pdfapplication/pdf704151https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NKGAK/1/monografia_solange_pereira_queiroz.pdf61700327b207a50c885ba57706ce260eMD51TEXTmonografia_solange_pereira_queiroz.pdf.txtmonografia_solange_pereira_queiroz.pdf.txtExtracted texttext/plain43011https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NKGAK/2/monografia_solange_pereira_queiroz.pdf.txt3c080972f6dbaef4d6873f63a237d50cMD521843/BUOS-9NKGAK2019-11-14 15:59:46.861oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9NKGAKRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:59:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548051622526976