O poder da reputação: evidências do efeito big four sobre a opinião do auditor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vagner Antônio Marques
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Luiz Cláudio Louzada, Hudson Fernandes Amaral, Antônio Artur de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/54997
Resumo: O presente trabalho analisouo efeito das Big Foursobre o tipo de opinião dos auditores. O estudo, descritivo, documental e quantitativo,analisou relatórios anuais de 504 empresas listadas na [B]³no períodode 2002-2012 através de estatística descritiva e regressão com dados em painel. Observou-se existiruma concentração do mercado de auditoria, pois as Big Fourchegaram a auditar 75% dasempresas, o que pode prejudicar a independência do auditor. Em média, a probabilidade de uma empresa listada receber um relatório modificado é 6,20%. Verificou-se ainda que ser auditado por uma Big Foure possuir Níveis Diferenciados de Governança reduzema probabilidade de se receber uma opinião modificada. Por sua vez, empresas que apresentam prejuízos e a adoção do IFRS Parcial aumentarama probabilidade de receberemuma opinião modificada. Estes resultados contribuem com osreguladores, investidores e auditores na sinalização dos fatores que afetam o tipo de opinião do auditor.
id UFMG_971bc8cd8f568c1b29ad677511d1c546
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/54997
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-06-16T13:32:06Z2023-06-16T13:32:06Z20181535033110.5007/2175-8069.2018v15n35p321758069http://hdl.handle.net/1843/54997O presente trabalho analisouo efeito das Big Foursobre o tipo de opinião dos auditores. O estudo, descritivo, documental e quantitativo,analisou relatórios anuais de 504 empresas listadas na [B]³no períodode 2002-2012 através de estatística descritiva e regressão com dados em painel. Observou-se existiruma concentração do mercado de auditoria, pois as Big Fourchegaram a auditar 75% dasempresas, o que pode prejudicar a independência do auditor. Em média, a probabilidade de uma empresa listada receber um relatório modificado é 6,20%. Verificou-se ainda que ser auditado por uma Big Foure possuir Níveis Diferenciados de Governança reduzema probabilidade de se receber uma opinião modificada. Por sua vez, empresas que apresentam prejuízos e a adoção do IFRS Parcial aumentarama probabilidade de receberemuma opinião modificada. Estes resultados contribuem com osreguladores, investidores e auditores na sinalização dos fatores que afetam o tipo de opinião do auditor.The present study analyzed the effect of the Big Four audit firms on the type of auditor’s opinion. The research was descriptive, documental and quantitative, based on descriptive statistics and regression with panel data. It consisted in an analysis of the annual reports of 504 companies listed in the Brazilian stock exchange during the period from 2002 to 2012. It was possible to conclude that there is a concentration in the Brazilian audit market, since the Big Four audit firms managed to work with 75% of the companies, which could hamper the auditor's independence. On average, the probability of a listed company receiving a qualified report is 6.20%. It was also found that being audited by a Big Four and having differentiated Levels of Governance reducesthe probability of receiving a qualified auditor’s opinion. In turn, companies that incur losses and the adoption of Partial IFRS are associated to a higher likelihood of receiving a qualified opinion. These results may contribute to regulators, investorsand auditors in signaling out the factors that affect the auditor's type of opinion.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA PRODUÇÃOFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISRevista Contemporânea de ContabilidadeGovernança corporativaAuditoriaMercado de capitaisBig FourAuditoria IndependenteOpinião do auditorO poder da reputação: evidências do efeito big four sobre a opinião do auditorThe power of reputation: evidences of the big four effect on auditor's opinionEl poder de la reputación: evidencias del efecto big four en la opinión del auditorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://https://periodicos.ufsc.br/index.php/contabilidade/article/view/47203Vagner Antônio MarquesLuiz Cláudio LouzadaHudson Fernandes AmaralAntônio Artur de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54997/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALO poder da reputação.pdfO poder da reputação.pdfapplication/pdf6589242https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54997/2/O%20poder%20da%20reputa%c3%a7%c3%a3o.pdf41d260711d79e519c9e0114b6f1e8a3fMD521843/549972023-06-16 17:28:25.008oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-06-16T20:28:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O poder da reputação: evidências do efeito big four sobre a opinião do auditor
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The power of reputation: evidences of the big four effect on auditor's opinion
El poder de la reputación: evidencias del efecto big four en la opinión del auditor
title O poder da reputação: evidências do efeito big four sobre a opinião do auditor
spellingShingle O poder da reputação: evidências do efeito big four sobre a opinião do auditor
Vagner Antônio Marques
Big Four
Auditoria Independente
Opinião do auditor
Governança corporativa
Auditoria
Mercado de capitais
title_short O poder da reputação: evidências do efeito big four sobre a opinião do auditor
title_full O poder da reputação: evidências do efeito big four sobre a opinião do auditor
title_fullStr O poder da reputação: evidências do efeito big four sobre a opinião do auditor
title_full_unstemmed O poder da reputação: evidências do efeito big four sobre a opinião do auditor
title_sort O poder da reputação: evidências do efeito big four sobre a opinião do auditor
author Vagner Antônio Marques
author_facet Vagner Antônio Marques
Luiz Cláudio Louzada
Hudson Fernandes Amaral
Antônio Artur de Souza
author_role author
author2 Luiz Cláudio Louzada
Hudson Fernandes Amaral
Antônio Artur de Souza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vagner Antônio Marques
Luiz Cláudio Louzada
Hudson Fernandes Amaral
Antônio Artur de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Big Four
Auditoria Independente
Opinião do auditor
topic Big Four
Auditoria Independente
Opinião do auditor
Governança corporativa
Auditoria
Mercado de capitais
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Governança corporativa
Auditoria
Mercado de capitais
description O presente trabalho analisouo efeito das Big Foursobre o tipo de opinião dos auditores. O estudo, descritivo, documental e quantitativo,analisou relatórios anuais de 504 empresas listadas na [B]³no períodode 2002-2012 através de estatística descritiva e regressão com dados em painel. Observou-se existiruma concentração do mercado de auditoria, pois as Big Fourchegaram a auditar 75% dasempresas, o que pode prejudicar a independência do auditor. Em média, a probabilidade de uma empresa listada receber um relatório modificado é 6,20%. Verificou-se ainda que ser auditado por uma Big Foure possuir Níveis Diferenciados de Governança reduzema probabilidade de se receber uma opinião modificada. Por sua vez, empresas que apresentam prejuízos e a adoção do IFRS Parcial aumentarama probabilidade de receberemuma opinião modificada. Estes resultados contribuem com osreguladores, investidores e auditores na sinalização dos fatores que afetam o tipo de opinião do auditor.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-16T13:32:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-16T13:32:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/54997
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.5007/2175-8069.2018v15n35p3
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 21758069
identifier_str_mv 10.5007/2175-8069.2018v15n35p3
21758069
url http://hdl.handle.net/1843/54997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Revista Contemporânea de Contabilidade
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54997/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54997/2/O%20poder%20da%20reputa%c3%a7%c3%a3o.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
41d260711d79e519c9e0114b6f1e8a3f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589480700968960