O poder da reputação: evidências do efeito big four sobre a opinião do auditor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/54997 |
Resumo: | O presente trabalho analisouo efeito das Big Foursobre o tipo de opinião dos auditores. O estudo, descritivo, documental e quantitativo,analisou relatórios anuais de 504 empresas listadas na [B]³no períodode 2002-2012 através de estatística descritiva e regressão com dados em painel. Observou-se existiruma concentração do mercado de auditoria, pois as Big Fourchegaram a auditar 75% dasempresas, o que pode prejudicar a independência do auditor. Em média, a probabilidade de uma empresa listada receber um relatório modificado é 6,20%. Verificou-se ainda que ser auditado por uma Big Foure possuir Níveis Diferenciados de Governança reduzema probabilidade de se receber uma opinião modificada. Por sua vez, empresas que apresentam prejuízos e a adoção do IFRS Parcial aumentarama probabilidade de receberemuma opinião modificada. Estes resultados contribuem com osreguladores, investidores e auditores na sinalização dos fatores que afetam o tipo de opinião do auditor. |
id |
UFMG_971bc8cd8f568c1b29ad677511d1c546 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/54997 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-06-16T13:32:06Z2023-06-16T13:32:06Z20181535033110.5007/2175-8069.2018v15n35p321758069http://hdl.handle.net/1843/54997O presente trabalho analisouo efeito das Big Foursobre o tipo de opinião dos auditores. O estudo, descritivo, documental e quantitativo,analisou relatórios anuais de 504 empresas listadas na [B]³no períodode 2002-2012 através de estatística descritiva e regressão com dados em painel. Observou-se existiruma concentração do mercado de auditoria, pois as Big Fourchegaram a auditar 75% dasempresas, o que pode prejudicar a independência do auditor. Em média, a probabilidade de uma empresa listada receber um relatório modificado é 6,20%. Verificou-se ainda que ser auditado por uma Big Foure possuir Níveis Diferenciados de Governança reduzema probabilidade de se receber uma opinião modificada. Por sua vez, empresas que apresentam prejuízos e a adoção do IFRS Parcial aumentarama probabilidade de receberemuma opinião modificada. Estes resultados contribuem com osreguladores, investidores e auditores na sinalização dos fatores que afetam o tipo de opinião do auditor.The present study analyzed the effect of the Big Four audit firms on the type of auditor’s opinion. The research was descriptive, documental and quantitative, based on descriptive statistics and regression with panel data. It consisted in an analysis of the annual reports of 504 companies listed in the Brazilian stock exchange during the period from 2002 to 2012. It was possible to conclude that there is a concentration in the Brazilian audit market, since the Big Four audit firms managed to work with 75% of the companies, which could hamper the auditor's independence. On average, the probability of a listed company receiving a qualified report is 6.20%. It was also found that being audited by a Big Four and having differentiated Levels of Governance reducesthe probability of receiving a qualified auditor’s opinion. In turn, companies that incur losses and the adoption of Partial IFRS are associated to a higher likelihood of receiving a qualified opinion. These results may contribute to regulators, investorsand auditors in signaling out the factors that affect the auditor's type of opinion.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA PRODUÇÃOFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISRevista Contemporânea de ContabilidadeGovernança corporativaAuditoriaMercado de capitaisBig FourAuditoria IndependenteOpinião do auditorO poder da reputação: evidências do efeito big four sobre a opinião do auditorThe power of reputation: evidences of the big four effect on auditor's opinionEl poder de la reputación: evidencias del efecto big four en la opinión del auditorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://https://periodicos.ufsc.br/index.php/contabilidade/article/view/47203Vagner Antônio MarquesLuiz Cláudio LouzadaHudson Fernandes AmaralAntônio Artur de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54997/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALO poder da reputação.pdfO poder da reputação.pdfapplication/pdf6589242https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54997/2/O%20poder%20da%20reputa%c3%a7%c3%a3o.pdf41d260711d79e519c9e0114b6f1e8a3fMD521843/549972023-06-16 17:28:25.008oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-06-16T20:28:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O poder da reputação: evidências do efeito big four sobre a opinião do auditor |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The power of reputation: evidences of the big four effect on auditor's opinion El poder de la reputación: evidencias del efecto big four en la opinión del auditor |
title |
O poder da reputação: evidências do efeito big four sobre a opinião do auditor |
spellingShingle |
O poder da reputação: evidências do efeito big four sobre a opinião do auditor Vagner Antônio Marques Big Four Auditoria Independente Opinião do auditor Governança corporativa Auditoria Mercado de capitais |
title_short |
O poder da reputação: evidências do efeito big four sobre a opinião do auditor |
title_full |
O poder da reputação: evidências do efeito big four sobre a opinião do auditor |
title_fullStr |
O poder da reputação: evidências do efeito big four sobre a opinião do auditor |
title_full_unstemmed |
O poder da reputação: evidências do efeito big four sobre a opinião do auditor |
title_sort |
O poder da reputação: evidências do efeito big four sobre a opinião do auditor |
author |
Vagner Antônio Marques |
author_facet |
Vagner Antônio Marques Luiz Cláudio Louzada Hudson Fernandes Amaral Antônio Artur de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Luiz Cláudio Louzada Hudson Fernandes Amaral Antônio Artur de Souza |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vagner Antônio Marques Luiz Cláudio Louzada Hudson Fernandes Amaral Antônio Artur de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Big Four Auditoria Independente Opinião do auditor |
topic |
Big Four Auditoria Independente Opinião do auditor Governança corporativa Auditoria Mercado de capitais |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Governança corporativa Auditoria Mercado de capitais |
description |
O presente trabalho analisouo efeito das Big Foursobre o tipo de opinião dos auditores. O estudo, descritivo, documental e quantitativo,analisou relatórios anuais de 504 empresas listadas na [B]³no períodode 2002-2012 através de estatística descritiva e regressão com dados em painel. Observou-se existiruma concentração do mercado de auditoria, pois as Big Fourchegaram a auditar 75% dasempresas, o que pode prejudicar a independência do auditor. Em média, a probabilidade de uma empresa listada receber um relatório modificado é 6,20%. Verificou-se ainda que ser auditado por uma Big Foure possuir Níveis Diferenciados de Governança reduzema probabilidade de se receber uma opinião modificada. Por sua vez, empresas que apresentam prejuízos e a adoção do IFRS Parcial aumentarama probabilidade de receberemuma opinião modificada. Estes resultados contribuem com osreguladores, investidores e auditores na sinalização dos fatores que afetam o tipo de opinião do auditor. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-16T13:32:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-16T13:32:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/54997 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
10.5007/2175-8069.2018v15n35p3 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
21758069 |
identifier_str_mv |
10.5007/2175-8069.2018v15n35p3 21758069 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/54997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Revista Contemporânea de Contabilidade |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54997/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54997/2/O%20poder%20da%20reputa%c3%a7%c3%a3o.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 41d260711d79e519c9e0114b6f1e8a3f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589480700968960 |