Signos da política, representações da subversão: a divisão de censura de diversões públicas na ditadura militar brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Marilia Menezes Carneiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9G8GB5
Resumo: A censura foi um dos instrumentos mais atuantes e emblemáticos do regime militar. Enquanto a censura à imprensa atuava sem amparo legal, a censura às diversões públicas (rádio, música, cinema, teatro, televisão e até circo) atuava resguardada por um estatuto de legalidade, mesmo em regimes democráticos. No entanto, durante a Ditadura militar brasileira, ela assume feições específicas, que se coadunavam com as demandas do governo à época. Essa dissertação se propõe a analisar de que maneira práticas e representações políticas foram mobilizadas pela Divisão de Censura de Diversões Públicas na sua atividade nesse período. Para tanto, enfoca especialmente nas representações anticomunistas, explicitando as maneiras através das quais a censura efetuava intervenções de ordem política, embora sua atuação tradicionalmente fosse voltada para o âmbito da moral e os bons costumes. Investigando os códigos de produção das proibições (e não os códigos das obras proibidas) e se aproximando da recepção e da difusão de valores conservadores em setores da sociedade (através do exame das cartas enviadas à censura), pretende-se tratar especialmente das concepções de natureza político-ideológica que perpassaram o trabalho do serviço de censura. Ao longo do texto, procura-se destacar as linhas tênues que separam as dimensões moral e política, mostrando como essas esferas se entrelaçavam no discurso anticomunista mobilizado pela censura de diversões e, sobretudo, pela comunidade de informações do governo militar.
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