Análise empírica dos fatores determinantes e das estratégias de internacionalização da siderurgia brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rinaldo Machado de Almeida
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BGHS4
Resumo: Este trabalho investiga a internacionalização da siderurgia brasileira de aços planos. Analisando especificamente seus fatores determinantes, as estratégias de inserção internacional adotadas e os resultados obtidos pelas quatro empresas que a constituem, esta pesquisa objetivou caracterizar este processo desde a instalação desta indústria, na década de 40, até o início da primeira década do século XXI. Para atender a este objetivo, foram desenvolvidos quatro estudos de caso, seguindo-se a abordagem qualitativa, tendo em vista ser este o método mais indicado para uma análise profunda e detalhada do processo estudado. A pesquisa valeu-se de dados secundários e primários coletados nos grupos empresariais estudados, por meio de pesquisas bibliográfica e documental, bem como entrevistas não declaradas e abertas, orientadas por questionários semi-estruturados e realizadas com os principais executivos envolvidos com o comércio internacional. O tratamento foi efetuado por meio da análise das respostas e informações coletadas, seguindo-se uma abordagem comparativa dos casos, para evidenciar semelhanças e diferenças no envolvimento das mesmas com mercados internacionais. Os resultados obtidos revelaram que as empresas seguiram trajetórias diferenciadas em seu processo de internacionalização, ainda que dentro de um mesmo padrão de inserção internacional, tendo em sua perspectiva inward a participação definitiva do capital estrangeiro no investimento direto, a formação de jointventures e o financiamento à sua incorporação, e na perspectiva outward uma predominância das exportações como estratégia, ou modo de entrada em mercados internacionais, seguidas, mais recentemente, pelo estabelecimento de alianças estratégicas, joint-ventures e investimento direto no exterior. Os principais fatores determinantes de sua internacionalização estiveram estreitamente relacionados à própria estrutura da indústria, aos interesses do Estado e, mais recentemente, do capital privado, à busca de competitividade para operar em vários mercados e a aspectos econômicos e comportamentais amplamente discutidos na literatura. De uma maneira geral, as empresas alcançaram os objetivos a que se propuseram em sua internacionalização, embora algumas iniciativas tenham sido aparentemente malsucedidas, tendo-se encontrado limitações para a avaliação de seus resultados.
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A pesquisa valeu-se de dados secundários e primários coletados nos grupos empresariais estudados, por meio de pesquisas bibliográfica e documental, bem como entrevistas não declaradas e abertas, orientadas por questionários semi-estruturados e realizadas com os principais executivos envolvidos com o comércio internacional. O tratamento foi efetuado por meio da análise das respostas e informações coletadas, seguindo-se uma abordagem comparativa dos casos, para evidenciar semelhanças e diferenças no envolvimento das mesmas com mercados internacionais. Os resultados obtidos revelaram que as empresas seguiram trajetórias diferenciadas em seu processo de internacionalização, ainda que dentro de um mesmo padrão de inserção internacional, tendo em sua perspectiva inward a participação definitiva do capital estrangeiro no investimento direto, a formação de jointventures e o financiamento à sua incorporação, e na perspectiva outward uma predominância das exportações como estratégia, ou modo de entrada em mercados internacionais, seguidas, mais recentemente, pelo estabelecimento de alianças estratégicas, joint-ventures e investimento direto no exterior. Os principais fatores determinantes de sua internacionalização estiveram estreitamente relacionados à própria estrutura da indústria, aos interesses do Estado e, mais recentemente, do capital privado, à busca de competitividade para operar em vários mercados e a aspectos econômicos e comportamentais amplamente discutidos na literatura. De uma maneira geral, as empresas alcançaram os objetivos a que se propuseram em sua internacionalização, embora algumas iniciativas tenham sido aparentemente malsucedidas, tendo-se encontrado limitações para a avaliação de seus resultados.This thesis investigates the internationalization process of the Brazilian flat steel industry. By analyzing specifically its determinant or motivating factors, the entry mode strategies adopted and the main results achieved by the four companies which comprises the sector, the research aims to characterize this process, since the installation of the industry, in de 40s, until the first decade of the 21th century. In order to reach this goal, the case study method was adopted due to its strengths as a useful technique allowing in-depth examination of the internationalisation process developed in each of the four enterprises analyzed. The research has used primary and secondary data collected in the companies, obtained by means of documents and bibliography research, as well as open and not-declared interviews, oriented by semi-structured questionnaires and performed through with the top executives involved inthe internationalization process of each company. The data was treated by analyzing the answers and information collected, through a comparative approach, in order to show the differences and similarities in the involvement of the companies with the international market. The results of the research shows different ways adopted by the enterprises in their internationalization, though they went through a same pattern of insertion, having the decisive contribution of foreign capitals in the form of direct investment, joint-venture formation and financing of its establishment, as well as the predominance of exports, strategic alliances, joint-venture formation and direct investment in the outward perspective of the process. The mains determinant factors of the involvement with international markets were related to the structure of the industry, the government and private capital interests, the search ofcompetitiveness to serve different markets and also to many economic and comportamental aspects discussed in the literature. In general, the companies reached their goals, although some movements appeared to be failed. The researcher found some limitations to evaluate their results.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSiderurgia BrasilAdministraçãoComércio internacionalAçoEstratégiaInternacionalizaçãoSiderurgiaAnálise empírica dos fatores determinantes e das estratégias de internacionalização da siderurgia brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_rinaldo_machado_de_almeida.pdfapplication/pdf886217https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9BGHS4/1/disserta__o_rinaldo_machado_de_almeida.pdf4529e23d27317ee5ce6113986660adeaMD511843/BUBD-9BGHS42019-08-13 10:53:37.305oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9BGHS4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-13T13:53:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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