Alfabetização e letramento na educação infantil: um estudo de caso em uma instituição de educação infantil no município de Lagoa Santa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elizabeth Vieira Rodrigues de Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAQEU6
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender como a proposta do projeto ALFALETRAR é desenvolvida em uma instituição de Educação Infantil do município de Lagoa Santa, pertencente à Região Metropolitana de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, Brasil. O Projeto ALFALETRAR é uma ação de formação que se desenvolve há oito anos e atinge todos os professores da rede municipal daquele município e aborda a temática da alfabetização e do letramento. O estudo desenvolveu-se a partir de um ponto de vista dos sujeitos por meio de uma abordagem metodológica qualitativa sócio-histórica, na modalidade estudo de caso. Fundamenta-se nos princípios teóricos de Lev Vigotski e de outros autores que abordam alfabetização, letramento e Educação Infantil (Baptista:2010; Ferreiro:1985; Soares:2009; Kramer:2006). A experiência vivida com o desenvolvimento desta pesquisa nos permitiu concluir que a professora regente responsável pela turma na qual realizamos as observações legitimava o projeto; havia algumas incoerências entre as práticas pedagógicas da professora, seu discurso e as concepções expressas pelo projeto; o Projeto Alfaletrar se compromete com a garantia do direito das crianças de aprender a ler e a escrever; a leitura e a escrita na Educação Infantil tornam-se significativas quando concebidas como práticas sociais; há necessidade de refletir sobre a importância de planejar, sistematizar, registrar, avaliar, mas também de pensar uma organização na Educação Infantil na perspectiva da criança.
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