Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_9949540ebb082beb23bc1cd2036ffa85
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADQQKW
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Rodrigo Ednilson de JesusFernanda Silva de OliveiraAparecida de Jesus Galdino2019-08-14T16:48:43Z2019-08-14T16:48:43Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADQQKWO presente trabalho foi realizado na Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa (GETECO), na cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais. Cada vez mais, constata-se que o ambiente escolar reproduz práticas racistas e pouco contribui para a construção da identidade racial dos adolescentes do 3º ciclo. A escola, de maneira geral, quase não interfere de forma efetiva para mudar essa realidade, principalmente devido à falta de conhecimento e interesse com relação à Lei nº 10.639 (BRASIL, 2003). Buscou-se, através do desenvolvimento de uma intervenção na referida escola, contribuir para a formação da identidade racial dos jovens do 3º ciclo, através de ações afirmativas, que podem promover uma melhor integração e participação desses jovens nas discussões para a educação das relações étnico-raciais. A partir de estudos dos autores Gomes (2010), Dayrell (2007), Munanga (2005), Santos (1994), entre outros, as ações foram desenvolvidas, nos meses de setembro a novembro de 2014, por meio de exibição de filmes, construção de textos, painéis interativos e debates. O trabalho realizado foi positivo, pois reforçou o papel da escola na formação étnico-racial dos estudantes. Percebeu-se como é necessário a mobilização de toda a comunidade escolar para se trabalhar as relações étnico-raciais no ambiente escolar. Para isso, é preciso que a escola passe a ser vista como um local de oportunidades que possam romper com estigmas, estereótipos e preconceitos, que busque retratar o negro como cidadão portador de direitos e deveres e desperte os alunos para a importância de resgatar suas origens, mostrando-lhes que as diferenças existem e devem ser respeitadas e valorizadas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Relações etnicasProfessores de ensino fundamental Formação Multiculturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental)Educação interculturalJovensEducação Ações afirmativasIdentidade racialO papel da escola na formação étnico-raciais dos jovens do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALaparecida_de_jesus_galdino.pdfapplication/pdf1093019https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADQQKW/1/aparecida_de_jesus_galdino.pdf03cc4d92d84233f4a52714c369fb0fb7MD51TEXTaparecida_de_jesus_galdino.pdf.txtaparecida_de_jesus_galdino.pdf.txtExtracted texttext/plain44396https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADQQKW/2/aparecida_de_jesus_galdino.pdf.txtd33a97018731e423e2c56697bbacf4b3MD521843/BUOS-ADQQKW2019-11-14 13:03:28.301oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADQQKWRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:03:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547959795580928