Gestão da informação e do conhecimento nos processos de gestão de pessoas na Universidade Federal de Minas Gerais: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2RRD |
Resumo: | O presente trabalho analisa os resultados de um estudo a respeito da gestão da informação e do conhecimento nos processos de gestão de pessoas na UFMG, a fim de auxiliar os gestores no planejamento de possíveis práticas de gestão da informação e do conhecimento. Para tal buscou-se identificar as necessidades e formas de busca de informações de servidores da UFMG bem como a forma de treinamento. Como instrumento de coleta de dados, optou-se pela observação espontânea não estruturada e pelo uso do questionário impresso, com perguntas fechadas. Os resultados mostram que a maioria dos servidores tem mais dificuldade em executar tarefas relacionadas à aposentadoria, exoneração, remoção, vacância e férias. Quanto às formas de busca de informação, a pesquisa apresentou que a maioria consulta primeiramente o colega de trabalho quando tem dúvida em relação a algum procedimento. No que diz respeito ao treinamento para executar essas tarefas, a totalidade deles relata que o mesmo é informal e não satisfatório e a maioria acredita que deveria haver treinamento formal pelo DAP. |
id |
UFMG_996620019d77007115bd76331a321ac3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9L2RRD |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Claudio Paixao Anastacio de PaulaMarta Araujo Tavares FerreiraSonia Marcia Correa Lobo2019-08-13T11:34:40Z2019-08-13T11:34:40Z2014-04-10http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2RRDO presente trabalho analisa os resultados de um estudo a respeito da gestão da informação e do conhecimento nos processos de gestão de pessoas na UFMG, a fim de auxiliar os gestores no planejamento de possíveis práticas de gestão da informação e do conhecimento. Para tal buscou-se identificar as necessidades e formas de busca de informações de servidores da UFMG bem como a forma de treinamento. Como instrumento de coleta de dados, optou-se pela observação espontânea não estruturada e pelo uso do questionário impresso, com perguntas fechadas. Os resultados mostram que a maioria dos servidores tem mais dificuldade em executar tarefas relacionadas à aposentadoria, exoneração, remoção, vacância e férias. Quanto às formas de busca de informação, a pesquisa apresentou que a maioria consulta primeiramente o colega de trabalho quando tem dúvida em relação a algum procedimento. No que diz respeito ao treinamento para executar essas tarefas, a totalidade deles relata que o mesmo é informal e não satisfatório e a maioria acredita que deveria haver treinamento formal pelo DAP.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGestão do conhecimento Gerenciamento da informação Administração de pessoalTreinamentoConhecimentoInformaçãoBuscas informacionaisRecursos humanosNecessidades informacionaisGestão da informação e do conhecimento nos processos de gestão de pessoas na Universidade Federal de Minas Gerais: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALgest_o_de_informa__o_e_do_conhecimento_nos_processos_de_gest_o_de_pessoas_na__ufmg_um_estudo_de_caso___sonia_marcia_corr_a_1.pdfapplication/pdf8266308https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9L2RRD/1/gest_o_de_informa__o_e_do_conhecimento_nos_processos_de_gest_o_de_pessoas_na__ufmg_um_estudo_de_caso___sonia_marcia_corr_a_1.pdf998772bf6ba023347d58d8a1bd9200e1MD51TEXTgest_o_de_informa__o_e_do_conhecimento_nos_processos_de_gest_o_de_pessoas_na__ufmg_um_estudo_de_caso___sonia_marcia_corr_a_1.pdf.txtgest_o_de_informa__o_e_do_conhecimento_nos_processos_de_gest_o_de_pessoas_na__ufmg_um_estudo_de_caso___sonia_marcia_corr_a_1.pdf.txtExtracted texttext/plain30https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9L2RRD/2/gest_o_de_informa__o_e_do_conhecimento_nos_processos_de_gest_o_de_pessoas_na__ufmg_um_estudo_de_caso___sonia_marcia_corr_a_1.pdf.txtfa4ea51a0f77146f48e0db0f0159801bMD521843/BUOS-9L2RRD2019-11-14 22:48:00.93oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9L2RRDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão da informação e do conhecimento nos processos de gestão de pessoas na Universidade Federal de Minas Gerais: um estudo de caso |
title |
Gestão da informação e do conhecimento nos processos de gestão de pessoas na Universidade Federal de Minas Gerais: um estudo de caso |
spellingShingle |
Gestão da informação e do conhecimento nos processos de gestão de pessoas na Universidade Federal de Minas Gerais: um estudo de caso Sonia Marcia Correa Lobo Treinamento Conhecimento Informação Buscas informacionais Recursos humanos Necessidades informacionais Gestão do conhecimento Gerenciamento da informação Administração de pessoal |
title_short |
Gestão da informação e do conhecimento nos processos de gestão de pessoas na Universidade Federal de Minas Gerais: um estudo de caso |
title_full |
Gestão da informação e do conhecimento nos processos de gestão de pessoas na Universidade Federal de Minas Gerais: um estudo de caso |
title_fullStr |
Gestão da informação e do conhecimento nos processos de gestão de pessoas na Universidade Federal de Minas Gerais: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Gestão da informação e do conhecimento nos processos de gestão de pessoas na Universidade Federal de Minas Gerais: um estudo de caso |
title_sort |
Gestão da informação e do conhecimento nos processos de gestão de pessoas na Universidade Federal de Minas Gerais: um estudo de caso |
author |
Sonia Marcia Correa Lobo |
author_facet |
Sonia Marcia Correa Lobo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Claudio Paixao Anastacio de Paula |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marta Araujo Tavares Ferreira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sonia Marcia Correa Lobo |
contributor_str_mv |
Claudio Paixao Anastacio de Paula Marta Araujo Tavares Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Treinamento Conhecimento Informação Buscas informacionais Recursos humanos Necessidades informacionais |
topic |
Treinamento Conhecimento Informação Buscas informacionais Recursos humanos Necessidades informacionais Gestão do conhecimento Gerenciamento da informação Administração de pessoal |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Gerenciamento da informação Administração de pessoal |
description |
O presente trabalho analisa os resultados de um estudo a respeito da gestão da informação e do conhecimento nos processos de gestão de pessoas na UFMG, a fim de auxiliar os gestores no planejamento de possíveis práticas de gestão da informação e do conhecimento. Para tal buscou-se identificar as necessidades e formas de busca de informações de servidores da UFMG bem como a forma de treinamento. Como instrumento de coleta de dados, optou-se pela observação espontânea não estruturada e pelo uso do questionário impresso, com perguntas fechadas. Os resultados mostram que a maioria dos servidores tem mais dificuldade em executar tarefas relacionadas à aposentadoria, exoneração, remoção, vacância e férias. Quanto às formas de busca de informação, a pesquisa apresentou que a maioria consulta primeiramente o colega de trabalho quando tem dúvida em relação a algum procedimento. No que diz respeito ao treinamento para executar essas tarefas, a totalidade deles relata que o mesmo é informal e não satisfatório e a maioria acredita que deveria haver treinamento formal pelo DAP. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-04-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T11:34:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T11:34:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2RRD |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2RRD |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9L2RRD/1/gest_o_de_informa__o_e_do_conhecimento_nos_processos_de_gest_o_de_pessoas_na__ufmg_um_estudo_de_caso___sonia_marcia_corr_a_1.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9L2RRD/2/gest_o_de_informa__o_e_do_conhecimento_nos_processos_de_gest_o_de_pessoas_na__ufmg_um_estudo_de_caso___sonia_marcia_corr_a_1.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
998772bf6ba023347d58d8a1bd9200e1 fa4ea51a0f77146f48e0db0f0159801b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589473157513216 |