Inovação e competências: um estudo do processo de desenvolvimento de produtos na indústria automotiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariana Drumond de Lima
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LSG5A
Resumo: Em um cenário corporativo marcado pela crescente dinamicidade do ambiente concorrencial, a inovação tornou-se um elemento central para a competitividade das empresas. Ao entender o fenômeno como parte integrante de um processo social complexo e cumulativo, que envolve esforço contínuo para a combinação e criação de conhecimentos de diferentes níveis de complexidade, assume-se que suas atividades relacionadas exigem não só o envolvimento individual consciente de uma diversidade de pessoas, como também uma capacidade coletiva, que promova a coordenação, a integração dos saberes e dos saberes-fazer individuais. Considerando tal perspectiva, buscou-se nesta dissertação investigar evidências teóricas e empíricas das relações entre o construto competências, nos níveis individual e organizacional, e as atividades compreendidas no processo de inovação. Para isso, foi desenvolvido um quadro-teórico metodológico, com o objetivo de evidenciar como tais articulações aparecem na literatura, o qual embasou as considerações acerca do caso empírico, conduzido em uma subsidiária do setor automobilístico. Foram coletados dados sobre dois momentos específicos da organização. Em primeiro lugar, considerou-se informações referentes a um projeto de desenvolvimento específico, que culminou na criação de uma tecnologia de bloqueio de tração aplicada a linha de veículos off road. O outro momento abrangeu a implantação do programa corporativo de inovação, que teve início logo após a conclusão do projeto analisado. A análise dos dados permitiu perceber evidências das relações entre os construtos, ainda que a dimensão competências não seja tratada de maneira clara, concisa e ampla no âmbito da organização. Os objetivos organizacionais e seus desdobramentos em entregas funcionais aparecem como elementos fundamentais na articulação entre os construtos. A metodologia de planejamento adotada pela organização propõe o desdobramento da estratégia de inovação em entregas funcionais que, posteriormente, servem como insumo para a definição das competências individuais. Entretanto, o processo, tratado de maneira hierarquizada, ignora a possibilidade de emergência de estratégias fora do fluxo formal de planejamento, situação na qual as competências influenciam a reformulação dos objetivos organizacionais, algo que se mostrou como uma realidade na organização. Ademais, a organização prioriza programas de formação que favorecem a transmissão de conhecimentos explícitos, sem enfatizar ações que privilegiam o desenvolvimento de conhecimentos tácitos, construídos por meio de experiências práticas contextualizadas, essenciais à expansão da base de competências e, consequentemente, ao processo de inovação. Percebe-se ainda que, apesar das tentativas de institucionalizar seus processos de inovação, a participação em tais atividades ainda se restringe a um grupo limitado de especialistas. Conclui-se que, para criar as condições propícias para que a organização avance no domínio de novos conhecimentos, algo fundamental à inovação, é necessário que ela invista em uma estrutura adequada, capaz de proporcionar autonomia e de incentivar processos internos de comunicação, integração, troca de experiências e colaboração entre os funcionários.
id UFMG_996e9d3597ec072bc38e457f5b2646d3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LSG5A
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Allan Claudius Queiroz BarbosaAna Valeria Carneiro DiasLeandro Pinheiro CintraFlavia Pereira de CarvalhoMariana Drumond de Lima2019-08-11T09:44:57Z2019-08-11T09:44:57Z2014-04-30http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LSG5AEm um cenário corporativo marcado pela crescente dinamicidade do ambiente concorrencial, a inovação tornou-se um elemento central para a competitividade das empresas. Ao entender o fenômeno como parte integrante de um processo social complexo e cumulativo, que envolve esforço contínuo para a combinação e criação de conhecimentos de diferentes níveis de complexidade, assume-se que suas atividades relacionadas exigem não só o envolvimento individual consciente de uma diversidade de pessoas, como também uma capacidade coletiva, que promova a coordenação, a integração dos saberes e dos saberes-fazer individuais. Considerando tal perspectiva, buscou-se nesta dissertação investigar evidências teóricas e empíricas das relações entre o construto competências, nos níveis individual e organizacional, e as atividades compreendidas no processo de inovação. Para isso, foi desenvolvido um quadro-teórico metodológico, com o objetivo de evidenciar como tais articulações aparecem na literatura, o qual embasou as considerações acerca do caso empírico, conduzido em uma subsidiária do setor automobilístico. Foram coletados dados sobre dois momentos específicos da organização. Em primeiro lugar, considerou-se informações referentes a um projeto de desenvolvimento específico, que culminou na criação de uma tecnologia de bloqueio de tração aplicada a linha de veículos off road. O outro momento abrangeu a implantação do programa corporativo de inovação, que teve início logo após a conclusão do projeto analisado. A análise dos dados permitiu perceber evidências das relações entre os construtos, ainda que a dimensão competências não seja tratada de maneira clara, concisa e ampla no âmbito da organização. Os objetivos organizacionais e seus desdobramentos em entregas funcionais aparecem como elementos fundamentais na articulação entre os construtos. A metodologia de planejamento adotada pela organização propõe o desdobramento da estratégia de inovação em entregas funcionais que, posteriormente, servem como insumo para a definição das competências individuais. Entretanto, o processo, tratado de maneira hierarquizada, ignora a possibilidade de emergência de estratégias fora do fluxo formal de planejamento, situação na qual as competências influenciam a reformulação dos objetivos organizacionais, algo que se mostrou como uma realidade na organização. Ademais, a organização prioriza programas de formação que favorecem a transmissão de conhecimentos explícitos, sem enfatizar ações que privilegiam o desenvolvimento de conhecimentos tácitos, construídos por meio de experiências práticas contextualizadas, essenciais à expansão da base de competências e, consequentemente, ao processo de inovação. Percebe-se ainda que, apesar das tentativas de institucionalizar seus processos de inovação, a participação em tais atividades ainda se restringe a um grupo limitado de especialistas. Conclui-se que, para criar as condições propícias para que a organização avance no domínio de novos conhecimentos, algo fundamental à inovação, é necessário que ela invista em uma estrutura adequada, capaz de proporcionar autonomia e de incentivar processos internos de comunicação, integração, troca de experiências e colaboração entre os funcionários.In a corporate environment marked by the increase of dynamicity, innovation has become one of the most strategic priorities of organizations, extensively proven to be related to aboveaverage returns. Considering the phenomenon as part of a complex and cumulative social process that involves continuous efforts in creating knowledge, it is assumed that innovation related activities require not only individual involvement, but also a collective capacity that enables the organization to promote the coordination and the integration of individual knowledge and know-how. Given this perspective, this study aims to investigate theoretical and empirical evidence of the relationship between the construct of competence at the individual and organizational levels and the innovation process. A theoretical and methodological framework was developed with the purpose of evidencing how these relationships are discussed in the relevant literature. The framework was used to trace considerations about the empirical case, conducted in a subsidiary of the automotive sector, a historically significant segment for the Brazilian economy. Two specific cases regarding the organization were analyzed. The first case study covered the development of an electronic locker differential integrated to a front transversal transmission applied to off road vehicles. The other case involved the implementation of a corporate innovation program. Data analysis has allowed identifying evidences of relationships between the constructs, even though the competences dimension is not treated in a clearly and broadly way within the organization. Organizational strategies and their deployments in functional deliveries appear as key elements in the articulation between the constructs. The adopted strategic planning methodology proposes that the organizations strategy serves as input for the definition of the individual competencies necessary to accomplish the organizational objectives. The process is treated as a hierarchical flow that disregards the possibility of the emergence of strategies outside the formal planning methodology. In addition, the organization focuses on formal training programs that facilitate the transmission of explicit knowledge, without emphasizing actions that favor the development of tacit knowledge built through practical experiences. It is also noticed that, despite organization attempts to institutionalize its innovation processes, the participation in such activities is still restricted to a limited group of experts. As a conclusion, it is noticed that to create the conditions to build individual and organizational knowledge required for the success of innovation process, it is important that the organization invests in an appropriate structure, capable of providing autonomy and encourage internal communication processes, integration, exchange of experiences and collaboration among employees.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGInovações tecnológicasIndustria automobilisticaDesenvolvimento organizacionalInovaçãoDesenvolvimento de produtosCompetênciasIndústria automotivaInovação e competências: um estudo do processo de desenvolvimento de produtos na indústria automotivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_mariana_drumond_de_lima_vf.pdfapplication/pdf1696941https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LSG5A/1/disserta__o_mariana_drumond_de_lima_vf.pdfe660f6c384e6bcd9e644bd925727c453MD51TEXTdisserta__o_mariana_drumond_de_lima_vf.pdf.txtdisserta__o_mariana_drumond_de_lima_vf.pdf.txtExtracted texttext/plain389509https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LSG5A/2/disserta__o_mariana_drumond_de_lima_vf.pdf.txtb679b013c5e59c19c7945bdaea87b880MD521843/BUOS-9LSG5A2019-11-14 06:57:16.694oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LSG5ARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:57:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inovação e competências: um estudo do processo de desenvolvimento de produtos na indústria automotiva
title Inovação e competências: um estudo do processo de desenvolvimento de produtos na indústria automotiva
spellingShingle Inovação e competências: um estudo do processo de desenvolvimento de produtos na indústria automotiva
Mariana Drumond de Lima
Inovação
Desenvolvimento de produtos
Competências
Indústria automotiva
Inovações tecnológicas
Industria automobilistica
Desenvolvimento organizacional
title_short Inovação e competências: um estudo do processo de desenvolvimento de produtos na indústria automotiva
title_full Inovação e competências: um estudo do processo de desenvolvimento de produtos na indústria automotiva
title_fullStr Inovação e competências: um estudo do processo de desenvolvimento de produtos na indústria automotiva
title_full_unstemmed Inovação e competências: um estudo do processo de desenvolvimento de produtos na indústria automotiva
title_sort Inovação e competências: um estudo do processo de desenvolvimento de produtos na indústria automotiva
author Mariana Drumond de Lima
author_facet Mariana Drumond de Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Allan Claudius Queiroz Barbosa
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ana Valeria Carneiro Dias
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Leandro Pinheiro Cintra
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Flavia Pereira de Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariana Drumond de Lima
contributor_str_mv Allan Claudius Queiroz Barbosa
Ana Valeria Carneiro Dias
Leandro Pinheiro Cintra
Flavia Pereira de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Desenvolvimento de produtos
Competências
Indústria automotiva
topic Inovação
Desenvolvimento de produtos
Competências
Indústria automotiva
Inovações tecnológicas
Industria automobilistica
Desenvolvimento organizacional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Inovações tecnológicas
Industria automobilistica
Desenvolvimento organizacional
description Em um cenário corporativo marcado pela crescente dinamicidade do ambiente concorrencial, a inovação tornou-se um elemento central para a competitividade das empresas. Ao entender o fenômeno como parte integrante de um processo social complexo e cumulativo, que envolve esforço contínuo para a combinação e criação de conhecimentos de diferentes níveis de complexidade, assume-se que suas atividades relacionadas exigem não só o envolvimento individual consciente de uma diversidade de pessoas, como também uma capacidade coletiva, que promova a coordenação, a integração dos saberes e dos saberes-fazer individuais. Considerando tal perspectiva, buscou-se nesta dissertação investigar evidências teóricas e empíricas das relações entre o construto competências, nos níveis individual e organizacional, e as atividades compreendidas no processo de inovação. Para isso, foi desenvolvido um quadro-teórico metodológico, com o objetivo de evidenciar como tais articulações aparecem na literatura, o qual embasou as considerações acerca do caso empírico, conduzido em uma subsidiária do setor automobilístico. Foram coletados dados sobre dois momentos específicos da organização. Em primeiro lugar, considerou-se informações referentes a um projeto de desenvolvimento específico, que culminou na criação de uma tecnologia de bloqueio de tração aplicada a linha de veículos off road. O outro momento abrangeu a implantação do programa corporativo de inovação, que teve início logo após a conclusão do projeto analisado. A análise dos dados permitiu perceber evidências das relações entre os construtos, ainda que a dimensão competências não seja tratada de maneira clara, concisa e ampla no âmbito da organização. Os objetivos organizacionais e seus desdobramentos em entregas funcionais aparecem como elementos fundamentais na articulação entre os construtos. A metodologia de planejamento adotada pela organização propõe o desdobramento da estratégia de inovação em entregas funcionais que, posteriormente, servem como insumo para a definição das competências individuais. Entretanto, o processo, tratado de maneira hierarquizada, ignora a possibilidade de emergência de estratégias fora do fluxo formal de planejamento, situação na qual as competências influenciam a reformulação dos objetivos organizacionais, algo que se mostrou como uma realidade na organização. Ademais, a organização prioriza programas de formação que favorecem a transmissão de conhecimentos explícitos, sem enfatizar ações que privilegiam o desenvolvimento de conhecimentos tácitos, construídos por meio de experiências práticas contextualizadas, essenciais à expansão da base de competências e, consequentemente, ao processo de inovação. Percebe-se ainda que, apesar das tentativas de institucionalizar seus processos de inovação, a participação em tais atividades ainda se restringe a um grupo limitado de especialistas. Conclui-se que, para criar as condições propícias para que a organização avance no domínio de novos conhecimentos, algo fundamental à inovação, é necessário que ela invista em uma estrutura adequada, capaz de proporcionar autonomia e de incentivar processos internos de comunicação, integração, troca de experiências e colaboração entre os funcionários.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T09:44:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T09:44:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LSG5A
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LSG5A
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LSG5A/1/disserta__o_mariana_drumond_de_lima_vf.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LSG5A/2/disserta__o_mariana_drumond_de_lima_vf.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e660f6c384e6bcd9e644bd925727c453
b679b013c5e59c19c7945bdaea87b880
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676855615422464