Entre celulares, tablets, consoles e computadores: práticas digitais no cotidiano de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guilherme Carvalho Franco da Silveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/38781
https://orcid.org/ 0000-0001-6907-2027
Resumo: O presente texto apresenta resultados parciais de pesquisa de Doutorado em Estudos do Lazer, cujo objetivo é compreender usos e sentidos que emergem de práticas mediadas pelas mídias digitais no cotidiano de adolescentes do terceiro de uma escola de ensino fundamental de tempo integral. A metodologia de pesquisa, na perspectiva da etnografia, envolveu os seguintes procedimentos: a) observação participante das práticas digitais dos adolescentes na escola; b) oficina de práticas digitais na escola; c) entrevistas com os adolescentes. As principais questões que surgiram da pesquisa de campo dizem respeito a: a) nativos digitais; b) relação online/offline; c) proibição de práticas digitais e burla e d) práticas digitais e discurso de riscos/benefícios. Em função da limitação de espaço, neste artigo será apresentada apenas a discussão sobre nativos digitais.
id UFMG_99903baf038c1fa01bc528140a4f4b39
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/38781
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2021-12-03T11:40:10Z2021-12-03T11:40:10Z2017-0319199http://hdl.handle.net/1843/38781https://orcid.org/ 0000-0001-6907-2027O presente texto apresenta resultados parciais de pesquisa de Doutorado em Estudos do Lazer, cujo objetivo é compreender usos e sentidos que emergem de práticas mediadas pelas mídias digitais no cotidiano de adolescentes do terceiro de uma escola de ensino fundamental de tempo integral. A metodologia de pesquisa, na perspectiva da etnografia, envolveu os seguintes procedimentos: a) observação participante das práticas digitais dos adolescentes na escola; b) oficina de práticas digitais na escola; c) entrevistas com os adolescentes. As principais questões que surgiram da pesquisa de campo dizem respeito a: a) nativos digitais; b) relação online/offline; c) proibição de práticas digitais e burla e d) práticas digitais e discurso de riscos/benefícios. Em função da limitação de espaço, neste artigo será apresentada apenas a discussão sobre nativos digitais.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUSimpósio Internacional Subjetividade e Cultura Digital: Corpo e VirtualidadeMidia digitalTecnologia - Aspectos sociaisAdolescentesEtnologiaPráticas digitaisMídias digitaisNativos digitaisAdolescentesEntre celulares, tablets, consoles e computadores: práticas digitais no cotidiano de adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://www.academia.edu/35277476/Anais_I_Simposio_Subjetividade_e_Cultura_Digital.pdfGuilherme Carvalho Franco da Silveiraapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38781/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALENTRE CELULARES, TABLETS, CONSOLES E COMPUTADORES - PRÁTICAS DIGITAIS NO COTIDIANO DE ADOLESCENTES.pdfENTRE CELULARES, TABLETS, CONSOLES E COMPUTADORES - PRÁTICAS DIGITAIS NO COTIDIANO DE ADOLESCENTES.pdfapplication/pdf516032https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38781/2/ENTRE%20CELULARES%2c%20TABLETS%2c%20CONSOLES%20E%20COMPUTADORES%20-%20PR%c3%81TICAS%20DIGITAIS%20NO%20COTIDIANO%20DE%20ADOLESCENTES.pdf74121ae35b45e1a2fcaea921a7c7c515MD521843/387812021-12-03 08:40:10.858oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-12-03T11:40:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre celulares, tablets, consoles e computadores: práticas digitais no cotidiano de adolescentes
title Entre celulares, tablets, consoles e computadores: práticas digitais no cotidiano de adolescentes
spellingShingle Entre celulares, tablets, consoles e computadores: práticas digitais no cotidiano de adolescentes
Guilherme Carvalho Franco da Silveira
Práticas digitais
Mídias digitais
Nativos digitais
Adolescentes
Midia digital
Tecnologia - Aspectos sociais
Adolescentes
Etnologia
title_short Entre celulares, tablets, consoles e computadores: práticas digitais no cotidiano de adolescentes
title_full Entre celulares, tablets, consoles e computadores: práticas digitais no cotidiano de adolescentes
title_fullStr Entre celulares, tablets, consoles e computadores: práticas digitais no cotidiano de adolescentes
title_full_unstemmed Entre celulares, tablets, consoles e computadores: práticas digitais no cotidiano de adolescentes
title_sort Entre celulares, tablets, consoles e computadores: práticas digitais no cotidiano de adolescentes
author Guilherme Carvalho Franco da Silveira
author_facet Guilherme Carvalho Franco da Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guilherme Carvalho Franco da Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas digitais
Mídias digitais
Nativos digitais
Adolescentes
topic Práticas digitais
Mídias digitais
Nativos digitais
Adolescentes
Midia digital
Tecnologia - Aspectos sociais
Adolescentes
Etnologia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Midia digital
Tecnologia - Aspectos sociais
Adolescentes
Etnologia
description O presente texto apresenta resultados parciais de pesquisa de Doutorado em Estudos do Lazer, cujo objetivo é compreender usos e sentidos que emergem de práticas mediadas pelas mídias digitais no cotidiano de adolescentes do terceiro de uma escola de ensino fundamental de tempo integral. A metodologia de pesquisa, na perspectiva da etnografia, envolveu os seguintes procedimentos: a) observação participante das práticas digitais dos adolescentes na escola; b) oficina de práticas digitais na escola; c) entrevistas com os adolescentes. As principais questões que surgiram da pesquisa de campo dizem respeito a: a) nativos digitais; b) relação online/offline; c) proibição de práticas digitais e burla e d) práticas digitais e discurso de riscos/benefícios. Em função da limitação de espaço, neste artigo será apresentada apenas a discussão sobre nativos digitais.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-03T11:40:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-03T11:40:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/38781
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0001-6907-2027
url http://hdl.handle.net/1843/38781
https://orcid.org/ 0000-0001-6907-2027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Simpósio Internacional Subjetividade e Cultura Digital: Corpo e Virtualidade
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38781/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38781/2/ENTRE%20CELULARES%2c%20TABLETS%2c%20CONSOLES%20E%20COMPUTADORES%20-%20PR%c3%81TICAS%20DIGITAIS%20NO%20COTIDIANO%20DE%20ADOLESCENTES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
74121ae35b45e1a2fcaea921a7c7c515
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589141450981376