As redes para além dos rios: urbanização e desequilíbrios na Amazônia Brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AMSA-7UTM93 |
Resumo: | Nas últimas décadas, as redes urbanas que se estendem sobre a Amazônia Legal têm evoluído com o surgimento de cidades de médio porte e com a multiplicação de pequenas aglomerações urbanas, que seguem os traçados das principais rodovias e rios da região. Em um contexto de transformações globais, com aparecimento das Redes Móveis em meio às novas formas de flexibilidade e interatividade, as redes da Amazônia Legal apresentam diversos aspectos que devem ser estudados sem euforia, diante de uma série de peculiaridades que merecem ser exploradas com maior profundidade. Mesmo que tenha sido estruturada uma hierarquia urbana aparentemente similar à das demais regiões do país, com centros regionais e locais claramente distinguíveis, os diversos níveis hierárquicos urbanos apresentam dinâmicas demográficas, socioeconômicas e espaciais distintas. A situação de fragilidade das redes urbanas amazônicas está relacionada à criação de impedimentos para os fluxos de pessoas, mercadorias e serviços, cabendo destacar: a) as grandes distâncias que separam as capitais das demais cidades e vilas; b) a carência de infra-estrutura nos setores de transporte e comunicação em grandes porções do território amazônico; c) a grande proporção de população desprovida de recursos materiais e educacionais decisivos no que tange a sua participação ativa nos diversos tipos de fluxos. Ainda, o modelo Grade of Membership, utilizado para avaliar a hierarquia urbana na Amazônia Legal a partir de uma base de dados multidimensional, sugere que, de uma forma geral, critérios estritamente populacionais parecem fazer sentido na delimitação da hierarquia urbana da região, já que existe uma relação positiva entre tamanho demográfico e bem estar/desenvolvimento na Amazônia Legal, ao contrário do que se verifica em outras regiões do país. Entretanto, alguns municípios de médio porte contrariam esta tendência geral, o que justifica a validade teórica do arcabouço utilizado. |
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Roberto Luís de Melo Monte-mórJose Alberto Magno de CarvalhoAlisson Flavio BarbieriOswaldo Bueno Amorin FilhoJosé Irineu Rangel RigottiDouglas Sathler dos Reis2019-08-13T20:59:39Z2019-08-13T20:59:39Z2009-02-16http://hdl.handle.net/1843/AMSA-7UTM93Nas últimas décadas, as redes urbanas que se estendem sobre a Amazônia Legal têm evoluído com o surgimento de cidades de médio porte e com a multiplicação de pequenas aglomerações urbanas, que seguem os traçados das principais rodovias e rios da região. Em um contexto de transformações globais, com aparecimento das Redes Móveis em meio às novas formas de flexibilidade e interatividade, as redes da Amazônia Legal apresentam diversos aspectos que devem ser estudados sem euforia, diante de uma série de peculiaridades que merecem ser exploradas com maior profundidade. Mesmo que tenha sido estruturada uma hierarquia urbana aparentemente similar à das demais regiões do país, com centros regionais e locais claramente distinguíveis, os diversos níveis hierárquicos urbanos apresentam dinâmicas demográficas, socioeconômicas e espaciais distintas. A situação de fragilidade das redes urbanas amazônicas está relacionada à criação de impedimentos para os fluxos de pessoas, mercadorias e serviços, cabendo destacar: a) as grandes distâncias que separam as capitais das demais cidades e vilas; b) a carência de infra-estrutura nos setores de transporte e comunicação em grandes porções do território amazônico; c) a grande proporção de população desprovida de recursos materiais e educacionais decisivos no que tange a sua participação ativa nos diversos tipos de fluxos. Ainda, o modelo Grade of Membership, utilizado para avaliar a hierarquia urbana na Amazônia Legal a partir de uma base de dados multidimensional, sugere que, de uma forma geral, critérios estritamente populacionais parecem fazer sentido na delimitação da hierarquia urbana da região, já que existe uma relação positiva entre tamanho demográfico e bem estar/desenvolvimento na Amazônia Legal, ao contrário do que se verifica em outras regiões do país. Entretanto, alguns municípios de médio porte contrariam esta tendência geral, o que justifica a validade teórica do arcabouço utilizado.In the past decades, the Amazonian urban networks have been developing with the emergence of middle size cities and the multiplication of new towns and small urban agglomerations along the main regional roads and rivers. In the current context of global transformation, with the rise of Mobile Networks due the new forms of flexibility and interactivity, the Amazonian urban networks have several characteristics that should be studied with caution, because of some peculiarities that deserve to be explored more deeply. Even though there is an urban hierarchy that seems to be similar to those of other country's regions, with regional and local centers clearly established, the various urban hierarchic levels have different demographic, spatial and socioeconomic dynamics. The fragility of the Amazonian urban networks is related to the creation of barriers for the flows of people, goods and services, such as: a) the long distances that separate the capitals from others towns and hamlets; b) the lack of transportation and communication infrastructure in large areas of the Amazon territory; c) the large proportion of the population without material and educational resources decisive to their active participation in the various kinds of flows. Furthermore, the Grade of Membership model, applied to study the urban hierarchy in the Brazilian Amazon supported by a multidimensional database, suggests that demographic criteria seem to make sense for regional urban hierarchic delimitation, due to the relationship between demographic size and welfare/development in Amazon, contrary to the situation in other regions of Brazil. However, some middle size municipalities in Amazon have different patterns that justify our framework.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCidades e vilas Amazônia LegalUrbanização Amazonia LegalMigração Amazônia LegalAmazôniaDesequilíbrios inter regionaisRedes UrbanasAs redes para além dos rios: urbanização e desequilíbrios na Amazônia Brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdouglas_sathler.pdfapplication/pdf8681543https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-7UTM93/1/douglas_sathler.pdf82bbc6962a9bb9ecc2b3f04f63c9437cMD51TEXTdouglas_sathler.pdf.txtdouglas_sathler.pdf.txtExtracted texttext/plain386722https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-7UTM93/2/douglas_sathler.pdf.txt024eb9ffb8b075d9d56558b12886aa81MD521843/AMSA-7UTM932019-11-14 16:30:21.511oai:repositorio.ufmg.br:1843/AMSA-7UTM93Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:30:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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