Avaliação da imagem corporal, hábitos de vida e alimentares em crianças eadolescentes de escolas públicas e particulares de Belo Horizonte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ECJS-76KMH6 |
Resumo: | Objetivo: descrever a satisfação da imagem corporal em estudantes deseis a 18 anos de escolas públicas e particulares de Belo Horizonte e relacionar com atividade física, estado nutricional, hábitos alimentares e características sociodemográficas. Metodologia: trata-se de um inquérito epidemiológico (estudo de prevalência). Foram coletados dados sociodemográficos, peso, altura, índice de massa corporal, atividade física, níveis de sedentarismo e hábitos alimentares e avaliou-se a satisfação corporal por meio da escala de silhueta. A idade foi dividida em quatro grupos: crianças (seis a nove anos), adolescência precoce (10 a 13 anos), adolescência média (14 a 16 anos) e adolescência tardia (17 a 18 anos). A amostra foi composta de 1.183 alunos de seis a 18 anos, matriculados no Ensino Fundamental e Médio em 16 escolas públicas e quatro particulares em Belo Horizonte, Minas Gerais. Resultados: pelo cálculo do índice de massa corporal, 5,2% dos alunos eram desnutridos, 80,1% eram eutróficos, 9,9% tinham sobrepeso e 4,9% eram obesos. A maioria dos alunos estava insatisfeita com seucorpo (62,6%). Do total, 33,7% gostariam de ser mais magros, 28,9% gostariam de ser mais gordos e apenas 37,4% sentiam-se bem com o corpo. Na análise univariada houve diferença estatística significante para as variáveis raça, classe socioeconômica, nível de escolaridade do responsável, tipo de escola, tipo de alimentação. Os tabagistas, os brancos, os alunos cujos responsáveis tinham curso superior completo, os alunos pertencentes às classes socioeconômicas mais altas, os estudantes de escolas particulares, os que comiam mais frutas, fibras e vegetais e mais alimentos ricos em gorduras saturadas desejavam sermais magros. Já os negros, os alunos cujos responsáveis tinham o 1o grau completo/2o grau incompleto, os alunos pertencentes às classes socioeconômicas mais baixas, os estudantes de escolas públicas, os que tinham dieta muito inadequada em fibras, frutas e vegetais desejavam ser mais gordos. Entre os alunos que desejavam perder peso, os tabagistas tinham cerca de duas vezes mais chances de querer perder peso do que quem não fumava. Os alunos deescolas particulares possuíam 1,64 vez mais chance de querer emagrecer. Os alunos que consomiam dieta rica em gordura apresentaram quase duas vezes mais chances de querer perder peso. Entre os alunos que gostariam de ganhar peso, as chances dos estudantes de escolas públicas eram quase duas vezes maiores de desejar ganhar peso do que alunos de escolas particulares. Os quepraticavam mais atividade física tinham 1,5 vez mais chance de querer ganhar peso do que os que praticavam menos atividade física. Os alunos com dieta muito inadequada em fibras, frutas e vegetais exibiram 1,43 vez mais chance de querer ganhar peso. Conclusão: os resultados mostraram percentual elevado de estudantes com insatisfação corporal, que se inicia já numa idade precoce. Aprevenção do desenvolvimento de uma imagem corporal desfavorável torna-se muito importante, pela associação com transtornos alimentares, baixa autoestima, limitações no desempenho psicossocial, depressão e também com a manutenção da obesidade. |
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Joel Alves LamounierRobespierre Queiroz da Costa RibeiroJoão Eduardo Mendonça VilelaValmin Ramos SilvaAna Elisa Ribeiro Fernandes2019-08-09T13:06:40Z2019-08-09T13:06:40Z2007-07-31http://hdl.handle.net/1843/ECJS-76KMH6Objetivo: descrever a satisfação da imagem corporal em estudantes deseis a 18 anos de escolas públicas e particulares de Belo Horizonte e relacionar com atividade física, estado nutricional, hábitos alimentares e características sociodemográficas. Metodologia: trata-se de um inquérito epidemiológico (estudo de prevalência). Foram coletados dados sociodemográficos, peso, altura, índice de massa corporal, atividade física, níveis de sedentarismo e hábitos alimentares e avaliou-se a satisfação corporal por meio da escala de silhueta. A idade foi dividida em quatro grupos: crianças (seis a nove anos), adolescência precoce (10 a 13 anos), adolescência média (14 a 16 anos) e adolescência tardia (17 a 18 anos). A amostra foi composta de 1.183 alunos de seis a 18 anos, matriculados no Ensino Fundamental e Médio em 16 escolas públicas e quatro particulares em Belo Horizonte, Minas Gerais. Resultados: pelo cálculo do índice de massa corporal, 5,2% dos alunos eram desnutridos, 80,1% eram eutróficos, 9,9% tinham sobrepeso e 4,9% eram obesos. A maioria dos alunos estava insatisfeita com seucorpo (62,6%). Do total, 33,7% gostariam de ser mais magros, 28,9% gostariam de ser mais gordos e apenas 37,4% sentiam-se bem com o corpo. Na análise univariada houve diferença estatística significante para as variáveis raça, classe socioeconômica, nível de escolaridade do responsável, tipo de escola, tipo de alimentação. Os tabagistas, os brancos, os alunos cujos responsáveis tinham curso superior completo, os alunos pertencentes às classes socioeconômicas mais altas, os estudantes de escolas particulares, os que comiam mais frutas, fibras e vegetais e mais alimentos ricos em gorduras saturadas desejavam sermais magros. Já os negros, os alunos cujos responsáveis tinham o 1o grau completo/2o grau incompleto, os alunos pertencentes às classes socioeconômicas mais baixas, os estudantes de escolas públicas, os que tinham dieta muito inadequada em fibras, frutas e vegetais desejavam ser mais gordos. Entre os alunos que desejavam perder peso, os tabagistas tinham cerca de duas vezes mais chances de querer perder peso do que quem não fumava. Os alunos deescolas particulares possuíam 1,64 vez mais chance de querer emagrecer. Os alunos que consomiam dieta rica em gordura apresentaram quase duas vezes mais chances de querer perder peso. Entre os alunos que gostariam de ganhar peso, as chances dos estudantes de escolas públicas eram quase duas vezes maiores de desejar ganhar peso do que alunos de escolas particulares. Os quepraticavam mais atividade física tinham 1,5 vez mais chance de querer ganhar peso do que os que praticavam menos atividade física. Os alunos com dieta muito inadequada em fibras, frutas e vegetais exibiram 1,43 vez mais chance de querer ganhar peso. Conclusão: os resultados mostraram percentual elevado de estudantes com insatisfação corporal, que se inicia já numa idade precoce. Aprevenção do desenvolvimento de uma imagem corporal desfavorável torna-se muito importante, pela associação com transtornos alimentares, baixa autoestima, limitações no desempenho psicossocial, depressão e também com a manutenção da obesidade.Objective: to describe body image satisfaction in students from 6 to 18years old from public and private schools in Belo Horizonte and relate it with physical activity, nutrition state, eating habits and sociodemorgaphiccharacteristics. Methodology: it deals of an epidemiologic research (prevalence study). Sociodemographic, weight, height, body mass rate, physical activity, sedentary levels and eating habits data were collected and the body satisfaction was evaluated through the silluete scale. Age was divided into four groups: children (six to nine years), precocious adolescence (10 to 13 years), average adolescence (14 to 16) and late adolescence (17 to 18 years). The sample included 1.183 students between six and 18 years old, enrolled in the Ensino Fundamental and Médio (Grammar and High school) in 16 public schools and fourprivate schools in Belo Horizonte, Minas Gerais. Results: from the body mass index calculation, 5, 2% students were malnourished, 80, 1% were eutrophic, 9, 9% were overweight and 4, 9% were obese. Most students were dissatisfied with their body (62, 6%). From the total, 33, 7% would like to be thinner, 28, 9% would like to be fatter and only 37, 4% were satisfied with their body. In the unvaried analysis there was significant statistical difference for the variable economic class; responsible peoples school level; kind of school; kind of food. The tabagists, thewhites, the students whose responsible people had complete higher level school grade, the students belonging to higher economic classes, the students from private schools, those who ate more fruits, fibers and vegetable and more food rich in saturated fat food would like to be thinner. The blacks, the students whose responsible people had complete first school grade / uncompleted second schoolgrade, the students belonging to the lower economic classes, the students from public schools, those who had very inadequate diet concerning fibers, fruits and vegetables would like to be fatter. Among the students who would like to loose weight, the tabagists had about twice more chances to want to loose weight than those who didnt smoke. Students from private schools had 1,64 times more chances to want to loose weight. Students who had fat rich diet presented almosttwice more chances to want to loose weight. Among the students who would like to put on weight, the chances of students from public schools were almost twice greater than the students from private schools. Those with physical activity had 1,5 times chances to want to put on weight than those with less physical activity. Students with very inadequate fiber, fruit and vegetable diet showed 1, 43 times more chances to want to put on weight. Conclusion: the results showed high percentage of students with body dissatisfaction, starting in a very precocious age. To prevent the development of an unfavorable body image becomes very important, due to the association with food troubles, low esteem, limited psychosocial performance, depression and also obesity.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstado nutricionalHábitos alimentaresCuidado da criançaAtividade físicaEstudos transversaisEstudantesTranstornos da alimentação na infânciaObesidadeImagem corporalAdolescenteCriançaObesidadeImagem corporalCriançaAdolescenteHábitos de vidaAvaliação da imagem corporal, hábitos de vida e alimentares em crianças eadolescentes de escolas públicas e particulares de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALana_elisa_ribeiro_fernandes.pdfapplication/pdf737389https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECJS-76KMH6/1/ana_elisa_ribeiro_fernandes.pdfe4d3bca18bfcd5c9c1357c45b3909d1aMD51TEXTana_elisa_ribeiro_fernandes.pdf.txtana_elisa_ribeiro_fernandes.pdf.txtExtracted texttext/plain207870https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECJS-76KMH6/2/ana_elisa_ribeiro_fernandes.pdf.txt03e838e3ac69d43555ad30236ba1be37MD521843/ECJS-76KMH62019-11-14 04:31:30.156oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECJS-76KMH6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:31:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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