A presença dos Museus da Imagem e do Som na web
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/52708 |
Resumo: | Esta dissertação objetiva compreender como os Museus da Imagem e do Som (MISes) estão implementando e gerindo a sua presença na Web, destacando as ações de difusão dos acervos audiovisuais digitais. Empreendemos reflexões sobre memória e o patrimônio audiovisual brasileiro, bem como o impacto que a revolução digital provocou nos museus com esta tipologia. Dentro deste cenário, objetivamos identificar a relação dos MISes com os ambientes on-line, avaliando a difusão dos acervos digitalizados e nativo digitais por meio de plataformas próprias, como websites, ou comerciais, como as redes sociais. Os recursos metodológicos foram a revisão bibliográfica, coleta ativa de dados e questionários on-line. Os resultados apontam para usos menos estruturados de divulgação deste acervo, concentrando-se mais em redes sociais e menos em recursos cuja recuperação da informação seja mais profissional e efetiva, como os repositórios digitais. As ações on-line foram diversificadas, indo desde web rádio a tour virtuais. Esperamos que este trabalho possa servir de subsídio decisório para os profissionais do campo museal, tanto por meio das lacunas que identifica, quanto pelas boas práticas que destaca, que podem servir de inspiração na gestão e na preservação do nosso precioso patrimônio audiovisual brasileiro. |
id |
UFMG_9a0f28e13a2e743efa02381cb020d081 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/52708 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ana Cecília Nascimento Rocha Veigahttp://lattes.cnpq.br/2375895048109427Luiz Henrique Assis GarciaSoraia Nogueira Garabinihttp://lattes.cnpq.br/2831345986360387Isac Daniel Santana2023-05-02T16:40:46Z2023-05-02T16:40:46Z2022-11-29http://hdl.handle.net/1843/52708Esta dissertação objetiva compreender como os Museus da Imagem e do Som (MISes) estão implementando e gerindo a sua presença na Web, destacando as ações de difusão dos acervos audiovisuais digitais. Empreendemos reflexões sobre memória e o patrimônio audiovisual brasileiro, bem como o impacto que a revolução digital provocou nos museus com esta tipologia. Dentro deste cenário, objetivamos identificar a relação dos MISes com os ambientes on-line, avaliando a difusão dos acervos digitalizados e nativo digitais por meio de plataformas próprias, como websites, ou comerciais, como as redes sociais. Os recursos metodológicos foram a revisão bibliográfica, coleta ativa de dados e questionários on-line. Os resultados apontam para usos menos estruturados de divulgação deste acervo, concentrando-se mais em redes sociais e menos em recursos cuja recuperação da informação seja mais profissional e efetiva, como os repositórios digitais. As ações on-line foram diversificadas, indo desde web rádio a tour virtuais. Esperamos que este trabalho possa servir de subsídio decisório para os profissionais do campo museal, tanto por meio das lacunas que identifica, quanto pelas boas práticas que destaca, que podem servir de inspiração na gestão e na preservação do nosso precioso patrimônio audiovisual brasileiro.This dissertation aims to understand how the Museums of Image and Sound (MISes) are implementing and managing their presence on the Web, highlighting the actions of dissemination of digital audiovisual collections. We undertake reflections on memory and the Brazilian audiovisual heritage, as well as the impact that the digital revolution has caused in museums with this typology. Within this scenario, we aimed to identify the relationship between MISes and online environments, evaluating the diffusion of digitalized and native digital collections through their own platforms, such as websites, or commercial ones, such as social networks. The methodological resources were bibliographic review, active data collection, and online questionnaires. The results point to less structured uses of dissemination of this collection, focusing more on social networks and less on resources whose information retrieval is more professional and effective, such as digital repositories. The online actions were diversified, ranging from web radio to virtual tours. We hope that this work can serve as a decision-making subsidy for professionals in the museum field, both through the gaps it identifies and the good practices it highlights, which can serve as inspiration in the management and preservation of our precious Brazilian audiovisual heritage.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoUFMGBrasilECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOCiência da informaçãoMuseus virtuaisMuseus - inovações tecnológicasRecursos audiovisuaisMuseus da imagem e do somPatrimônio audiovisualGestão de acervos digitaisWebsitesRedes sociaisA presença dos Museus da Imagem e do Som na webThe Image and Sound Museums presence on the webinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação_Isac_A Presença dos Museus da Imagem e do Som na Web.pdfDissertação_Isac_A Presença dos Museus da Imagem e do Som na Web.pdfapplication/pdf4124452https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52708/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Isac_A%20Presen%c3%a7a%20dos%20Museus%20da%20Imagem%20e%20do%20Som%20na%20Web.pdf4ed6297e7cd52f4e14339d7fd8732138MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52708/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/527082023-05-02 13:40:47.322oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-05-02T16:40:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A presença dos Museus da Imagem e do Som na web |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The Image and Sound Museums presence on the web |
title |
A presença dos Museus da Imagem e do Som na web |
spellingShingle |
A presença dos Museus da Imagem e do Som na web Isac Daniel Santana Museus da imagem e do som Patrimônio audiovisual Gestão de acervos digitais Websites Redes sociais Ciência da informação Museus virtuais Museus - inovações tecnológicas Recursos audiovisuais |
title_short |
A presença dos Museus da Imagem e do Som na web |
title_full |
A presença dos Museus da Imagem e do Som na web |
title_fullStr |
A presença dos Museus da Imagem e do Som na web |
title_full_unstemmed |
A presença dos Museus da Imagem e do Som na web |
title_sort |
A presença dos Museus da Imagem e do Som na web |
author |
Isac Daniel Santana |
author_facet |
Isac Daniel Santana |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana Cecília Nascimento Rocha Veiga |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2375895048109427 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Luiz Henrique Assis Garcia |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Soraia Nogueira Garabini |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2831345986360387 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Isac Daniel Santana |
contributor_str_mv |
Ana Cecília Nascimento Rocha Veiga Luiz Henrique Assis Garcia Soraia Nogueira Garabini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museus da imagem e do som Patrimônio audiovisual Gestão de acervos digitais Websites Redes sociais |
topic |
Museus da imagem e do som Patrimônio audiovisual Gestão de acervos digitais Websites Redes sociais Ciência da informação Museus virtuais Museus - inovações tecnológicas Recursos audiovisuais |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Ciência da informação Museus virtuais Museus - inovações tecnológicas Recursos audiovisuais |
description |
Esta dissertação objetiva compreender como os Museus da Imagem e do Som (MISes) estão implementando e gerindo a sua presença na Web, destacando as ações de difusão dos acervos audiovisuais digitais. Empreendemos reflexões sobre memória e o patrimônio audiovisual brasileiro, bem como o impacto que a revolução digital provocou nos museus com esta tipologia. Dentro deste cenário, objetivamos identificar a relação dos MISes com os ambientes on-line, avaliando a difusão dos acervos digitalizados e nativo digitais por meio de plataformas próprias, como websites, ou comerciais, como as redes sociais. Os recursos metodológicos foram a revisão bibliográfica, coleta ativa de dados e questionários on-line. Os resultados apontam para usos menos estruturados de divulgação deste acervo, concentrando-se mais em redes sociais e menos em recursos cuja recuperação da informação seja mais profissional e efetiva, como os repositórios digitais. As ações on-line foram diversificadas, indo desde web rádio a tour virtuais. Esperamos que este trabalho possa servir de subsídio decisório para os profissionais do campo museal, tanto por meio das lacunas que identifica, quanto pelas boas práticas que destaca, que podem servir de inspiração na gestão e na preservação do nosso precioso patrimônio audiovisual brasileiro. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-11-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-02T16:40:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-02T16:40:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/52708 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/52708 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52708/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Isac_A%20Presen%c3%a7a%20dos%20Museus%20da%20Imagem%20e%20do%20Som%20na%20Web.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52708/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4ed6297e7cd52f4e14339d7fd8732138 cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589193068183552 |