spelling |
Antonio Artur de SouzaNilson Tadeu Ramos NunesDavid Jose Ahouagi V de MagalhaesHudson Fernandes AmaralRodrigo de Abreu Vieira2019-08-10T16:24:10Z2019-08-10T16:24:10Z2015-02-27http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2LFUKA matriz de transportes brasileira é significativamente desbalanceada se comparada à de outros países com dimensões semelhantes, tais como Rússia, Canadá, EUA e Austrália. Este resultado é agravado pelos baixos investimentos aportados na infraestrutura nacional de transportes após a década de 1970. O modo rodoviário no Brasil é predominante, inclusive para cargas transportadas por grandes distâncias, quando é menos eficiente. Visando contrapor essa realidade e demonstrar parâmetros técnicos e financeiros que vislumbrem a utilização de outros modos de transporte em operações logísticas de carga, esta dissertação analisa a viabilidade da utilização da ferrovia e da cabotagem no transporte de automóveis novos, das fábricas às suas respectivas concessionárias. Para isso, pauta-se pela análise das operações de transporte de automóveis atualmente realizadas no Brasil e no exterior, pela atual capacidade de tráfego dos setores ferroviários e portuários, pela seleção dos equipamentos mais apropriados no uso da intermodalidade e pela análise dos custos rodoviários, ferroviários e marítimos, avaliando a viabilidade das operações propostas. Este estudo difere de outros em função da sua proposição e da sua avaliação financeira para implementação da intermodalidade rodoferroviária ou do uso da cabotagem no transporte de automóveis, através de equipamentos e operações usuais no exterior, mas ainda inéditos no Brasil. O estudo de caso para validação do modelo foi feito a partir de uma montadora de automóveis, localizada no estado de São Paulo, e de suas concessionárias no estado de Pernambuco. Os resultados obtidos retratam potenciais ganhos econômicos nas duas alternativas consideradas, a ferrovia e a cabotagem, em comparação à forma como atualmente é feito o transporte de automóveis. As pesquisas de novas tecnologias no ambiente logístico visam modernizar os transportes, reduzindo seus custos e aumentando a confiabilidade, a eficiência e a segurança de cargas e pessoas.The Brazilian transport network is significantly unbalanced, when compared to other countries of similar size, like Russia, Canada, USA, and Australia. This result is aggravated by the low investments in national transport infrastructure after the 70s. The road mode is predominant in Brazil in detriment to others, even when cargo is transported over long distances, where this method is less efficient. Aiming to counter this reality and to demonstrate technical and financial parameters that envisage the use of other transport modes in cargo logistics operations, this dissertation examined the feasibility of using railroad and cabotage for the transportation of new cars, from the plants to their respective dealers. To this end, it guide itself in the analysis of vehicle transportation operations currently performed in Brazil and abroad, in the current traffic capacity of the railway and port sectors, in the selection of the most suitable equipment in the use of intermodality, in road, rail and sea costs analysis in order to evaluate the feasibility of the suggested operations. This study differs from others because of its proposition and financial evaluation for the implementation of road-rail intermodality or for the use of cabotage in car transportation, through equipment and operation that are usual abroad, but still not seen in Brazil. The case study for model validation was an automaker, located in the state of São Paulo, and its dealers in the state of Pernambuco. The results depict potential economic gain in the two alternatives considered railroad and cabotage compared to how the car transportation is currently performed. The research of new technologies in the logistics area aim to modernize the transport, reducing costs and increasing reliability, efficiency and security of both cargo and people.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAutomóveis TransporteEngenharia de transportesLogística empresarialTransporte ferroviárioTransporte marítimoCabotagemLogísticaTransporte de cargasIntermodalidadeFerroviasAutomóveisEstudo de viabilidadeAvaliação da viabilidade econômico-financeira do transporte intermodal de automóveis: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALgeotecniatransportes_rodrigoabreuvieira_dissertacaomestrado.pdfapplication/pdf3632295https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2LFUK/1/geotecniatransportes_rodrigoabreuvieira_dissertacaomestrado.pdfa11ad2dc4fe895a26c128d5913926f5cMD51TEXTgeotecniatransportes_rodrigoabreuvieira_dissertacaomestrado.pdf.txtgeotecniatransportes_rodrigoabreuvieira_dissertacaomestrado.pdf.txtExtracted texttext/plain346238https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2LFUK/2/geotecniatransportes_rodrigoabreuvieira_dissertacaomestrado.pdf.txt442397f8557df32c127b8f19f5408c76MD521843/BUBD-A2LFUK2020-01-30 16:29:10.424oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2LFUKRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-30T19:29:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|