Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Maycoln Leôni Martins TeodoroFabiana Maris Versuti-StoqueCamila Graciella Santos GomesMaria Luisa Magalhaes NogueiraAdriano César Machado PereiraLaisa Marcorela Andreoli SartesAline Abreu e Andrade2019-08-11T20:44:41Z2019-08-11T20:44:41Z2017-02-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AQGHXDO funcionamento adequado de uma equipe de tratamento requer essencialmente uma comunicação eficaz entre todos os envolvidos. A formação de uma grande rede de profissionais em torno do paciente, diante de quadros complexos como o Transtorno do Espectro Autista, aumenta a demanda de comunicação necessária à condução de um tratamento coeso e consistente. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo desenvolver e avaliar um aplicativo de comunicação de metas entre cuidadores e profissionais de saúde no tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Para tal, a pesquisa foi conduzida em três etapas. Inicialmente foi realizada uma revisão integrativa da literatura sobre os estudos que enfocavam a temática da comunicação de equipe no tratamento de crianças com necessidades especiais. Utilizou-se as bases de dados PsyArticles (APA), ScienceDirect (Elsevier), Springer, SAGE Journals Online, Oxford Journals e Scielo. Foram analisados oito artigos e os resultados indicaram uma maioria de estudos exploratórios sobre o tema, em detrimento das pesquisas propositivas. Diante disso, foi conduzido um estudo tendo em vista a elaboração de um recurso de comunicação entre pais e profissionais. Para tal, foi realizada a identificação de fatores facilitadores e dificultadores do uso, a elaboração de uma versão de teste da ferramenta de comunicação e lembrete de metas e um estudo piloto sobre a sua utilização. O resultado da pesquisa foi a criação do Sistema de Transparência de Equipe entre Pais e Profissionais. Utilizando-se deste aplicativo, foi realizada a terceira etapa da pesquisa, que enfocou compreender o funcionamento da comunicação entre a equipe de tratamento de crianças com TEA e avaliar os possíveis impactos da introdução um aplicativo de comunicação e lembrete de metas entre os pais e a equipe de tratamento. Participaram do estudo 30 equipes de tratamento e o mesmo foi conduzido com delineamento longitudinal. Os resultados encontrados sugerem um aumento da comunicação dos cuidadores com os profissionais após o período de uso do aplicativo. Também foi identificada associação entre a frequência de uso do recurso pelos profissionais e a satisfação dos cuidadores com o aplicativo. No entanto, os resultados apontam para uma baixa frequência de comunicação dentro das equipes, bem como dificuldades dos usuários na adesão ao aplicativo. Diante disso, é necessária a realização de novos estudos que deem continuidade às questões levantadas sobre a temática da comunicação de equipe.The proper functioning of a treatment team essentially requires effective communication between all involved. The formation of a large professional network around the patient, faced with complex conditions such as autism spectrum disorder, increases the communication demand necessary to conduct a cohesive and consistent treatment. Therefore, the present study aimed to develop and evaluate a goal communication application among caregivers and health professionals in the treatment of people with autism spectrum disorder. The research was conducted in three stages. Initially, an integrative literature review was carried out on the studies that focused on the theme of team communication in the treatment of children with special needs. The databases PsyArticles (APA), ScienceDirect (Elsevier), Springer, SAGE Journals Online, Oxford Journals and Scielo were used. Eight articles were analyzed and the results indicated a majority of exploratory studies, to the detriment of the propositive researches. Therefore, a study was conducted to develop a communication resource between parents and professionals. It was carried out the identification of facilitating and difficult factors of the use, the elaboration of a test version of the communication tool and a pilot study on its use. The result of the research was the creation of the System of Team Transparency between Parents and Professionals. Using this application, the third stage of the research was carried out, focused on understanding the functioning of the communication between the treatment team of children with ASD and evaluating the possible impacts of introducing a communication and goal reminder application between parents and treatment team. Thirty treatment teams participated in the study, that was conducted with a longitudinal design. The results suggest an increase in the communication of the caregivers with the professionals after the period of use of the application. We also identified an association between the frequency of use of the application by professionals and the satisfaction of caregivers with the resource. However, the results point to a low frequency of communication within the teams, as well as users' difficulties in adhering to the application. In view of this, it is necessary to carry out new studies that continue the issues raised on the theme of team communication.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGComunicaçãoAutismoFamíliaPsicologiaTranstorno do Espectro AutistaTecnologiaComunicaçãoEquipe de assistência ao pacienteDesenvolvimento e avaliação de um aplicativo de comunicação de metas entre cuidadores e profissionais de saúde no tratamento de pessoas com transtorno do espectro autistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_doutorado.pdfapplication/pdf2266045https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AQGHXD/1/tese_doutorado.pdf57080281d2a912dac1aa947b6a8d621bMD51TEXTtese_doutorado.pdf.txttese_doutorado.pdf.txtExtracted texttext/plain237283https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AQGHXD/2/tese_doutorado.pdf.txta41c8bdce9c905ef0bff3dec1982d81aMD521843/BUBD-AQGHXD2020-01-29 14:55:56.912oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AQGHXDRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-29T17:55:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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