Da inter-relação entre fotodocumentário e fotomontagem: a experiência de Pedro Meyer em Truths & fictions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Carolina Lima Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9ZMG5
Resumo: Em 1995, o fotógrafo mexicano Pedro Meyer lançou o projeto Truths & fictions: a journey from documentary to digital photography, no qual, ao aliar o registro fotográfico às manipulações digitais, criou imagens que alteravam os elementos do mundo e lhes concediam outra configuração, sem abandonar sua alusão à realidade social dos universos retratados (os Estados Unidos e o México). Ao promover a interpenetração entre fotodocumentário e fotomontagem, a obra de Meyer questionou a maneira com que a fotografia vinha sendo historicamente convocada para representar o real. Esta tese se propõe a discutir o modo como o trabalho do fotógrafo se integrou ao campo do documentário, contribuindo para remodela-lo. Para isso, duas estratégias metodológicas são utilizadas: a revisão bibliográfica, com o propósito delimitar os pontos principais das teorias e dos conceitos sobre os quais a obra está sedimentado; e a pesquisa direta, com a análise do corpus constituído das fotografias publicadas no livro Truths & fictions, a fim de observar como os contornos teóricos antes demarcados estão aí postos a funcionar. Por meio delas, elabora-se um percurso histórico, conceitual e analítico capaz de identificar as particularidades desse trabalho, em especial no que diz respeito a sua natureza documental, reconfigurada pelo procedimento da montagem.
id UFMG_9aaaf79f6999dc664d04055969a64cd9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9ZMG5
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Cesar Geraldo GuimaraesAnna Karina Castanheira BartolomeuAndré Guimarães BrasilAdolfo Enrique Cifuentes PorrasMauricio LissovskyJosé Benjamim Picado Sousa e SilvaAna Carolina Lima Santos2019-08-10T08:02:10Z2019-08-10T08:02:10Z2014-06-10http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9ZMG5Em 1995, o fotógrafo mexicano Pedro Meyer lançou o projeto Truths & fictions: a journey from documentary to digital photography, no qual, ao aliar o registro fotográfico às manipulações digitais, criou imagens que alteravam os elementos do mundo e lhes concediam outra configuração, sem abandonar sua alusão à realidade social dos universos retratados (os Estados Unidos e o México). Ao promover a interpenetração entre fotodocumentário e fotomontagem, a obra de Meyer questionou a maneira com que a fotografia vinha sendo historicamente convocada para representar o real. Esta tese se propõe a discutir o modo como o trabalho do fotógrafo se integrou ao campo do documentário, contribuindo para remodela-lo. Para isso, duas estratégias metodológicas são utilizadas: a revisão bibliográfica, com o propósito delimitar os pontos principais das teorias e dos conceitos sobre os quais a obra está sedimentado; e a pesquisa direta, com a análise do corpus constituído das fotografias publicadas no livro Truths & fictions, a fim de observar como os contornos teóricos antes demarcados estão aí postos a funcionar. Por meio delas, elabora-se um percurso histórico, conceitual e analítico capaz de identificar as particularidades desse trabalho, em especial no que diz respeito a sua natureza documental, reconfigurada pelo procedimento da montagem.En 1995, el fotógrafo mexicano Pedro Meyer presentó un proyecto, titulado Truths & fictions: a journey from documentary to digital photography, en que, combinando el registro fotográfico a manipulaciones digitales, creó imágenes que tomaron elementos del mundo con el fin de cambiarlos y conformarlos de otra forma, aunque concerniente a las realidades sociales retratadas (de los Estados Unidos de América y México). De esa manera, la obra de Meyer he promovido la interpenetración entre el fotodocumental y el fotomontaje y, a través de esa articulación, he sugerido una reflexión sobre cómo la fotografía estaba siendo utilizada históricamente en la condición de una representación del real. Esta tesis intenta examinar cómo el trabajo del fotógrafo integró el campo del documental, contribuyendo a remodelarlo. Para eso, son utilizados dos estrategias metodológicas: la revisión bibliográfica, con el objetivo de delimitar los puntos principales de las teórias y conceptos sobre los cuales el proyecto está arraigado; y la investigación directa, con el análisis del corpus compuesto de las fotografías publicadas en el libro Truths & fictions, en orden de observar cómo los contornos teóricos antes demarcados están ahí presentes. Así, un marco histórico, conceptual y analítico capaz de identificar las particularidades de esa obra es elaborado, especialmente con respecto a su naturaleza documental, reconfigurada por el procedimiento de montaje.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMeyer, Pedro, 1935- Truths & fictionsFotomontagemComunicaçãoFotografia MéxicoFotodocumentárioFotomontagemPedro MeyerFotografia mexicanaFotografiaDa inter-relação entre fotodocumentário e fotomontagem: a experiência de Pedro Meyer em Truths & fictionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALana_carolina_lima_santos___da_inter_rela__o_entre_fotodocument_rio_e__fotodocument_rio__a_experien.pdfapplication/pdf8635929https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9ZMG5/1/ana_carolina_lima_santos___da_inter_rela__o_entre_fotodocument_rio_e__fotodocument_rio__a_experien.pdfb5e93fc3b78fe765806ef24c6082b603MD51TEXTana_carolina_lima_santos___da_inter_rela__o_entre_fotodocument_rio_e__fotodocument_rio__a_experien.pdf.txtana_carolina_lima_santos___da_inter_rela__o_entre_fotodocument_rio_e__fotodocument_rio__a_experien.pdf.txtExtracted texttext/plain455166https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9ZMG5/2/ana_carolina_lima_santos___da_inter_rela__o_entre_fotodocument_rio_e__fotodocument_rio__a_experien.pdf.txtfa67177e12419d6daaeb0e46d9b789e3MD521843/BUBD-A9ZMG52019-11-14 03:56:31.722oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9ZMG5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:56:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da inter-relação entre fotodocumentário e fotomontagem: a experiência de Pedro Meyer em Truths & fictions
title Da inter-relação entre fotodocumentário e fotomontagem: a experiência de Pedro Meyer em Truths & fictions
spellingShingle Da inter-relação entre fotodocumentário e fotomontagem: a experiência de Pedro Meyer em Truths & fictions
Ana Carolina Lima Santos
Fotodocumentário
Fotomontagem
Pedro Meyer
Fotografia mexicana
Fotografia
Meyer, Pedro, 1935- Truths & fictions
Fotomontagem
Comunicação
Fotografia México
title_short Da inter-relação entre fotodocumentário e fotomontagem: a experiência de Pedro Meyer em Truths & fictions
title_full Da inter-relação entre fotodocumentário e fotomontagem: a experiência de Pedro Meyer em Truths & fictions
title_fullStr Da inter-relação entre fotodocumentário e fotomontagem: a experiência de Pedro Meyer em Truths & fictions
title_full_unstemmed Da inter-relação entre fotodocumentário e fotomontagem: a experiência de Pedro Meyer em Truths & fictions
title_sort Da inter-relação entre fotodocumentário e fotomontagem: a experiência de Pedro Meyer em Truths & fictions
author Ana Carolina Lima Santos
author_facet Ana Carolina Lima Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cesar Geraldo Guimaraes
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Anna Karina Castanheira Bartolomeu
dc.contributor.referee1.fl_str_mv André Guimarães Brasil
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Adolfo Enrique Cifuentes Porras
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Mauricio Lissovsky
dc.contributor.referee4.fl_str_mv José Benjamim Picado Sousa e Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Carolina Lima Santos
contributor_str_mv Cesar Geraldo Guimaraes
Anna Karina Castanheira Bartolomeu
André Guimarães Brasil
Adolfo Enrique Cifuentes Porras
Mauricio Lissovsky
José Benjamim Picado Sousa e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Fotodocumentário
Fotomontagem
Pedro Meyer
Fotografia mexicana
Fotografia
topic Fotodocumentário
Fotomontagem
Pedro Meyer
Fotografia mexicana
Fotografia
Meyer, Pedro, 1935- Truths & fictions
Fotomontagem
Comunicação
Fotografia México
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Meyer, Pedro, 1935- Truths & fictions
Fotomontagem
Comunicação
Fotografia México
description Em 1995, o fotógrafo mexicano Pedro Meyer lançou o projeto Truths & fictions: a journey from documentary to digital photography, no qual, ao aliar o registro fotográfico às manipulações digitais, criou imagens que alteravam os elementos do mundo e lhes concediam outra configuração, sem abandonar sua alusão à realidade social dos universos retratados (os Estados Unidos e o México). Ao promover a interpenetração entre fotodocumentário e fotomontagem, a obra de Meyer questionou a maneira com que a fotografia vinha sendo historicamente convocada para representar o real. Esta tese se propõe a discutir o modo como o trabalho do fotógrafo se integrou ao campo do documentário, contribuindo para remodela-lo. Para isso, duas estratégias metodológicas são utilizadas: a revisão bibliográfica, com o propósito delimitar os pontos principais das teorias e dos conceitos sobre os quais a obra está sedimentado; e a pesquisa direta, com a análise do corpus constituído das fotografias publicadas no livro Truths & fictions, a fim de observar como os contornos teóricos antes demarcados estão aí postos a funcionar. Por meio delas, elabora-se um percurso histórico, conceitual e analítico capaz de identificar as particularidades desse trabalho, em especial no que diz respeito a sua natureza documental, reconfigurada pelo procedimento da montagem.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T08:02:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T08:02:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9ZMG5
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9ZMG5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9ZMG5/1/ana_carolina_lima_santos___da_inter_rela__o_entre_fotodocument_rio_e__fotodocument_rio__a_experien.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9ZMG5/2/ana_carolina_lima_santos___da_inter_rela__o_entre_fotodocument_rio_e__fotodocument_rio__a_experien.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b5e93fc3b78fe765806ef24c6082b603
fa67177e12419d6daaeb0e46d9b789e3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589494243328000