Crenças de duas professoras de inglês em pré-serviço a respeito de falantes de língua inglesa e de suas respectivas culturas: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6YWJE9 |
Resumo: | Esta pesquisa, realizada em um Centro de Extensão de uma universidade pública da região sudeste do Brasil, teve como objetivos (1) identificar e analisar as crenças que duas professoras de inglês em pré-serviço possuem em relação aos falantes de língua inglesa e de suas respectivas culturas e (2) tentar compreender como estas crenças são justificadas pelas professoras. O referencial teórico apoiou-se em estudos da área de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras que tiveram como foco de investigação a questão das crenças (Pajares, 1992; Gimenez, 1994; Johnson, 1994; Barcelos, 1995; Almeida Filho, 1999; Horwitz, 1999; Silva, 2001) e da identidade, considerando também a questão das comunidades imaginadas (imagined communities), (Hall, 1997; Rajagopalan, 2003; Norton, 2001; Kanno e Norton, 2003; Brun, 2004; Murphey, Jin e Li-Chi, 2004), ao longo do processo de ensinar/aprender línguas. A metodologia escolhida foi o estudo decaso e os seguintes instrumentos de coleta de dados foram utilizados: questionário, entrevista, observações de aulas, acompanhadas de anotações de campo e gravações em áudio, e grupo de discussão. Os resultados sugerem que as professoras participantes, de modo geral, possuem crenças e justificativas semelhantes em relação aos norte-americanos e irlandeses, e suas culturas, demonstrando uma identificação parcial com os Estados Unidos e uma identificação plena com a Irlanda, as duas comunidades imaginadas mais citadas. Esse estudo indica para a importância de considerarmos seriamente as crenças de alunos e professores de línguas a respeito de suas comunidades imaginadas, uma vez que estas são capazes de estimular ou dificultar o investimento ao longo do processo de ensino/aprendizagem. |
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Ana Maria ChiariniAna Maria Ferreira BarcelosCarlos Alberto GohnTatiana Diello Borges2019-08-14T01:31:25Z2019-08-14T01:31:25Z2007-03-20http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6YWJE9Esta pesquisa, realizada em um Centro de Extensão de uma universidade pública da região sudeste do Brasil, teve como objetivos (1) identificar e analisar as crenças que duas professoras de inglês em pré-serviço possuem em relação aos falantes de língua inglesa e de suas respectivas culturas e (2) tentar compreender como estas crenças são justificadas pelas professoras. O referencial teórico apoiou-se em estudos da área de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras que tiveram como foco de investigação a questão das crenças (Pajares, 1992; Gimenez, 1994; Johnson, 1994; Barcelos, 1995; Almeida Filho, 1999; Horwitz, 1999; Silva, 2001) e da identidade, considerando também a questão das comunidades imaginadas (imagined communities), (Hall, 1997; Rajagopalan, 2003; Norton, 2001; Kanno e Norton, 2003; Brun, 2004; Murphey, Jin e Li-Chi, 2004), ao longo do processo de ensinar/aprender línguas. A metodologia escolhida foi o estudo decaso e os seguintes instrumentos de coleta de dados foram utilizados: questionário, entrevista, observações de aulas, acompanhadas de anotações de campo e gravações em áudio, e grupo de discussão. Os resultados sugerem que as professoras participantes, de modo geral, possuem crenças e justificativas semelhantes em relação aos norte-americanos e irlandeses, e suas culturas, demonstrando uma identificação parcial com os Estados Unidos e uma identificação plena com a Irlanda, as duas comunidades imaginadas mais citadas. Esse estudo indica para a importância de considerarmos seriamente as crenças de alunos e professores de línguas a respeito de suas comunidades imaginadas, uma vez que estas são capazes de estimular ou dificultar o investimento ao longo do processo de ensino/aprendizagem.This research was carried out at an Extension Center at a Government-owned university in southeastern Brazil and it aimed at (1) identifying and analyzing the beliefs held by two pre-service English teachers about English speakers and their respective cultures and at (2) understanding how these teachers justify such beliefs. The theoretical framework was based on studies in the field of foreign language teaching/learning that focused on the issue of beliefs (Pajares, 1992; Gimenez, 1994; Johnson, 1994; Barcelos, 1995; Almeida Filho, 1999; Horwitz, 1999; Silva, 2001) and identity, also taking into account the issue of imagined communities (Hall, 1997; Rajagopalan, 2003; Norton, 2001; Kanno e Norton, 2003; Brun, 2004; Murphey, Jin e Li-Chi, 2004). The case study methodology was employed and the following data collection tools were used: questionnaires, interviews, class observations (supported by field notes and audio recordings), and group discussion. The results obtained suggest that the teachers beliefs and justifications about North-American and Irish people, as well as about their culture, are in general similar. Results also showed that both teachers identify themselves partially with the United States and fully with the Ireland, the two most oft-mentioned imagined communities. This study shows how important it is to seriously engage both language learners and teachers beliefs about their imagined communities, as these can encourage or hinder students and teachers investment in the languageteaching/learning process.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAprendizagemProfessores de línguas FormaçãoLíngua inglesa Estudo e ensinoLinguagem e culturaCrençasEnsino de língua inglesaCrenças de duas professoras de inglês em pré-serviço a respeito de falantes de língua inglesa e de suas respectivas culturas: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtatiana_borges_diss.pdfapplication/pdf686233https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6YWJE9/1/tatiana_borges_diss.pdf2c3679a46a1c5d68a5e4d7c08e4cd1faMD51TEXTtatiana_borges_diss.pdf.txttatiana_borges_diss.pdf.txtExtracted texttext/plain341678https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6YWJE9/2/tatiana_borges_diss.pdf.txt4e6c223fc7d85690b921f67a91dabb4aMD521843/ALDR-6YWJE92019-11-14 20:37:45.377oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-6YWJE9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:37:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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