Crenças de duas professoras de inglês em pré-serviço a respeito de falantes de língua inglesa e de suas respectivas culturas: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tatiana Diello Borges
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6YWJE9
Resumo: Esta pesquisa, realizada em um Centro de Extensão de uma universidade pública da região sudeste do Brasil, teve como objetivos (1) identificar e analisar as crenças que duas professoras de inglês em pré-serviço possuem em relação aos falantes de língua inglesa e de suas respectivas culturas e (2) tentar compreender como estas crenças são justificadas pelas professoras. O referencial teórico apoiou-se em estudos da área de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras que tiveram como foco de investigação a questão das crenças (Pajares, 1992; Gimenez, 1994; Johnson, 1994; Barcelos, 1995; Almeida Filho, 1999; Horwitz, 1999; Silva, 2001) e da identidade, considerando também a questão das comunidades imaginadas (imagined communities), (Hall, 1997; Rajagopalan, 2003; Norton, 2001; Kanno e Norton, 2003; Brun, 2004; Murphey, Jin e Li-Chi, 2004), ao longo do processo de ensinar/aprender línguas. A metodologia escolhida foi o estudo decaso e os seguintes instrumentos de coleta de dados foram utilizados: questionário, entrevista, observações de aulas, acompanhadas de anotações de campo e gravações em áudio, e grupo de discussão. Os resultados sugerem que as professoras participantes, de modo geral, possuem crenças e justificativas semelhantes em relação aos norte-americanos e irlandeses, e suas culturas, demonstrando uma identificação parcial com os Estados Unidos e uma identificação plena com a Irlanda, as duas comunidades imaginadas mais citadas. Esse estudo indica para a importância de considerarmos seriamente as crenças de alunos e professores de línguas a respeito de suas comunidades imaginadas, uma vez que estas são capazes de estimular ou dificultar o investimento ao longo do processo de ensino/aprendizagem.
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