O Design do filme

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claudia Stancioli Costa Couto
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-73BKFS
Resumo: Investiga-se a aplicação do conceito de design ao cinema, e a influência da tecnologia no design do filme. O cinema pode ser visto como a (re)criação de mundos artificiais em seqüências de pedaços de espaço. Verificou-se que o filme também pode ser visto como um sistema de identidade visual. O transporte de conceitos de design para o cinema ajudou a unir departamentos separados sob um olhar unificado. O design de produção define a atmosfera geral do filme através da conjugação de elementos visuais como cenário, luz, figurino. O cenário é o elemento mais visível do conjunto visual, e pode ser acrescido de significado, e manipulado para comunicar visualmente certos aspectos da narrativa. Pesquisou-se a origem da aplicação do design ao filme através da análise da evolução da cenografia. Verificou-se que em vários filmes considerados importantes para a área de direção de arte/design de produção, a tecnologia disponívelfoi empregada para incrementar a qualidade da imagem tanto tecnicamente, quanto esteticamente. As análises descritivas de alguns desses filmes demonstraram que a tecnologia expande os limites da criação ao permitir a edição do espaço cenográfico através da composição de imagens de diferentes origens. Concluiu-se que a conjunção entre design e tecnologia abre novos caminhos na criação de cenários e criaturas digitais, e que a tecnologia enriquece a experiência cinematográfica quando utilizada como uma ferramenta de auxílio, e não apenas como a atração principal.
id UFMG_9b20ed0a1287d3516ce042b9e8858b0d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VPQZ-73BKFS
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Heitor Capuzzo FilhoAna Lucia Menezes de AndradePaulo Antonio PereiraDilma de Melo SilvaClaudia Stancioli Costa Couto2019-08-14T10:34:20Z2019-08-14T10:34:20Z2004-12-06http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-73BKFSInvestiga-se a aplicação do conceito de design ao cinema, e a influência da tecnologia no design do filme. O cinema pode ser visto como a (re)criação de mundos artificiais em seqüências de pedaços de espaço. Verificou-se que o filme também pode ser visto como um sistema de identidade visual. O transporte de conceitos de design para o cinema ajudou a unir departamentos separados sob um olhar unificado. O design de produção define a atmosfera geral do filme através da conjugação de elementos visuais como cenário, luz, figurino. O cenário é o elemento mais visível do conjunto visual, e pode ser acrescido de significado, e manipulado para comunicar visualmente certos aspectos da narrativa. Pesquisou-se a origem da aplicação do design ao filme através da análise da evolução da cenografia. Verificou-se que em vários filmes considerados importantes para a área de direção de arte/design de produção, a tecnologia disponívelfoi empregada para incrementar a qualidade da imagem tanto tecnicamente, quanto esteticamente. As análises descritivas de alguns desses filmes demonstraram que a tecnologia expande os limites da criação ao permitir a edição do espaço cenográfico através da composição de imagens de diferentes origens. Concluiu-se que a conjunção entre design e tecnologia abre novos caminhos na criação de cenários e criaturas digitais, e que a tecnologia enriquece a experiência cinematográfica quando utilizada como uma ferramenta de auxílio, e não apenas como a atração principal.This work investigates how to apply the concept of design to the movies, and the influence of technology on film design. Film can be seen as the (re)creation of artificial worlds in sequences of pieces of space. It was verified that film can also be seen as a visual identity system. The ransportation of design concepts to cinema has helped to unite separate departments under a unified look. The production design defines the overall look of a film through the combination of visual elements such as the set design, the lighting, and the costume design. Sets are the most notable element of the visual group, and it can be attributed with meaning, as well as be manipulated to visually communicate certain aspects of a film´s narrative. The origin of the use of the designconcept in the movies was researched through the analysis of set design evolution. It was verified that many of the films that are important in the art direction/production design area, had used the available technology to enhance the image´s quality both technically and aesthetically. Descriptive analysis of some of these films have shown that technology expands the limits of creativity, by allowing the editing of cinematicspace through the combining of images from different sources. Finally, it was concluded that the conjunction of design and technology opens new ways for the creation of digital sets, as well as digital creatures, and also that technology enhances the cinematic experience when it is used as a handy tool as opposed to the main attraction.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCinema e tecnologiaDesign de filmesCinema Direção e produçãoCinema Cenografia e cenáriosDesign cenografia direção de arte design de produção cinematecnologia tecnologia digitalO Design do filmeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALo_design_do_filme.pdfapplication/pdf12670910https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-73BKFS/1/o_design_do_filme.pdf11c81df4cae09b4290b89720327f58b0MD51TEXTo_design_do_filme.pdf.txto_design_do_filme.pdf.txtExtracted texttext/plain211059https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-73BKFS/2/o_design_do_filme.pdf.txt47f1e300e7c8bb346124237e13cbbb0fMD521843/VPQZ-73BKFS2019-11-14 03:42:23.009oai:repositorio.ufmg.br:1843/VPQZ-73BKFSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:42:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Design do filme
title O Design do filme
spellingShingle O Design do filme
Claudia Stancioli Costa Couto
Design cenografia direção de arte design de produção cinema
tecnologia tecnologia digital
Cinema e tecnologia
Design de filmes
Cinema Direção e produção
Cinema Cenografia e cenários
title_short O Design do filme
title_full O Design do filme
title_fullStr O Design do filme
title_full_unstemmed O Design do filme
title_sort O Design do filme
author Claudia Stancioli Costa Couto
author_facet Claudia Stancioli Costa Couto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Heitor Capuzzo Filho
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ana Lucia Menezes de Andrade
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Paulo Antonio Pereira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Dilma de Melo Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Claudia Stancioli Costa Couto
contributor_str_mv Heitor Capuzzo Filho
Ana Lucia Menezes de Andrade
Paulo Antonio Pereira
Dilma de Melo Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Design cenografia direção de arte design de produção cinema
tecnologia tecnologia digital
topic Design cenografia direção de arte design de produção cinema
tecnologia tecnologia digital
Cinema e tecnologia
Design de filmes
Cinema Direção e produção
Cinema Cenografia e cenários
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Cinema e tecnologia
Design de filmes
Cinema Direção e produção
Cinema Cenografia e cenários
description Investiga-se a aplicação do conceito de design ao cinema, e a influência da tecnologia no design do filme. O cinema pode ser visto como a (re)criação de mundos artificiais em seqüências de pedaços de espaço. Verificou-se que o filme também pode ser visto como um sistema de identidade visual. O transporte de conceitos de design para o cinema ajudou a unir departamentos separados sob um olhar unificado. O design de produção define a atmosfera geral do filme através da conjugação de elementos visuais como cenário, luz, figurino. O cenário é o elemento mais visível do conjunto visual, e pode ser acrescido de significado, e manipulado para comunicar visualmente certos aspectos da narrativa. Pesquisou-se a origem da aplicação do design ao filme através da análise da evolução da cenografia. Verificou-se que em vários filmes considerados importantes para a área de direção de arte/design de produção, a tecnologia disponívelfoi empregada para incrementar a qualidade da imagem tanto tecnicamente, quanto esteticamente. As análises descritivas de alguns desses filmes demonstraram que a tecnologia expande os limites da criação ao permitir a edição do espaço cenográfico através da composição de imagens de diferentes origens. Concluiu-se que a conjunção entre design e tecnologia abre novos caminhos na criação de cenários e criaturas digitais, e que a tecnologia enriquece a experiência cinematográfica quando utilizada como uma ferramenta de auxílio, e não apenas como a atração principal.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T10:34:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T10:34:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-73BKFS
url http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-73BKFS
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-73BKFS/1/o_design_do_filme.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-73BKFS/2/o_design_do_filme.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 11c81df4cae09b4290b89720327f58b0
47f1e300e7c8bb346124237e13cbbb0f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676618435919872