Indicadores do gênero educativo no programa de rádio ciência na favela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Paula Bossler da Costa
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85VN6A
Resumo: Neste trabalho, identificamos os indicadores do gênero educativo no programa de rádio Ciência na Favela, veiculado pela Rádio Educativa Favela FM (106,7 MHz), em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foram analisados dois programas realizados no período entre maio de 2000 e abril de 2002 e textos poéticos apresentados na abertura dos programas. Nossa análise centrou-se na instância da produção e buscou identificar marcadores que explicitassem o contrato de comunicação do programa Ciência na Favela, e as possíveis estratégias de envolvimento e de desempacotamento dos temas em sub-temas; caracterizar os recursos midiáticos e estratégias discursivas utilizadas pela Apresentadora; recuperar as vozes no nível da locução e da enunciação. Na pesquisa realizada, identificamos como indicadores característicos do gênero educativo no rádio o compromisso firmado em fazer-compreender presente no contrato de comunicação, a manifestação predominante da voz identificada como a voz do professor, a voz identificada como voz do ouvinte servindo como pressuposto para organização do programa, assim como o desempacotamento linear do tema associado à predominância do modo descritivo na organização do discurso. Foram identificados como estratégias típicas do suporte radiofônico, o uso recorrente dos recursos prosódicos, conferindo ao discurso mudanças de entonação e na velocidade da fala, que visam suprir a ausência das imagens e gestual, assim como a redundância. A Apresentadora combina os recursos próprios do rádio com o repertório de práticas da escola, compondo assim a mise en scène discursiva. Concluímos que esses indicadores aproximam os programas analisados das práticas educativas próprias da sala de aula e que poderiam contribuir, quando identificados pela recepção, para que esses programas fossem identificados como programas educativos.
id UFMG_9b475db1d0e55d75e24d4fdaf8121d33
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85VN6A
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Silvania Sousa NascimentoNelson de Luca PrettoBernardo Jefferson de OliveiraAna Paula Bossler da Costa2019-08-14T02:28:21Z2019-08-14T02:28:21Z2004-03-31http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85VN6ANeste trabalho, identificamos os indicadores do gênero educativo no programa de rádio Ciência na Favela, veiculado pela Rádio Educativa Favela FM (106,7 MHz), em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foram analisados dois programas realizados no período entre maio de 2000 e abril de 2002 e textos poéticos apresentados na abertura dos programas. Nossa análise centrou-se na instância da produção e buscou identificar marcadores que explicitassem o contrato de comunicação do programa Ciência na Favela, e as possíveis estratégias de envolvimento e de desempacotamento dos temas em sub-temas; caracterizar os recursos midiáticos e estratégias discursivas utilizadas pela Apresentadora; recuperar as vozes no nível da locução e da enunciação. Na pesquisa realizada, identificamos como indicadores característicos do gênero educativo no rádio o compromisso firmado em fazer-compreender presente no contrato de comunicação, a manifestação predominante da voz identificada como a voz do professor, a voz identificada como voz do ouvinte servindo como pressuposto para organização do programa, assim como o desempacotamento linear do tema associado à predominância do modo descritivo na organização do discurso. Foram identificados como estratégias típicas do suporte radiofônico, o uso recorrente dos recursos prosódicos, conferindo ao discurso mudanças de entonação e na velocidade da fala, que visam suprir a ausência das imagens e gestual, assim como a redundância. A Apresentadora combina os recursos próprios do rádio com o repertório de práticas da escola, compondo assim a mise en scène discursiva. Concluímos que esses indicadores aproximam os programas analisados das práticas educativas próprias da sala de aula e que poderiam contribuir, quando identificados pela recepção, para que esses programas fossem identificados como programas educativos.In this work, we identifyed the indicators of educative class in radio broadcas Ciência na Favela, Educative Radio Favela FM (106,7 MHz), at Belo Horizonte Minas Gerais. Was examinated two Radio Shows between 2000, may to 2002, apri and poetic texts presented on their overtures. Our analyse concern in request o production and looking for boundaries that could clearing the communication convenant of this Radio Show Ciência na Favela, and praticables envolvemen devices and of unpacking themes in sub themes, define recourses of media and speaking strategys useds by the program Speaker, recovering the voices at level o locutionand assertion, identifying planning. In research, we find out like usual devices, of Radio Broadcast supports, the appellant use of prosodic recourses, conferring to speech intonation change and talk speed, wich aim to fill up the absence of images and gesture language like redundance. Was identified like typical indicators of educational class on Radio, the compromise in Doing Understand present at Communication Agreement, the prevailing manifestation of voice identified like Teacher´s Voice, the voice identified like Hearer´s Voice, serving as presupposition to stage the Radio Program, like linear unpacking of subjects, added with the predominancy o descriptive way on speaker´s speech settled with proper recourses of Radio Shows with pratical repertory of school, scoring a talker mise en scène. We concluded wich this indicators approach the analised Radio Broad Casts of educational class room usages and that could contribute, when identifieds by reception , to make this Radio Shows rejecteds by audience.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRádio Favela (Belo Horizonte, MG)Radio na educaçãoEnsino audiovisualEducaçãoTecnologia educacionalCiência Estudo e ensinoRádio educativa favelaIndicadores do gênero educativo no programa de rádio ciência na favelainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta_ao_bossler.pdfapplication/pdf1172877https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85VN6A/1/disserta_ao_bossler.pdf7c83136d48477ff58180937f301c3f14MD51TEXTdisserta_ao_bossler.pdf.txtdisserta_ao_bossler.pdf.txtExtracted texttext/plain383889https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85VN6A/2/disserta_ao_bossler.pdf.txt30e195996b053bb296251261b89918aeMD521843/FAEC-85VN6A2019-11-14 12:07:04.913oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85VN6ARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:07:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Indicadores do gênero educativo no programa de rádio ciência na favela
title Indicadores do gênero educativo no programa de rádio ciência na favela
spellingShingle Indicadores do gênero educativo no programa de rádio ciência na favela
Ana Paula Bossler da Costa
Rádio educativa favela
Rádio Favela (Belo Horizonte, MG)
Radio na educação
Ensino audiovisual
Educação
Tecnologia educacional
Ciência Estudo e ensino
title_short Indicadores do gênero educativo no programa de rádio ciência na favela
title_full Indicadores do gênero educativo no programa de rádio ciência na favela
title_fullStr Indicadores do gênero educativo no programa de rádio ciência na favela
title_full_unstemmed Indicadores do gênero educativo no programa de rádio ciência na favela
title_sort Indicadores do gênero educativo no programa de rádio ciência na favela
author Ana Paula Bossler da Costa
author_facet Ana Paula Bossler da Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silvania Sousa Nascimento
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Nelson de Luca Pretto
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bernardo Jefferson de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Paula Bossler da Costa
contributor_str_mv Silvania Sousa Nascimento
Nelson de Luca Pretto
Bernardo Jefferson de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Rádio educativa favela
topic Rádio educativa favela
Rádio Favela (Belo Horizonte, MG)
Radio na educação
Ensino audiovisual
Educação
Tecnologia educacional
Ciência Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Rádio Favela (Belo Horizonte, MG)
Radio na educação
Ensino audiovisual
Educação
Tecnologia educacional
Ciência Estudo e ensino
description Neste trabalho, identificamos os indicadores do gênero educativo no programa de rádio Ciência na Favela, veiculado pela Rádio Educativa Favela FM (106,7 MHz), em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foram analisados dois programas realizados no período entre maio de 2000 e abril de 2002 e textos poéticos apresentados na abertura dos programas. Nossa análise centrou-se na instância da produção e buscou identificar marcadores que explicitassem o contrato de comunicação do programa Ciência na Favela, e as possíveis estratégias de envolvimento e de desempacotamento dos temas em sub-temas; caracterizar os recursos midiáticos e estratégias discursivas utilizadas pela Apresentadora; recuperar as vozes no nível da locução e da enunciação. Na pesquisa realizada, identificamos como indicadores característicos do gênero educativo no rádio o compromisso firmado em fazer-compreender presente no contrato de comunicação, a manifestação predominante da voz identificada como a voz do professor, a voz identificada como voz do ouvinte servindo como pressuposto para organização do programa, assim como o desempacotamento linear do tema associado à predominância do modo descritivo na organização do discurso. Foram identificados como estratégias típicas do suporte radiofônico, o uso recorrente dos recursos prosódicos, conferindo ao discurso mudanças de entonação e na velocidade da fala, que visam suprir a ausência das imagens e gestual, assim como a redundância. A Apresentadora combina os recursos próprios do rádio com o repertório de práticas da escola, compondo assim a mise en scène discursiva. Concluímos que esses indicadores aproximam os programas analisados das práticas educativas próprias da sala de aula e que poderiam contribuir, quando identificados pela recepção, para que esses programas fossem identificados como programas educativos.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T02:28:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T02:28:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85VN6A
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85VN6A
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85VN6A/1/disserta_ao_bossler.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85VN6A/2/disserta_ao_bossler.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7c83136d48477ff58180937f301c3f14
30e195996b053bb296251261b89918ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589314370600960