Omissão e invisibilidade da homofobia na escola tendo como ponto de partida o caso do adolescente Peterson Ricardo Teixeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/33189 |
Resumo: | Este artigo pretende analisar o caso do estudante Peterson Ricardo Teixeira de Oliveira, de 14 anos, cujo falecimento contém indícios fortes de relação com homofobia. Buscaremos observar basicamente dois fatores: a invisibilidade dada à questão da homofia, e a omissão da instituição de ensino e do estado frente ao assunto. Não queremos aqui buscar o culpado pela morte do estudante ou estigmatizar o sistema educacional, que, no geral, não está preparado para lidar com a diversidade sexual. O que buscaremos é analisar e compreender os elementos que orbitam no entorno desta omissão e negação da não heteronormatividade dentro das instituições educativas. Na introdução deste texto exporemos os motivos que nos inquietaram a abordar este assunto; também buscaremos definir o significado, que daremos nestas linhas, para o termo homofobia; assim, poderemos aplica-lo de uma maneira mais coerente com o acontecido com o estudante. Logo, iniciaremos um dialogo com as reportagens, que serão expostas na íntegra, afim de compreender como a homofobia se manifestou no caso do adolescente Peterson, em um contexto que conta com a participação da escola e do estado. |
id |
UFMG_9b4b032f0865efb32617913d1af3c10e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/33189 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Omissão e invisibilidade da homofobia na escola tendo como ponto de partida o caso do adolescente Peterson Ricardo TeixeiraHomofobiaEscolaInvisibilidadeHeteronormatividadePeterson RicardoEste artigo pretende analisar o caso do estudante Peterson Ricardo Teixeira de Oliveira, de 14 anos, cujo falecimento contém indícios fortes de relação com homofobia. Buscaremos observar basicamente dois fatores: a invisibilidade dada à questão da homofia, e a omissão da instituição de ensino e do estado frente ao assunto. Não queremos aqui buscar o culpado pela morte do estudante ou estigmatizar o sistema educacional, que, no geral, não está preparado para lidar com a diversidade sexual. O que buscaremos é analisar e compreender os elementos que orbitam no entorno desta omissão e negação da não heteronormatividade dentro das instituições educativas. Na introdução deste texto exporemos os motivos que nos inquietaram a abordar este assunto; também buscaremos definir o significado, que daremos nestas linhas, para o termo homofobia; assim, poderemos aplica-lo de uma maneira mais coerente com o acontecido com o estudante. Logo, iniciaremos um dialogo com as reportagens, que serão expostas na íntegra, afim de compreender como a homofobia se manifestou no caso do adolescente Peterson, em um contexto que conta com a participação da escola e do estado.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIACurso de Especialização em Gênero e Diversidade na EscolaUFMGAdriano Roberto Afonso do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/3464434450289459Jair Fortunato Dias Junior2020-04-09T10:51:32Z2020-04-09T10:51:32Z2016-05-10Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/33189porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2020-04-10T06:20:35Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/33189Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2020-04-10T06:20:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Omissão e invisibilidade da homofobia na escola tendo como ponto de partida o caso do adolescente Peterson Ricardo Teixeira |
title |
Omissão e invisibilidade da homofobia na escola tendo como ponto de partida o caso do adolescente Peterson Ricardo Teixeira |
spellingShingle |
Omissão e invisibilidade da homofobia na escola tendo como ponto de partida o caso do adolescente Peterson Ricardo Teixeira Jair Fortunato Dias Junior Homofobia Escola Invisibilidade Heteronormatividade Peterson Ricardo |
title_short |
Omissão e invisibilidade da homofobia na escola tendo como ponto de partida o caso do adolescente Peterson Ricardo Teixeira |
title_full |
Omissão e invisibilidade da homofobia na escola tendo como ponto de partida o caso do adolescente Peterson Ricardo Teixeira |
title_fullStr |
Omissão e invisibilidade da homofobia na escola tendo como ponto de partida o caso do adolescente Peterson Ricardo Teixeira |
title_full_unstemmed |
Omissão e invisibilidade da homofobia na escola tendo como ponto de partida o caso do adolescente Peterson Ricardo Teixeira |
title_sort |
Omissão e invisibilidade da homofobia na escola tendo como ponto de partida o caso do adolescente Peterson Ricardo Teixeira |
author |
Jair Fortunato Dias Junior |
author_facet |
Jair Fortunato Dias Junior |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Adriano Roberto Afonso do Nascimento http://lattes.cnpq.br/3464434450289459 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jair Fortunato Dias Junior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Homofobia Escola Invisibilidade Heteronormatividade Peterson Ricardo |
topic |
Homofobia Escola Invisibilidade Heteronormatividade Peterson Ricardo |
description |
Este artigo pretende analisar o caso do estudante Peterson Ricardo Teixeira de Oliveira, de 14 anos, cujo falecimento contém indícios fortes de relação com homofobia. Buscaremos observar basicamente dois fatores: a invisibilidade dada à questão da homofia, e a omissão da instituição de ensino e do estado frente ao assunto. Não queremos aqui buscar o culpado pela morte do estudante ou estigmatizar o sistema educacional, que, no geral, não está preparado para lidar com a diversidade sexual. O que buscaremos é analisar e compreender os elementos que orbitam no entorno desta omissão e negação da não heteronormatividade dentro das instituições educativas. Na introdução deste texto exporemos os motivos que nos inquietaram a abordar este assunto; também buscaremos definir o significado, que daremos nestas linhas, para o termo homofobia; assim, poderemos aplica-lo de uma maneira mais coerente com o acontecido com o estudante. Logo, iniciaremos um dialogo com as reportagens, que serão expostas na íntegra, afim de compreender como a homofobia se manifestou no caso do adolescente Peterson, em um contexto que conta com a participação da escola e do estado. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-10 2020-04-09T10:51:32Z 2020-04-09T10:51:32Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Monografia (especialização) |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/33189 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/33189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829928053669888 |