Omissão e invisibilidade da homofobia na escola tendo como ponto de partida o caso do adolescente Peterson Ricardo Teixeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jair Fortunato Dias Junior
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/33189
Resumo: Este artigo pretende analisar o caso do estudante Peterson Ricardo Teixeira de Oliveira, de 14 anos, cujo falecimento contém indícios fortes de relação com homofobia. Buscaremos observar basicamente dois fatores: a invisibilidade dada à questão da homofia, e a omissão da instituição de ensino e do estado frente ao assunto. Não queremos aqui buscar o culpado pela morte do estudante ou estigmatizar o sistema educacional, que, no geral, não está preparado para lidar com a diversidade sexual. O que buscaremos é analisar e compreender os elementos que orbitam no entorno desta omissão e negação da não heteronormatividade dentro das instituições educativas. Na introdução deste texto exporemos os motivos que nos inquietaram a abordar este assunto; também buscaremos definir o significado, que daremos nestas linhas, para o termo homofobia; assim, poderemos aplica-lo de uma maneira mais coerente com o acontecido com o estudante. Logo, iniciaremos um dialogo com as reportagens, que serão expostas na íntegra, afim de compreender como a homofobia se manifestou no caso do adolescente Peterson, em um contexto que conta com a participação da escola e do estado.
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