"Eu não sei se o professor está me olhando": o olhar e a tela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nádia Laguárdia de Lima
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/45316
https://orcid.org/0000-0001-7949-0169
Resumo: Basing on listening of children and teenagers about their experiences with remote learning at the pandemics moment, this article deals with the questions of looking and their relationship with the transmission of knowledge. The central axis of this discussion is the notion of looking between desire and enjoyment. The text covers the themes of transience, transference and transmission, to analyze the difficulties of transmission mediated by screen.
id UFMG_9b5323e7410442c8b06be3250cd9e0a6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/45316
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling "Eu não sei se o professor está me olhando": o olhar e a telaOlharTelaTecnologias digitaisSaberTransmissãoEducaçãoTransitoriedadeCriançasAdolescentesEnsino à distânciaEducaçãoTecnologia educacionalBasing on listening of children and teenagers about their experiences with remote learning at the pandemics moment, this article deals with the questions of looking and their relationship with the transmission of knowledge. The central axis of this discussion is the notion of looking between desire and enjoyment. The text covers the themes of transience, transference and transmission, to analyze the difficulties of transmission mediated by screen.Partindo da escuta de crianças e adolescentes sobre as suas experiências com o ensino remoto no período da pandemia, este artigo aborda a questão do olhar e sua relação com a transmissão de saber. O eixo central dessa discussão é a noção de olhar entre desejo e gozo. O texto percorre os temas da transitoriedade, transferência e transmissão, para analisar os impasses da transmissão mediada pela tela.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIAUFMG2022-09-20T14:45:35Z2022-09-20T14:45:35Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf23189282http://hdl.handle.net/1843/45316https://orcid.org/0000-0001-7949-0169porDesidades - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e JuventudeNádia Laguárdia de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-09-20T14:45:36Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/45316Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-09-20T14:45:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv "Eu não sei se o professor está me olhando": o olhar e a tela
title "Eu não sei se o professor está me olhando": o olhar e a tela
spellingShingle "Eu não sei se o professor está me olhando": o olhar e a tela
Nádia Laguárdia de Lima
Olhar
Tela
Tecnologias digitais
Saber
Transmissão
Educação
Transitoriedade
Crianças
Adolescentes
Ensino à distância
Educação
Tecnologia educacional
title_short "Eu não sei se o professor está me olhando": o olhar e a tela
title_full "Eu não sei se o professor está me olhando": o olhar e a tela
title_fullStr "Eu não sei se o professor está me olhando": o olhar e a tela
title_full_unstemmed "Eu não sei se o professor está me olhando": o olhar e a tela
title_sort "Eu não sei se o professor está me olhando": o olhar e a tela
author Nádia Laguárdia de Lima
author_facet Nádia Laguárdia de Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nádia Laguárdia de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Olhar
Tela
Tecnologias digitais
Saber
Transmissão
Educação
Transitoriedade
Crianças
Adolescentes
Ensino à distância
Educação
Tecnologia educacional
topic Olhar
Tela
Tecnologias digitais
Saber
Transmissão
Educação
Transitoriedade
Crianças
Adolescentes
Ensino à distância
Educação
Tecnologia educacional
description Basing on listening of children and teenagers about their experiences with remote learning at the pandemics moment, this article deals with the questions of looking and their relationship with the transmission of knowledge. The central axis of this discussion is the notion of looking between desire and enjoyment. The text covers the themes of transience, transference and transmission, to analyze the difficulties of transmission mediated by screen.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-09-20T14:45:35Z
2022-09-20T14:45:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 23189282
http://hdl.handle.net/1843/45316
https://orcid.org/0000-0001-7949-0169
identifier_str_mv 23189282
url http://hdl.handle.net/1843/45316
https://orcid.org/0000-0001-7949-0169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Desidades - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829602849357824