"Eu não sei se o professor está me olhando": o olhar e a tela
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/45316 https://orcid.org/0000-0001-7949-0169 |
Resumo: | Basing on listening of children and teenagers about their experiences with remote learning at the pandemics moment, this article deals with the questions of looking and their relationship with the transmission of knowledge. The central axis of this discussion is the notion of looking between desire and enjoyment. The text covers the themes of transience, transference and transmission, to analyze the difficulties of transmission mediated by screen. |
id |
UFMG_9b5323e7410442c8b06be3250cd9e0a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/45316 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
"Eu não sei se o professor está me olhando": o olhar e a telaOlharTelaTecnologias digitaisSaberTransmissãoEducaçãoTransitoriedadeCriançasAdolescentesEnsino à distânciaEducaçãoTecnologia educacionalBasing on listening of children and teenagers about their experiences with remote learning at the pandemics moment, this article deals with the questions of looking and their relationship with the transmission of knowledge. The central axis of this discussion is the notion of looking between desire and enjoyment. The text covers the themes of transience, transference and transmission, to analyze the difficulties of transmission mediated by screen.Partindo da escuta de crianças e adolescentes sobre as suas experiências com o ensino remoto no período da pandemia, este artigo aborda a questão do olhar e sua relação com a transmissão de saber. O eixo central dessa discussão é a noção de olhar entre desejo e gozo. O texto percorre os temas da transitoriedade, transferência e transmissão, para analisar os impasses da transmissão mediada pela tela.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIAUFMG2022-09-20T14:45:35Z2022-09-20T14:45:35Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf23189282http://hdl.handle.net/1843/45316https://orcid.org/0000-0001-7949-0169porDesidades - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e JuventudeNádia Laguárdia de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-09-20T14:45:36Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/45316Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-09-20T14:45:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Eu não sei se o professor está me olhando": o olhar e a tela |
title |
"Eu não sei se o professor está me olhando": o olhar e a tela |
spellingShingle |
"Eu não sei se o professor está me olhando": o olhar e a tela Nádia Laguárdia de Lima Olhar Tela Tecnologias digitais Saber Transmissão Educação Transitoriedade Crianças Adolescentes Ensino à distância Educação Tecnologia educacional |
title_short |
"Eu não sei se o professor está me olhando": o olhar e a tela |
title_full |
"Eu não sei se o professor está me olhando": o olhar e a tela |
title_fullStr |
"Eu não sei se o professor está me olhando": o olhar e a tela |
title_full_unstemmed |
"Eu não sei se o professor está me olhando": o olhar e a tela |
title_sort |
"Eu não sei se o professor está me olhando": o olhar e a tela |
author |
Nádia Laguárdia de Lima |
author_facet |
Nádia Laguárdia de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nádia Laguárdia de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Olhar Tela Tecnologias digitais Saber Transmissão Educação Transitoriedade Crianças Adolescentes Ensino à distância Educação Tecnologia educacional |
topic |
Olhar Tela Tecnologias digitais Saber Transmissão Educação Transitoriedade Crianças Adolescentes Ensino à distância Educação Tecnologia educacional |
description |
Basing on listening of children and teenagers about their experiences with remote learning at the pandemics moment, this article deals with the questions of looking and their relationship with the transmission of knowledge. The central axis of this discussion is the notion of looking between desire and enjoyment. The text covers the themes of transience, transference and transmission, to analyze the difficulties of transmission mediated by screen. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2022-09-20T14:45:35Z 2022-09-20T14:45:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
23189282 http://hdl.handle.net/1843/45316 https://orcid.org/0000-0001-7949-0169 |
identifier_str_mv |
23189282 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/45316 https://orcid.org/0000-0001-7949-0169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Desidades - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829602849357824 |