Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Antonio Tarciso BorgesRosaria da Silva JustiMaria Regina Dubeux KawamuraJose Guilherme Martins A MoreiraAlessandro Damasio Trani Gomes2019-08-09T23:03:52Z2019-08-09T23:03:52Z2005-02-03http://hdl.handle.net/1843/FAEC-857MTRMuito se tem argumentado sobre a utilização de atividades investigativas no ensino de Ciências. Mas utilização dessas atividades como uma estratégia de ensino/aprendizagem depende, principalmente, da habilidade dos estudantes de planejar e conduzir atividades investigativas para que possam, ao final, discutir e argumentar frente aos resultados obtidos. Dentre essas habilidades, destaca-se a capacidade de realizar testes experimentais adequados e consistentes, ou seja, a habilidade de realizar experimentos nos quais apenas a variável em foco, cujo efeito deseja-se determinar, é alterada, enquanto as demais são mantidas constantes, de forma que o experimentador possa inferir relações causais entre os fatores em jogo. Na pesquisa, tentamos caracterizar o conhecimento e as estratégias que estudantes utilizam ao realizar atividades investigativas através de simulações computacionais. Trabalhamos com a hipótese de que o conhecimento mobilizado pelo indivíduo durante toda a atividade pode ser caracterizado em termos de quatro aspectos: (a) o objetivo ele atribui à tarefa/atividade realizada; (b) os resultados parciais obtidos durante a atividade; (c) o conhecimento sobre o domínio teórico específico ao qual a atividade se refere; (d) a relação de causalidade entre as variáveis envolvidas. O principal foco para a análise realizada foi o exame do reconhecimento e, em seguida, a utilização de testes experimentais adequados e consistentes para a obtenção de dados válidos para a solução de um problema prático. Acreditamos que a metodologia desenvolvida tenha possibilitado uma visão das atividades investigativas realizadas pelos estudantes como um todo e suprido uma deficiência identificada na literatura, ou seja, a falta de uma análise mais completa da atividade experimental que contemple, senão todos, os principais aspectos da investigação científica. Participaram da pesquisa 186 alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública federal. Os resultados indicam que parte desses alunos, mesmo tendo aulas de laboratório semanalmente, ainda possui muitas dificuldades de reconhecer e aplicar um controle de variáveis eficiente, de analisar os dados e tirar deles conclusões proveitosas, além de reconhecer e seguir os objetivos das atividades. Com base nesses e nos demais resultados obtidos, discutimos as implicações educacionais da pesquisa para o ensino de Ciências e apontamos novas possibilidades de pesquisa na área.The use of investigative activities in science teaching has been extensively discussed. However, their use as a teaching-learning strategy depends, mainly, on the students abilities of planning and conducting those investigative activities in order to discuss the data gathered. Among such abilities, we may highlight the one of realising adequate and consistent empirical tests, i.e. the ability to conduct experiments in which only the focused variable, whose effect should be determined, is changed, whilst all the other variables are kept constant so that the experimenter can infer causal relationships between all the involved aspects. In this research, we tried to characterise both the knowledge and the strategies that students use to conduct investigative activities involving computational simulations. Our initial hypothesis was that the knowledge each individual use during the whole activity can be characterized according to four aspects: (a) the aim s/he attributes to the task realised; (b) the partial results obtained during the activity; (c) the domain-specific knowledge related to the activity; (d) the causality relationship between the variables. The main focus of our analysis was the investigation of the recognition of adequate and consistent empirical tests, followed by their use to obtain valid data to solve a practical problem. We believe the methodology we developed both had made possible to view the investigative activities conducted by the students as a whole and had bridged a gap previously identified in the literature, i.e. the lack of a more comprehensive analysis of empirical activities that include, if not all, the main aspects of scientific reasoning. 186 students from the first year of the medium level of a federal public school participated in the study. The results show that part of these students, even attending lab classes weekly, still have many difficulties in recognising and using an efficient variable control, in using data to generate useful conclusions and in both recognising and following the aims of the activities. From such data, as well as other results, we discuss educational implications from this research to science teaching. We also point out some new perspectives for research in this area.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoCiencia Estudo e ensinoLaboratórios experimentaisUtilização de atividades investigativas no ensino de ciênciasReconhecimento e uso de testes experimentais no laboratório escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___alessandro_gomes___vers_o_final.pdfapplication/pdf1605516https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-857MTR/1/disserta__o___alessandro_gomes___vers_o_final.pdf2da6e91b718bb3a8dbe681944d8ee929MD51TEXTdisserta__o___alessandro_gomes___vers_o_final.pdf.txtdisserta__o___alessandro_gomes___vers_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain439551https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-857MTR/2/disserta__o___alessandro_gomes___vers_o_final.pdf.txt350f459ff2d6e5ad9475c2b1fbd0a89fMD521843/FAEC-857MTR2019-11-14 03:04:41.026oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-857MTRRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:04:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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