Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_9c50eceb8d831eaca288450814f6de2f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9MJHSD
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Leonardo Alvares VidigalPaulo César Teixeira2019-08-11T02:05:36Z2019-08-11T02:05:36Z2013-12-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9MJHSDA Arte sempre fez parte dos currículos escolares, e nas APAEs também. Sabendo de sua importância no ensino especial, houve interesses em inseri-la como disciplina na APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais). Com o passar do tempo, notou-se que ela, a Arte, colaborava com o crescimento desses alunos. Estudiosos como Piaget e Vygotsky são citados nessa área pois atestam as melhorias cognitivas desses alunos. A liberdade dada para o exercício da criaçãodesses alunos especiais é um ponto da pesquisa que precisa ser destacada, pois ela não seria necessária se não houvesse esse respeito com sua arte, sua criação. Este trabalho tem como propósito fazer emergir a arte desses alunos e não forçá-los a um conceito restrito de obra artística. Técnicas e autores serão mostrados e tornados viáveis para eles, para que eles os conheçam, não para transformá-los.Quanto ao professor de Arte dessa instituição, ele deverá entender todo esse processo de ensino e aprendizagem, não se deixando envolver no processo de criação do aluno especial. Muitos alunos excepcionais deixaram de mostrar suas habilidades devido ao fato de suas famílias não perceberem que seus filhos poderiam conviver com a Arte. Com essa falta de apoio da família (não que ela não acreditava, mas na falta de conhecimento) perdeu-se muito na educação de seus filhos.O projeto será realizado na APAE de Caratinga, MG. Foram realizadasatividades com os alunos com habilidades artísticas explícitas (no caso, a Pintura). Essas atividades ficaram por conta dos professores dessa instituição. O tema livre foi abordado a eles para deixá-los à vontade e não e reprimi-los para que haja, no momento das aulas práticas, uma maior identidade nos seus trabalhos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtesEducaçãoEnsino de ArteEnsino EspecialAPAEEnsino de pintura - Artes Visuais nas APAEs: um incentivo para o desenvolvimento artístico do aluno especialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia___cap_01_e_02_e_03.pdfapplication/pdf3711639https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9MJHSD/1/monografia___cap_01_e_02_e_03.pdf11ef80532d34d38e94b89100c78d67ecMD51TEXTmonografia___cap_01_e_02_e_03.pdf.txtmonografia___cap_01_e_02_e_03.pdf.txtExtracted texttext/plain51737https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9MJHSD/2/monografia___cap_01_e_02_e_03.pdf.txtfbf3cfaedf8374ab25443b2fc4466221MD521843/VRNS-9MJHSD2019-11-14 03:37:43.516oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9MJHSDRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:37:43Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547884883214336