Formação para a atenção primária à saúde: um estudo de caso da turma de profissionais de Educação Física do curso de especialização em atenção básica em saúde da família da UFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Denise Mourao Falci
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-97YGRY
Resumo: A entrada recente do Profissional de Educação Física na Atenção Primária à Saúde, principalmente após a sua inserção no Núcleo de Apoio à Saúde da Família, evidenciou a sua frágil formação para este contexto. Este trabalho objetivou analisar uma estratégia de formação do Profissional de Educação Física para sua inserção na Atenção Primária à Saúde, com os seguintes objetivos específicos: resgatar a trajetória do Profissional de Educação Física na atenção primária; identificar os desafios enfrentados por eles nesse nível de atenção e analisar a sua formação para a Atenção Primária à Saúde. Trata-se de pesquisa qualitativa e exploratória do tipo estudo de caso. Foram utilizados diferentes instrumentos de coleta de dados: pesquisa documental, grupos focais e entrevista semiestruturadas. Na pesquisa documental foram utilizados artigos científicos, livros, dissertações e teses, além dedocumentos governamentais e institucionais. A partir da pesquisa documental, contextualizou-se historicamente a inserção da Educação Física na atenção primária com ênfase em sua formação para este campo. Foram realizados dois grupos focais entre 15 bacharéis em Educação Física, alunos do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família/ UFMG. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas individualmente com os seguintes informantes-chave: um representante da coordenação do curso lato sensu mencionado, um representante do curso de Graduação em Educação Física(bacharelado)/UFMG e um representante da presidência do Conselho Regional de Educação Física da 6ª região/ Minas Gerais. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, resultando nas seguintes categorias: inserção na Atenção Primária à Saúde;formação para a Atenção Primária à Saúde; e dificuldades. Os resultados possibilitaram evidenciar que a inserção do Profissional de Educação Física neste campo é recente e positiva, além de ser mencionada como uma quebra de paradigma para a profissão. No entanto, os indivíduos declararam que a formação graduada é insuficiente para a sua atuação na atenção primária, revelando a necessidade de mudanças curriculares, e identificando a pós-graduação como importante estratégia para minimizar essa deficiência. Neste contexto, o Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família foi apontado como uma importanteestratégia de formação do Profissional de Educação Física, para o qual foi sugerida a sua continuação e expansão. As dificuldades relatadas retrataram a resistência em se integrar às equipes, a indefinição de atribuições e a inexistência de um plano de metas. Concluiu-se que ainserção recente do Profissional de Educação Física na atenção primária trouxe expectativas positivas, porém a frágil formação graduada para a atenção primária dificulta a sua inserção nesta área, sendo necessária a implementação de estratégias que estejam em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.
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Foram utilizados diferentes instrumentos de coleta de dados: pesquisa documental, grupos focais e entrevista semiestruturadas. Na pesquisa documental foram utilizados artigos científicos, livros, dissertações e teses, além dedocumentos governamentais e institucionais. A partir da pesquisa documental, contextualizou-se historicamente a inserção da Educação Física na atenção primária com ênfase em sua formação para este campo. Foram realizados dois grupos focais entre 15 bacharéis em Educação Física, alunos do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família/ UFMG. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas individualmente com os seguintes informantes-chave: um representante da coordenação do curso lato sensu mencionado, um representante do curso de Graduação em Educação Física(bacharelado)/UFMG e um representante da presidência do Conselho Regional de Educação Física da 6ª região/ Minas Gerais. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, resultando nas seguintes categorias: inserção na Atenção Primária à Saúde;formação para a Atenção Primária à Saúde; e dificuldades. Os resultados possibilitaram evidenciar que a inserção do Profissional de Educação Física neste campo é recente e positiva, além de ser mencionada como uma quebra de paradigma para a profissão. No entanto, os indivíduos declararam que a formação graduada é insuficiente para a sua atuação na atenção primária, revelando a necessidade de mudanças curriculares, e identificando a pós-graduação como importante estratégia para minimizar essa deficiência. Neste contexto, o Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família foi apontado como uma importanteestratégia de formação do Profissional de Educação Física, para o qual foi sugerida a sua continuação e expansão. As dificuldades relatadas retrataram a resistência em se integrar às equipes, a indefinição de atribuições e a inexistência de um plano de metas. Concluiu-se que ainserção recente do Profissional de Educação Física na atenção primária trouxe expectativas positivas, porém a frágil formação graduada para a atenção primária dificulta a sua inserção nesta área, sendo necessária a implementação de estratégias que estejam em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.The recent entry of Physical Education Professional in Primary Health Care, especially after its insertion into the Support Center for Family Health, showed his fragile training for this context. This study aimed to analyze a training strategy of the Physical Education Professional for its insertion in Primary Health Care, considering the following specificobjectives: to describe the trajectory of Physical Education Professional in primary care, to identify the challenges faced by them at this level of care and to analyze their training for the Primary Health Care. This is a qualitative exploratory study of case study. Different instruments were used for data gathering: documentary research, focus groups and semistructured interview. In the documentary research, scientific articles, books, dissertations and both government and institutional documents have been used. From the documentary research was historically contextualized the insertion of Physical Education in primary care with anemphasis on their training for this field. Two focus groups were conducted among 15 bachelors in Physical Education, students of the Specialization Course in Primary Care Family Health / UFMG. The semi structured interviews were conducted individually with the following key informants: one representative of the coordination of the specialization course mentioned, one representative of the Undergraduate course in Physical Education/ UFMG and one representative of the presidency of the Regional Council of Physical Education, 6th Region / Minas Gerais. Data were analyzed through content analysis, resulting in the following categories: integration into Primary Health Care; training for Primary Health Care and difficulties. It was possible to show that the insertion of Physical Education Professional in this field is recent and positive, and was mentioned as a paradigm shift for the profession. However, individuals stated that training is insufficient for their performance in primary care, revealing the need for curricular changes and identifying undergraduation as an important strategy to reduce this deficiency. In this context, the Specialization Course in Primary Care in Family Health was identified as an important strategy for the training of Physical EducationProfessional. Its continuity and expansion were suggested. Difficulties, resistance in joining the teams, the lack of definition of the functions and the lack of a goal plan were reported. It was concluded that the inclusion of the recent Physical Education Professional in primary brought positive expectations, but the fragile undergraduate training for primary care hinders their integration in this area, which leads to the need for implementation of strategies that are consistent with the principles and guidelines of Brazilian Health System.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAtenção primária à saúdeEducação física e treinamento/tendênciasSaúde da famíliaCapacitação profissionalCompetência profissionalEducação física e treinamentoRecursos humanosFormação de recursos humanosFormação derecursos humanosEducação FísicaAtenção primária à saúdeSaúde da famíliaFormação para a atenção primária à saúde: um estudo de caso da turma de profissionais de Educação Física do curso de especialização em atenção básica em saúde da família da UFMGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_denise_mour_o_falci.pdfapplication/pdf644306https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-97YGRY/1/disserta__o_denise_mour_o_falci.pdf74a17dc75231cc7d74256f7365c5a189MD51TEXTdisserta__o_denise_mour_o_falci.pdf.txtdisserta__o_denise_mour_o_falci.pdf.txtExtracted texttext/plain150976https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-97YGRY/2/disserta__o_denise_mour_o_falci.pdf.txt186d4ab6879a5e9362e6938644d4e516MD521843/BUOS-97YGRY2019-11-14 10:04:09.464oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-97YGRYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:04:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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