Sabões e detergentes: uma abordagem investigativa contextualizada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucimara de Souza Lima
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2JZW
Resumo: Para a realização deste trabalho de pesquisa, foi desenvolvido e avaliado um conjunto de aulas para uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma escola particular de Santa Luzia, com uma abordagem investigativa adotando o tema o uso de sabões e detergentes e a degradação ambiental do Rio das Velhas em Santa Luzia com a intenção de avaliar o impacto destas no processo de ensino e aprendizagem. A avaliação dos resultados dessas ações foi realizada por meio da aplicação de uma série de testes aos estudantes, registro dos acontecimentos da sala de aula em um relatório da atividade experimental, realizados no segundo semestre de 2011. Os alunos participantes desta pesquisa, em anos anteriores realizaram atividade experimentais com poucos questionamentos, apenas seguindo um roteiro ao contrário das atividades desenvolvidas em 2011 e relatadas nesse trabalho, as quais tiveram um caráter investigativo contextualizado. Finalmente acreditamos que a realização desse projeto contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico na formação dos estudantes participantes da pesquisa, valorizando a cidadania e proporcionando uma nova leitura do mundo com implicações da Ciência e da Tecnologia.
id UFMG_9d04ab1a687966bd032a1df9763e18a9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9Z2JZW
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Nilma Soares da SilvaLucimara de Souza Lima2019-08-11T19:46:20Z2019-08-11T19:46:20Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2JZWPara a realização deste trabalho de pesquisa, foi desenvolvido e avaliado um conjunto de aulas para uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma escola particular de Santa Luzia, com uma abordagem investigativa adotando o tema o uso de sabões e detergentes e a degradação ambiental do Rio das Velhas em Santa Luzia com a intenção de avaliar o impacto destas no processo de ensino e aprendizagem. A avaliação dos resultados dessas ações foi realizada por meio da aplicação de uma série de testes aos estudantes, registro dos acontecimentos da sala de aula em um relatório da atividade experimental, realizados no segundo semestre de 2011. Os alunos participantes desta pesquisa, em anos anteriores realizaram atividade experimentais com poucos questionamentos, apenas seguindo um roteiro ao contrário das atividades desenvolvidas em 2011 e relatadas nesse trabalho, as quais tiveram um caráter investigativo contextualizado. Finalmente acreditamos que a realização desse projeto contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico na formação dos estudantes participantes da pesquisa, valorizando a cidadania e proporcionando uma nova leitura do mundo com implicações da Ciência e da Tecnologia.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSabão Química Degradação ambientalDetergentes  Ensino de ciências por investigaçãoSabões e detergentes: uma abordagem investigativa contextualizadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_lucimara.pdfapplication/pdf345872https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9Z2JZW/1/monografia_lucimara.pdffa3cc85dcf03a1d03180399d304b4e71MD51TEXTmonografia_lucimara.pdf.txtmonografia_lucimara.pdf.txtExtracted texttext/plain51758https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9Z2JZW/2/monografia_lucimara.pdf.txt9104be92ed82432349440e5e88c8e1e2MD521843/BUOS-9Z2JZW2019-11-14 12:04:02.013oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9Z2JZWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:04:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sabões e detergentes: uma abordagem investigativa contextualizada
title Sabões e detergentes: uma abordagem investigativa contextualizada
spellingShingle Sabões e detergentes: uma abordagem investigativa contextualizada
Lucimara de Souza Lima
Ensino de ciências por investigação
Sabão 
Química 
Degradação ambiental
Detergentes  
title_short Sabões e detergentes: uma abordagem investigativa contextualizada
title_full Sabões e detergentes: uma abordagem investigativa contextualizada
title_fullStr Sabões e detergentes: uma abordagem investigativa contextualizada
title_full_unstemmed Sabões e detergentes: uma abordagem investigativa contextualizada
title_sort Sabões e detergentes: uma abordagem investigativa contextualizada
author Lucimara de Souza Lima
author_facet Lucimara de Souza Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nilma Soares da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucimara de Souza Lima
contributor_str_mv Nilma Soares da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências por investigação
topic Ensino de ciências por investigação
Sabão 
Química 
Degradação ambiental
Detergentes  
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Sabão 
Química 
Degradação ambiental
Detergentes  
description Para a realização deste trabalho de pesquisa, foi desenvolvido e avaliado um conjunto de aulas para uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma escola particular de Santa Luzia, com uma abordagem investigativa adotando o tema o uso de sabões e detergentes e a degradação ambiental do Rio das Velhas em Santa Luzia com a intenção de avaliar o impacto destas no processo de ensino e aprendizagem. A avaliação dos resultados dessas ações foi realizada por meio da aplicação de uma série de testes aos estudantes, registro dos acontecimentos da sala de aula em um relatório da atividade experimental, realizados no segundo semestre de 2011. Os alunos participantes desta pesquisa, em anos anteriores realizaram atividade experimentais com poucos questionamentos, apenas seguindo um roteiro ao contrário das atividades desenvolvidas em 2011 e relatadas nesse trabalho, as quais tiveram um caráter investigativo contextualizado. Finalmente acreditamos que a realização desse projeto contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico na formação dos estudantes participantes da pesquisa, valorizando a cidadania e proporcionando uma nova leitura do mundo com implicações da Ciência e da Tecnologia.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T19:46:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T19:46:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2JZW
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2JZW
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9Z2JZW/1/monografia_lucimara.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9Z2JZW/2/monografia_lucimara.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fa3cc85dcf03a1d03180399d304b4e71
9104be92ed82432349440e5e88c8e1e2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589556912521216