Sabões e detergentes: uma abordagem investigativa contextualizada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2JZW |
Resumo: | Para a realização deste trabalho de pesquisa, foi desenvolvido e avaliado um conjunto de aulas para uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma escola particular de Santa Luzia, com uma abordagem investigativa adotando o tema o uso de sabões e detergentes e a degradação ambiental do Rio das Velhas em Santa Luzia com a intenção de avaliar o impacto destas no processo de ensino e aprendizagem. A avaliação dos resultados dessas ações foi realizada por meio da aplicação de uma série de testes aos estudantes, registro dos acontecimentos da sala de aula em um relatório da atividade experimental, realizados no segundo semestre de 2011. Os alunos participantes desta pesquisa, em anos anteriores realizaram atividade experimentais com poucos questionamentos, apenas seguindo um roteiro ao contrário das atividades desenvolvidas em 2011 e relatadas nesse trabalho, as quais tiveram um caráter investigativo contextualizado. Finalmente acreditamos que a realização desse projeto contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico na formação dos estudantes participantes da pesquisa, valorizando a cidadania e proporcionando uma nova leitura do mundo com implicações da Ciência e da Tecnologia. |
id |
UFMG_9d04ab1a687966bd032a1df9763e18a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9Z2JZW |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Nilma Soares da SilvaLucimara de Souza Lima2019-08-11T19:46:20Z2019-08-11T19:46:20Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2JZWPara a realização deste trabalho de pesquisa, foi desenvolvido e avaliado um conjunto de aulas para uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma escola particular de Santa Luzia, com uma abordagem investigativa adotando o tema o uso de sabões e detergentes e a degradação ambiental do Rio das Velhas em Santa Luzia com a intenção de avaliar o impacto destas no processo de ensino e aprendizagem. A avaliação dos resultados dessas ações foi realizada por meio da aplicação de uma série de testes aos estudantes, registro dos acontecimentos da sala de aula em um relatório da atividade experimental, realizados no segundo semestre de 2011. Os alunos participantes desta pesquisa, em anos anteriores realizaram atividade experimentais com poucos questionamentos, apenas seguindo um roteiro ao contrário das atividades desenvolvidas em 2011 e relatadas nesse trabalho, as quais tiveram um caráter investigativo contextualizado. Finalmente acreditamos que a realização desse projeto contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico na formação dos estudantes participantes da pesquisa, valorizando a cidadania e proporcionando uma nova leitura do mundo com implicações da Ciência e da Tecnologia.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSabão Química Degradação ambientalDetergentes Ensino de ciências por investigaçãoSabões e detergentes: uma abordagem investigativa contextualizadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_lucimara.pdfapplication/pdf345872https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9Z2JZW/1/monografia_lucimara.pdffa3cc85dcf03a1d03180399d304b4e71MD51TEXTmonografia_lucimara.pdf.txtmonografia_lucimara.pdf.txtExtracted texttext/plain51758https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9Z2JZW/2/monografia_lucimara.pdf.txt9104be92ed82432349440e5e88c8e1e2MD521843/BUOS-9Z2JZW2019-11-14 12:04:02.013oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9Z2JZWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:04:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sabões e detergentes: uma abordagem investigativa contextualizada |
title |
Sabões e detergentes: uma abordagem investigativa contextualizada |
spellingShingle |
Sabões e detergentes: uma abordagem investigativa contextualizada Lucimara de Souza Lima Ensino de ciências por investigação Sabão Química Degradação ambiental Detergentes |
title_short |
Sabões e detergentes: uma abordagem investigativa contextualizada |
title_full |
Sabões e detergentes: uma abordagem investigativa contextualizada |
title_fullStr |
Sabões e detergentes: uma abordagem investigativa contextualizada |
title_full_unstemmed |
Sabões e detergentes: uma abordagem investigativa contextualizada |
title_sort |
Sabões e detergentes: uma abordagem investigativa contextualizada |
author |
Lucimara de Souza Lima |
author_facet |
Lucimara de Souza Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nilma Soares da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucimara de Souza Lima |
contributor_str_mv |
Nilma Soares da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências por investigação |
topic |
Ensino de ciências por investigação Sabão Química Degradação ambiental Detergentes |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Sabão Química Degradação ambiental Detergentes |
description |
Para a realização deste trabalho de pesquisa, foi desenvolvido e avaliado um conjunto de aulas para uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma escola particular de Santa Luzia, com uma abordagem investigativa adotando o tema o uso de sabões e detergentes e a degradação ambiental do Rio das Velhas em Santa Luzia com a intenção de avaliar o impacto destas no processo de ensino e aprendizagem. A avaliação dos resultados dessas ações foi realizada por meio da aplicação de uma série de testes aos estudantes, registro dos acontecimentos da sala de aula em um relatório da atividade experimental, realizados no segundo semestre de 2011. Os alunos participantes desta pesquisa, em anos anteriores realizaram atividade experimentais com poucos questionamentos, apenas seguindo um roteiro ao contrário das atividades desenvolvidas em 2011 e relatadas nesse trabalho, as quais tiveram um caráter investigativo contextualizado. Finalmente acreditamos que a realização desse projeto contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico na formação dos estudantes participantes da pesquisa, valorizando a cidadania e proporcionando uma nova leitura do mundo com implicações da Ciência e da Tecnologia. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T19:46:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T19:46:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2JZW |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2JZW |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9Z2JZW/1/monografia_lucimara.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9Z2JZW/2/monografia_lucimara.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa3cc85dcf03a1d03180399d304b4e71 9104be92ed82432349440e5e88c8e1e2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589556912521216 |