O cluster da construção em Minas Gerais e as práticas decolaboração e de gestão do conhecimento: um estudo das empresas daRegião Metropolitana de Belo Horizonte (MG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonio Braz de Oliveira e Silva
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EARM-73FNWC
Resumo: O compartilhamento das informações no interior das empresas é um elemento relevante para a geração e a introdução de novos conhecimentos. As inovações resultam na aplicação prática de novos conhecimentos, e são respostas às mudanças, enfrentadas pelas firmas, no seu ambiente O desenvolvimento de inovações é, portanto, uma atividade de resolução de problemas, e as soluções se apresentam na forma de novos dispositivos, novos procedimentos e rotinas e numa nova expertise compartilhada pelos empregados da firma. O sistema de comunicação interno nas empresas é apenas parcialmente formalizado. Os laços entre os indivíduos criam redes de relacionamento que apóiam um sistema de comunicação extremamente detalhado e específico, e viabilizam o uso das rotinas da firma. Essas redes formam o capital social da empresa, e são partes integrantesde seu capital intelectual. As empresas não operam isoladas, e tendem a formar redes. Os clusters são aglomerados de firmas em torno de uma área de negócios, e localizados em uma determinada região. Neles, as redes de empresas são componentes relevantes para a criação de conhecimento e a introdução de inovações. As empresas de construção apresentam características únicas de funcionamento, e organizam sua produção em torno de projetos que, geralmente,envolvem outras empresas. Para as construtoras, cada projeto é único, e os conhecimentos envolvidos em sua execução se materializam na forma de um objeto. As empresas de construção já operavam com redes de subcontratação muitos antes das demais atividades econômicas. Ainda assim, são relativamente pouco estudadas com relação a esse aspecto. Raras, também, são as análises de suaorganização espacial, na forma de cluster. Para comprovar a existência de um cluster da construção em Minas Gerais, foi empregada a metodologia de análise de insumo-produto, complementada pela análise de redes sociais e por pesquisas documentais. Para analisar os processo de compartilhamento da informação no interior das empresas de construção, a importância atribuída ao capital social e àsredes de relacionamento, foi feita uma pesquisa de survey. Os resultados sustentam a existência de um cluster da construção no estado, e indicam que as empresas de construção, em função da conjuntura adversa vivenciada nos últimos anos, vêm adotando inovações, baseadas em tecnologias de informação, que valorizam o seu capital humano e social interno. As redes, embora importantes, não são, ainda, a preocupação mais relevante das empresas.
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Os laços entre os indivíduos criam redes de relacionamento que apóiam um sistema de comunicação extremamente detalhado e específico, e viabilizam o uso das rotinas da firma. Essas redes formam o capital social da empresa, e são partes integrantesde seu capital intelectual. As empresas não operam isoladas, e tendem a formar redes. Os clusters são aglomerados de firmas em torno de uma área de negócios, e localizados em uma determinada região. Neles, as redes de empresas são componentes relevantes para a criação de conhecimento e a introdução de inovações. As empresas de construção apresentam características únicas de funcionamento, e organizam sua produção em torno de projetos que, geralmente,envolvem outras empresas. Para as construtoras, cada projeto é único, e os conhecimentos envolvidos em sua execução se materializam na forma de um objeto. As empresas de construção já operavam com redes de subcontratação muitos antes das demais atividades econômicas. Ainda assim, são relativamente pouco estudadas com relação a esse aspecto. Raras, também, são as análises de suaorganização espacial, na forma de cluster. Para comprovar a existência de um cluster da construção em Minas Gerais, foi empregada a metodologia de análise de insumo-produto, complementada pela análise de redes sociais e por pesquisas documentais. Para analisar os processo de compartilhamento da informação no interior das empresas de construção, a importância atribuída ao capital social e àsredes de relacionamento, foi feita uma pesquisa de survey. Os resultados sustentam a existência de um cluster da construção no estado, e indicam que as empresas de construção, em função da conjuntura adversa vivenciada nos últimos anos, vêm adotando inovações, baseadas em tecnologias de informação, que valorizam o seu capital humano e social interno. As redes, embora importantes, não são, ainda, a preocupação mais relevante das empresas.The process of sharing information inside firms plays a fundamental role to enhance knowledge. Innovation is a consequence of this sharing, as the result of the effort of solving problems which arise from changes in business environment. Its consequence is the introduction of new procedures, routines, devices and expertise among employees. The creation of knowledge networks inside firms performs the so called social capital, which is part of their intellectual capital. Firms dont operateisolated in the market, theres also a tendency to create networks. Organizational knowledge networks among firms inside a cluster are relevant to create and process innovation. The construction industry presents a very special characteristic, as firms inside this industry are organized to create unique products: every single project has its own characteristics. Firms in this industry organize their production involving other construction firms, by subcontracting others to perform a unique project. Although subcontracting networks has been a practice in this industry long before other ones, less was studied about it. Also rare are studies about their organization in clusters. An input-output model was drawn to evidence the construction industry cluster in the State of Minas Gerais in Brazil. This model was complemented by social network analysis and by documental research. A survey was conducted to analyze the process of information sharing inside firms of the construction industry and to enlighten the relevance of social capital and relational networks. Results support the existence of such a cluster. Firms inside this cluster have been introducing innovation based on information technology. Although organizational knowledge networks are not yet their main concern, this kind of innovation enhances their human and socialcapital.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAmostragem por conglomeradosCiência da informaçãoComunicaçãoConstrução civilEmpresas de ConstruçãoCiência da informaçãoClusterCriação de ConhecimentoCompartilhamento de informaçãoO cluster da construção em Minas Gerais e as práticas decolaboração e de gestão do conhecimento: um estudo das empresas daRegião Metropolitana de Belo Horizonte (MG)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdoutorado___antonio_braz_de_oliveira_e_silva.pdfapplication/pdf3438476https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EARM-73FNWC/1/doutorado___antonio_braz_de_oliveira_e_silva.pdfe2824360d1e8d4e8a9b8fa71db460d42MD51TEXTdoutorado___antonio_braz_de_oliveira_e_silva.pdf.txtdoutorado___antonio_braz_de_oliveira_e_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain982862https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EARM-73FNWC/2/doutorado___antonio_braz_de_oliveira_e_silva.pdf.txtf28c74e94aa172f2813fe916303e120dMD521843/EARM-73FNWC2019-11-14 22:41:06.299oai:repositorio.ufmg.br:1843/EARM-73FNWCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:41:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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