A utilização da curva pedagógica nos cursos de formação profissional técnica de nível médio em saúde: a experiência do Centro de Formação em Recursos Humanos da Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anderson Belmont Correia de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FLJ2H
Resumo: Como forma de atender às Novas Diretrizes Curriculares, focadas no Sistema Único de Saúde, o Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-PB), passou a utilizar novas metodologias pedagógicas, uma delas foi a implantação da Curva Pedagógica. Esta didática tem desdobramentos importantes para prática escolar, onde os estudantes constroem, descobrem, transformam e ampliam seus próprios conhecimentos de forma colaborativa; os docentes buscam desenvolver os potenciais genéticos dos alunos; exalta-se a singularidade, na sua diferença; e estudantes e docentes trabalham juntos, realizando um processo educativo, pessoal e empático. No entanto, consideramos que a modalidade de ensino-aprendizagem Curva Pedagógica necessita passar por um processo de avaliação e monitoramento constante. Assim, questionamos: o que representa para os sujeitos educativos trabalhar com a Curva Pedagógica? Quais as potencialidades e fragilidades da Curva Pedagógica? Com o objetivo de Avaliar, a utilização da Curva Pedagógica nos cursos de formação profissional técnica de nível médio em saúde do Cefor-PB, por meio de uma proposta de intervenção.
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