Estudo longitudinal dos indicadores da síndrome de Burnout e das estratégias de coping em atletas brasileiros de alto rendimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel Alvarez Pires
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/KMCM-9MSNFR
Resumo: O burnout é definido como uma síndrome psicológica de reação ao estresse crônico que ocorre em indivíduos que trabalham diretamente com pessoas. Trata-se de um conjunto de sintomas observados em três dimensões: a exaustão emocional, a despersonalização e a reduzida satisfação profissional, caracterizadas por sentimentos de extrema fadiga associada à tensão psicológica e fisiológica, atitudes e sentimentos negativos com respeito às pessoas, e avaliações negativas sobre si mesmo, respectivamente. Uma forma de prevenir e controlar a síndrome é através do coping, que é uma habilidade para lidar com ou enfrentar situações de estresse. Até o momento, os pesquisadores têm investigado o burnout em atletas a partir de delineamentos transversais ou retrospectivos. Uma das principais recomendações para o melhor entendimento sobre o burnout é a realização de estudos longitudinais que possam descrever o processo de desenvolvimento da síndrome. O estudo teve como objetivos: investigar as características temporais do burnout e das estratégias de coping de atletas de voleibol e judô; e analisar a relação entre a síndrome de burnout e as estratégias de coping em atletas durante uma temporada esportiva. A amostra do estudo foi composta por 74 atletas brasileiros de alto rendimento, de ambos os sexos, com faixa etária compreendida entre 18 e 36 anos, investigados em três grupos: geral, voleibol e judô. Os instrumentos utilizados foram: (a) Questionário de Burnout para Atletas (QBA), que avalia a frequência de sentimentos relativos ao burnout; (b) Athletic Coping Skills Inventory (ACSI-28BR), em sua versão na língua portuguesa do Brasil, que engloba pensamentos e ações utilizados para lidar com demandas internas ou externas no contexto esportivo; (c) Ficha de identificação da amostra; e (d) Diário de campo. A coleta de dados foi realizada em quatro momentos ao longo da temporada: pré-temporada e três momentos competitivos. Para responder o primeiro objetivo foi utilizado o teste de Friedman com post hoc de Dunn, e para o segundo foi utilizado o coeficiente de Spearman. Os procedimentos estatísticos foram calculados pelo pacote estatístico Prisma versão 6 e o nível de significância adotado foi de p < 0,05. Os resultados mostraram que os indicadores de burnout elevaram da pré-temporada para o final da temporada em atletas dos grupos geral e voleibol. Por outro lado, atletas de judô não apresentaram alterações nesses indicadores. Quanto às estratégias de coping, foram encontradas diferenças ao longo do tempo para a estratégia confiança/motivação nos grupos geral e judô. Por outro lado, atletas de voleibol não apresentaram alterações nesses indicadores. Por fim, a análise das correlações entre os construtos burnout e coping mostrou correlações significativas, moderadas e negativas das dimensões reduzido senso de realização esportiva e desvalorização esportiva com a estratégia de coping confiança/motivação. Esses achados evidenciaram a elevação da percepção de burnout em atletas a partir do acúmulo dos treinamentos e competições, bem como da exigência por ótimo desempenho nas competições-chave. O estudo também apontou a relevância do fator motivacional no surgimento do burnout.
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Até o momento, os pesquisadores têm investigado o burnout em atletas a partir de delineamentos transversais ou retrospectivos. Uma das principais recomendações para o melhor entendimento sobre o burnout é a realização de estudos longitudinais que possam descrever o processo de desenvolvimento da síndrome. O estudo teve como objetivos: investigar as características temporais do burnout e das estratégias de coping de atletas de voleibol e judô; e analisar a relação entre a síndrome de burnout e as estratégias de coping em atletas durante uma temporada esportiva. A amostra do estudo foi composta por 74 atletas brasileiros de alto rendimento, de ambos os sexos, com faixa etária compreendida entre 18 e 36 anos, investigados em três grupos: geral, voleibol e judô. Os instrumentos utilizados foram: (a) Questionário de Burnout para Atletas (QBA), que avalia a frequência de sentimentos relativos ao burnout; (b) Athletic Coping Skills Inventory (ACSI-28BR), em sua versão na língua portuguesa do Brasil, que engloba pensamentos e ações utilizados para lidar com demandas internas ou externas no contexto esportivo; (c) Ficha de identificação da amostra; e (d) Diário de campo. A coleta de dados foi realizada em quatro momentos ao longo da temporada: pré-temporada e três momentos competitivos. Para responder o primeiro objetivo foi utilizado o teste de Friedman com post hoc de Dunn, e para o segundo foi utilizado o coeficiente de Spearman. Os procedimentos estatísticos foram calculados pelo pacote estatístico Prisma versão 6 e o nível de significância adotado foi de p < 0,05. Os resultados mostraram que os indicadores de burnout elevaram da pré-temporada para o final da temporada em atletas dos grupos geral e voleibol. Por outro lado, atletas de judô não apresentaram alterações nesses indicadores. Quanto às estratégias de coping, foram encontradas diferenças ao longo do tempo para a estratégia confiança/motivação nos grupos geral e judô. Por outro lado, atletas de voleibol não apresentaram alterações nesses indicadores. Por fim, a análise das correlações entre os construtos burnout e coping mostrou correlações significativas, moderadas e negativas das dimensões reduzido senso de realização esportiva e desvalorização esportiva com a estratégia de coping confiança/motivação. Esses achados evidenciaram a elevação da percepção de burnout em atletas a partir do acúmulo dos treinamentos e competições, bem como da exigência por ótimo desempenho nas competições-chave. O estudo também apontou a relevância do fator motivacional no surgimento do burnout.Burnout is defined as a psychological syndrome of reaction to chronic stress that occurs in individuals who work directly with people. It is a set of symptoms observed from three dimensions: emotional exhaustion, depersonalization and reduced professional accomplishment, characterized respectively by feelings of extreme fatigue associated to physiological and psychological strain, negative feelings and attitudes concerning other people, and negative self evaluation. One technique to prevent and control the syndrome is through coping, which is the ability to deal with stressful situations. Until the present moment, researchers have been investigated athlete burnout through retrospective or cross sectional designs. One of the main recommendations for a better understanding of burnout is the elaboration of longitudinal studies that can describe the syndrome development process. The present study aimed to: investigate burnout and coping strategies characteristics over time in volleyball and judo athletes; and analyze the relation between the burnout syndrome and the coping strategies in athletes during a sport season. Seventy-four Brazilian high level volleyball and judo athletes from 18 to 36 years old and minimum of five years of competitive practice were investigated into three groups (general, volleyball and judo) and completed paper-and-pencil measures of burnout (Portuguese version of the Athlete Burnout Questionnaire, composed by 15 items that assess the frequency of burnout perceptions) and coping (Portuguese version of the Athletic Coping Skills Inventory, composed by 28 items encompassing thoughts and actions used to deal with internal or external demands in the sports environment). Participants also completed a demographic questionnaire. A field diary was utilized in order to register data from the environment. Data was collected in four moments during a sport season: preseason and three competitive moments. In order to answer the first aim, Friedman test and Dunn post hoc were used, whereas Spearman coefficient was used in order to answer the second aim. The statistical procedures were performed by the package Prisma version six and the level of significance adopted was p > .05. Results showed increase for the reduced sense of sport accomplishment and sport devaluation perceptions during the season in general and volleyball groups, whereas judo athletes perceptions of burnout did not change. Regarding coping perceptions, differences through the longitudinal analysis were observed in confidence/motivation dimension for general and judo groups, whereas volleyball athletes perceptions of burnout did not change. Finally, the analysis of correlations between burnout and coping showed a significant, moderate and inversely correlation from burnout dimensions and coping strategy confidence/motivation in all moments of the season. In summary, findings indicated the increase of the perception of burnout in general and volleyball groups, which could be explained by the accumulation of training and competition, as well as the requirement for high performance in the seasons key competitions. The study also pointed out the relevance of the motivational factor in the emergence of burnout. Overall, the findings suggested that burnout perceptions increase as the season progresses, highlighting the relevance for the periodization of the burnout prevention and control.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBurnout (Psicologia)Esportes Aspectos psicológicosAjustamento (Psicologia)Atletas Aspectos psicologicosAtletasBurnoutJudôCopingVoleibolEstudo longitudinal dos indicadores da síndrome de Burnout e das estratégias de coping em atletas brasileiros de alto rendimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese___ci_ncias_do_esporte___daniel_alvarez_pires___biblioteca.pdfapplication/pdf1531406https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/KMCM-9MSNFR/1/tese___ci_ncias_do_esporte___daniel_alvarez_pires___biblioteca.pdf984632e1904c9b6a15802fd78d4d6a80MD51TEXTtese___ci_ncias_do_esporte___daniel_alvarez_pires___biblioteca.pdf.txttese___ci_ncias_do_esporte___daniel_alvarez_pires___biblioteca.pdf.txtExtracted texttext/plain233674https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/KMCM-9MSNFR/2/tese___ci_ncias_do_esporte___daniel_alvarez_pires___biblioteca.pdf.txtece57a675311251970dac684342f3398MD521843/KMCM-9MSNFR2019-11-14 05:39:26.127oai:repositorio.ufmg.br:1843/KMCM-9MSNFRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:39:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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