O culto pós-moderno ao patrimônio: a dialética das relações modernas de valoração do patrimônio a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha como patrimônio mundial da humanidade
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/38144 https://orcid.org/0000-0002-3734-0602 |
Resumo: | O presente trabalho consiste em um estudo sobre a dialética das relações modernas de valoração do patrimônio a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO. Ambiciona observar o comportamento do homem pós-moderno perante o “culto aos monumentos”, que ganha, a partir da década de 1972, alcance global com a Convenção para Proteção do Patrimônio Cultural e Natural Mundial (1972), a partir da criação do Centro do Patrimônio Mundial (World Heritage Center) e da Lista do Patrimônio Mundial (World Heritage List), possibilitando o reconhecimento de monumentos como patrimônio mundial pela comunidade internacional. Através da análise de entrevistas de atores importantes que participaram da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha como Patrimônio Mundial, identificadas em veículos midiáticos, aponta uma tese: a Pampulha Patrimônio mundial é objeto de fomento da economia turística local. Identificada a dinâmica cultural nos processos de apropriação destes monumentos pela lógica capitalismo flexível em uma sociedade globalizada que transforma o patrimônio em mercadoria, o trabalho se propôs, então, a realizar uma análise do processo de inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha para a verificação do contraditório, através de um processo dialético de identificação de antíteses possíveis de serem aplicadas, com o objetivo de apontar caminhos possíveis a serem seguidos na persecução de uma síntese. O propósito da pesquisa é aproximar-se de uma resposta sobre se a inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha como patrimônio mundial pela UNESCO é, de fato, uma ação que objetiva uma maior proteção do bem ou uma forma de potencializar seu valor de mercadoria como um elemento para o marketing urbano. E mais, uma tentativa de desvelar os valores que ganham ênfase neste “culto pós-moderno ao patrimônio”. |
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Yacy Ara Froner Goncalveshttp://lattes.cnpq.br/4227034481540406http://lattes.cnpq.br/3461160932754032Diogo Ubaldo Braga2021-09-23T14:57:32Z2021-09-23T14:57:32Z2020-10-06http://hdl.handle.net/1843/38144https://orcid.org/0000-0002-3734-0602O presente trabalho consiste em um estudo sobre a dialética das relações modernas de valoração do patrimônio a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO. Ambiciona observar o comportamento do homem pós-moderno perante o “culto aos monumentos”, que ganha, a partir da década de 1972, alcance global com a Convenção para Proteção do Patrimônio Cultural e Natural Mundial (1972), a partir da criação do Centro do Patrimônio Mundial (World Heritage Center) e da Lista do Patrimônio Mundial (World Heritage List), possibilitando o reconhecimento de monumentos como patrimônio mundial pela comunidade internacional. Através da análise de entrevistas de atores importantes que participaram da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha como Patrimônio Mundial, identificadas em veículos midiáticos, aponta uma tese: a Pampulha Patrimônio mundial é objeto de fomento da economia turística local. Identificada a dinâmica cultural nos processos de apropriação destes monumentos pela lógica capitalismo flexível em uma sociedade globalizada que transforma o patrimônio em mercadoria, o trabalho se propôs, então, a realizar uma análise do processo de inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha para a verificação do contraditório, através de um processo dialético de identificação de antíteses possíveis de serem aplicadas, com o objetivo de apontar caminhos possíveis a serem seguidos na persecução de uma síntese. O propósito da pesquisa é aproximar-se de uma resposta sobre se a inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha como patrimônio mundial pela UNESCO é, de fato, uma ação que objetiva uma maior proteção do bem ou uma forma de potencializar seu valor de mercadoria como um elemento para o marketing urbano. E mais, uma tentativa de desvelar os valores que ganham ênfase neste “culto pós-moderno ao patrimônio”.The present work consists in a study about the dialectic of modern relations on heritage valuation from the inscription of Pampulha’s Architectural Ensemble as an UNESCO world heritage. It aims to observe the behaviour of postmodern man towards “the cult of monuments”, which, from the 1972s, gains global reach with the Convention Concerning the Protection of the World Cultural and Natural Heritage (1972), since the creation of the World Heritage Center and the World Heritage List, enabling the recognition of monuments as world heritage by the international community. Through analysis of interviews of important actors that participated in the inscription of Pampulha’s Architectural Ensemble as World Heritage, identified in media vehicles, point a thesis: the Pampulha World Heritage is an object of local tourist economy promotion. Thus identified the cultural dynamic in this monuments appropriation processes, through the logic of flexible capitalism in a global society that transforms heritage in commodity, this work proposes to carry out an analysis of Pampulha’s Architectural Ensemble inscription process to verify the contradictory, by a dialectic process that identifies possible antithesis to be applied, with the aim of point possible paths to be followed in pursuit of a synthesis. The purpose of this research is to come closer to answer on whether the inscription of Pampulha’s Architectural Ensemble as a world heritage by UNESCO is, in fact, an action that aims a greater protection of the good or a way to potentialize its value as a commodity and as an element of urban marketing. Futhermore, is an attempt of unveil the values that gains emphasis in this “postmodern cult of monuments”.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio SustentávelUFMGBrasilARQ - ESCOLA DE ARQUITETURAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessPatrimônio cultural – Belo Horizonte (MG) - TesesPatrimônio histórico – Belo Horizonte (MG) - TesesArquitetura moderna – TesesMonumentos – TesesPatrimônio históricoPatrimônio culturalArquitetura modernaMonumentosO culto pós-moderno ao patrimônio: a dialética das relações modernas de valoração do patrimônio a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha como patrimônio mundial da humanidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38144/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52ORIGINALDissertação Diogo Braga_O Culto pós-moderno ao patrimônio_PDFA_rev.pdfDissertação Diogo Braga_O Culto pós-moderno ao patrimônio_PDFA_rev.pdfArquivo reenviado para cumprimento de pendências apontadas.application/pdf4247551https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38144/4/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Diogo%20Braga_O%20Culto%20po%cc%81s-moderno%20ao%20patrimo%cc%82nio_PDFA_rev.pdf4ff1343b1800c1d763f718fa27a83ef2MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38144/5/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD551843/381442021-09-23 11:57:32.392oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-09-23T14:57:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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