A educação permanente como instrumento para atuação do auxiliar e do técnico de enfermagem da Estratégia de Saúde da Família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thais Lima Santiago dos Reis Periard
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MYK9S
Resumo: Para garantir a saúde do indivíduo, é imprescindível compreender que esta não é um fato isolado, mas conseqüência do contexto sócio-economico-cultural. Portanto, o trabalhador, ciente desta situação, deve prestar uma atenção integral garantindo a união dos saberes e práticas. A partir dessa reflexão, associada à experiência e inquietação da autora, o presente estudo teve como objetivo identificar na literatura as contribuições relacionadas à educação permanente como instrumento de capacitação capaz de contribuir de forma clara, objetiva e efetiva na atuação dos auxiliares e técnicos de enfermagem que fazem parte da Estratégia de Saúde da Família, com ênfase ao processo educativo coerente com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa utilizando os descritores: Capacitação, Educação permanente, Educação em serviço, Enfermagem, Saúde da família nas publicações científicas brasileiras a partir da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), indexadas na base de dados LILACS e SciELO. A partir dos estudos analisados foi possível concluir que há o reconhecimento da importância da realização da educação permanente como estratégia de capacitação, a fim de melhorar a qualidade da assistência e efetivar a mudança no perfil dos profissionais que atuam no SUS. Porém foram identificados vários fatores que dificultam sua implantação e faz-se urgente investir na elucidação dessas fragilidades.
id UFMG_9e99b33054e09f9622082c843d617e33
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9MYK9S
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Anadias Trajano CamargosLenice de Castro M VillelaThais Lima Santiago dos Reis Periard2019-08-14T18:51:05Z2019-08-14T18:51:05Z2014-02-15http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MYK9SPara garantir a saúde do indivíduo, é imprescindível compreender que esta não é um fato isolado, mas conseqüência do contexto sócio-economico-cultural. Portanto, o trabalhador, ciente desta situação, deve prestar uma atenção integral garantindo a união dos saberes e práticas. A partir dessa reflexão, associada à experiência e inquietação da autora, o presente estudo teve como objetivo identificar na literatura as contribuições relacionadas à educação permanente como instrumento de capacitação capaz de contribuir de forma clara, objetiva e efetiva na atuação dos auxiliares e técnicos de enfermagem que fazem parte da Estratégia de Saúde da Família, com ênfase ao processo educativo coerente com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa utilizando os descritores: Capacitação, Educação permanente, Educação em serviço, Enfermagem, Saúde da família nas publicações científicas brasileiras a partir da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), indexadas na base de dados LILACS e SciELO. A partir dos estudos analisados foi possível concluir que há o reconhecimento da importância da realização da educação permanente como estratégia de capacitação, a fim de melhorar a qualidade da assistência e efetivar a mudança no perfil dos profissionais que atuam no SUS. Porém foram identificados vários fatores que dificultam sua implantação e faz-se urgente investir na elucidação dessas fragilidades.To ensure the health of the individual, it is essential to understand that this is not an isolated incident, but a consequence of socio-economic and cultural context, and therefore the employee aware of this situation should provide comprehensive care through the union of knowledge and practices. From this reflection, and restlessness associated with experience of the author, this study aimed to identify literature related contributions to continuing education as an instrument of empowerment can contribute in a clear, objective and effective manner in the performance of nursing assistants and technicians that are part of the Family Health Strategy, with emphasis on the educational process consistent with the principles of the Unified Health System. Training, Continuing Education, Education service, Nursing, Family Health in Brazilian scientific publications from the Virtual Health Library, indexed in LILACS and SciELO: For that an integrative review was performed using the keywords. Through the analyzed studies it was concluded that there is recognition of the importance of completing the continuing education and training strategy to improve quality of care and effect change in the profile of the professionals working in the NHS, but several factors have been identified which hamper its implementation and it is urgent to invest in elucidating these weaknesses.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEnfermagemCapacitaçãoSaúde da famíliaEducação permanenteEducação em serviçoA educação permanente como instrumento para atuação do auxiliar e do técnico de enfermagem da Estratégia de Saúde da Famíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALthais_vers_o_final_encaminhada_para_a_bu.pdfapplication/pdf189867https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9MYK9S/1/thais_vers_o_final_encaminhada_para_a_bu.pdf13d0b68e737732b6c5b87a9049626905MD51TEXTthais_vers_o_final_encaminhada_para_a_bu.pdf.txtthais_vers_o_final_encaminhada_para_a_bu.pdf.txtExtracted texttext/plain70148https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9MYK9S/2/thais_vers_o_final_encaminhada_para_a_bu.pdf.txt5530dd5746c0ad47c53b49c6b062b4a5MD521843/BUBD-9MYK9S2019-11-14 16:24:28.06oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9MYK9SRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:24:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação permanente como instrumento para atuação do auxiliar e do técnico de enfermagem da Estratégia de Saúde da Família
title A educação permanente como instrumento para atuação do auxiliar e do técnico de enfermagem da Estratégia de Saúde da Família
spellingShingle A educação permanente como instrumento para atuação do auxiliar e do técnico de enfermagem da Estratégia de Saúde da Família
Thais Lima Santiago dos Reis Periard
Enfermagem
Capacitação
Saúde da família
Educação permanente
Educação em serviço
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
title_short A educação permanente como instrumento para atuação do auxiliar e do técnico de enfermagem da Estratégia de Saúde da Família
title_full A educação permanente como instrumento para atuação do auxiliar e do técnico de enfermagem da Estratégia de Saúde da Família
title_fullStr A educação permanente como instrumento para atuação do auxiliar e do técnico de enfermagem da Estratégia de Saúde da Família
title_full_unstemmed A educação permanente como instrumento para atuação do auxiliar e do técnico de enfermagem da Estratégia de Saúde da Família
title_sort A educação permanente como instrumento para atuação do auxiliar e do técnico de enfermagem da Estratégia de Saúde da Família
author Thais Lima Santiago dos Reis Periard
author_facet Thais Lima Santiago dos Reis Periard
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Anadias Trajano Camargos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lenice de Castro M Villela
dc.contributor.author.fl_str_mv Thais Lima Santiago dos Reis Periard
contributor_str_mv Anadias Trajano Camargos
Lenice de Castro M Villela
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Capacitação
Saúde da família
Educação permanente
Educação em serviço
topic Enfermagem
Capacitação
Saúde da família
Educação permanente
Educação em serviço
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação profissional
description Para garantir a saúde do indivíduo, é imprescindível compreender que esta não é um fato isolado, mas conseqüência do contexto sócio-economico-cultural. Portanto, o trabalhador, ciente desta situação, deve prestar uma atenção integral garantindo a união dos saberes e práticas. A partir dessa reflexão, associada à experiência e inquietação da autora, o presente estudo teve como objetivo identificar na literatura as contribuições relacionadas à educação permanente como instrumento de capacitação capaz de contribuir de forma clara, objetiva e efetiva na atuação dos auxiliares e técnicos de enfermagem que fazem parte da Estratégia de Saúde da Família, com ênfase ao processo educativo coerente com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa utilizando os descritores: Capacitação, Educação permanente, Educação em serviço, Enfermagem, Saúde da família nas publicações científicas brasileiras a partir da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), indexadas na base de dados LILACS e SciELO. A partir dos estudos analisados foi possível concluir que há o reconhecimento da importância da realização da educação permanente como estratégia de capacitação, a fim de melhorar a qualidade da assistência e efetivar a mudança no perfil dos profissionais que atuam no SUS. Porém foram identificados vários fatores que dificultam sua implantação e faz-se urgente investir na elucidação dessas fragilidades.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T18:51:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T18:51:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MYK9S
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MYK9S
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9MYK9S/1/thais_vers_o_final_encaminhada_para_a_bu.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9MYK9S/2/thais_vers_o_final_encaminhada_para_a_bu.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 13d0b68e737732b6c5b87a9049626905
5530dd5746c0ad47c53b49c6b062b4a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589205992931328