Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_9ed6cb38027d80292d984e8c5c7b46dd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/IGCC-9LKHMK
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Ralfo Edmundo da Silva MatosJose Antonio Souza de DeusMárcio Piñon de OliveiraCATIA ANTONIA DA SILVAWeber SoaresMarly NogueiraLeila de Oliveira Lima Araujo2019-08-14T12:59:37Z2019-08-14T12:59:37Z2014-03-24http://hdl.handle.net/1843/IGCC-9LKHMKO presente estudo analisa a periferia urbana, através dos registros das recentes modificações no espaço. Tradicionalmente, a periferia foi considerada como espaço extramuros das cidades, onde o urbano encontrava-se com o rural. Por vezes, o conceito mesclou-se e confundiu-se com o de subúrbio, que ocupou áreas de moradias planejadas e industriais, afastadas do centro das cidades e no entorno das vias férreas e rodoviárias. Entretanto, o conceito de periferia consolida-se a partir da década de 1950, ao referir-se inicialmente aos países com menor poder econômico e distantes do foco das decisões internacionais. Em seguida, o conceito adaptou-se e incorporou-se a definição das áreas localizadas além dos centros das cidades. Hoje, o espaço considerado periferia apresenta-se com paisagens que não encontram apenas o rural quando o urbano termina, mas também reveste-se de outra paisagem que reúne condomínios de luxo, espaços com moradias segregadas e degradadas, indústrias e comércio de aparência global no entorno de rodovias. Como fenômeno relativamente recente no Brasil, a periferia, no estudo, foi examinada através do conceito de lugar, entendendo que, neste espaço, a vida dialoga através de relações locais e globais. Assim sendo, investigou-se a periferia, constituída no entorno do trecho rodoviário Niterói-Manilha (BR-101), localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro - RJ, onde notadamente a construção da via e a chegada do comércio de aparência global vem trazendo mudanças para a vida dos sujeitos no lugar. Assim, o estudo colheu dados empíricos através de artigos jornalísticos, oralidade e entrevistas dirigidas para desvendar a constituição desta paisagem urbana, além de buscar a percepção dos sujeitos com intuito de medir a dinâmica espacial e social do lugar.The present study analyses the urban periphery through the new image registered by the recent changes at the urban space. Traditionally, periphery has been regarded as the extramural space of the city, where the urban met the rural. Sometimes the concept blended up and mixed with the suburban, that occupied housing and industrial planned areas remote away from the inner cities and in the vicinity of railways and road. Though the concept of periphery is consolidated from the 1950s, when referring initially to countries with lower economic and distant focus of international decisions. Then, the concept was adapted and incorporated the definition of areas located beyond the city centers. Nowadays the space considered periphery is presented with landscapes that are not only the countryside when the city ends, plus also takes on another landscape that combines luxury condos, villas with spaces segregated and degraded, industries and trade in overall appearence in the vicinity of highways. As a recent phenomenom in Brazil, the study of periphery waas examinated through the place concept, learning that in this place life dialogues through local and global relations. In this way, we investigated the periphery in the vicinity of Niterói-Manilha highway (BR-101), located in the Metropolitan Region of Rio de Janeiro - RJ, where the construction of the trade and the arrival of overall appearance has brought changes to the lives of individuals in place. So, the study collected empirical data through newspaper articles, oral and directed interviews to uncover the construction of this urban landscape, and seek the perception of subjects in order to measure the spatial dynamics and social place.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRio de Janeiro, Região Metropolitana do (RJ)RodoviasPeriferias urbanasComércioPeriferiaRodoviaLugarUrbanoGeografia da periferia urbana: lugar de múltiplas representações no entorno do trecho rodoviário Niterói-Manilha, BR 101info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_leila_de_oliveira_lima_ara_jo.pdfapplication/pdf21597185https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IGCC-9LKHMK/1/tese_leila_de_oliveira_lima_ara_jo.pdf318d714a906eb5b0aa4f3cd69aea229bMD51TEXTtese_leila_de_oliveira_lima_ara_jo.pdf.txttese_leila_de_oliveira_lima_ara_jo.pdf.txtExtracted texttext/plain425835https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IGCC-9LKHMK/2/tese_leila_de_oliveira_lima_ara_jo.pdf.txt1445f06b98cb97ee3aaa4b619b680211MD521843/IGCC-9LKHMK2019-11-14 13:59:44.329oai:repositorio.ufmg.br:1843/IGCC-9LKHMKRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:59:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548386142388224