Conselho escolar: parceria que favorece a autonomia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGMPG |
Resumo: | O presente trabalho Conselho Escolar-Parceria que favorece a autonomia apresenta uma análise crítica da real atuação dos Conselhos Escolares nas instituições educacionais atualmente e de como o gestor pode incentivar a participação efetiva de seus membros conselheiros, contribuindo assim para a autonomia pedagógica e financeira dessas instituições, visto que ao longo da história pôde-se perceber que embora instituídos à milênios, somente com a democratização do ensino há realmente e de fato a participação da sociedade, se esta assim o desejar, independente da classe social a que pertence, desde que compreenda que é, juntamente com o gestor, co responsável pela melhoria da educação, que só se dará com a participação de todos. |
id |
UFMG_9edd41a3fbd392e882cf7250f3628eaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LGMPG |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Débora Cristina de Gonzaga CamiloAlda Maria Tavora de Freitas2019-08-14T02:51:27Z2019-08-14T02:51:27Z2013-07-18http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGMPGO presente trabalho Conselho Escolar-Parceria que favorece a autonomia apresenta uma análise crítica da real atuação dos Conselhos Escolares nas instituições educacionais atualmente e de como o gestor pode incentivar a participação efetiva de seus membros conselheiros, contribuindo assim para a autonomia pedagógica e financeira dessas instituições, visto que ao longo da história pôde-se perceber que embora instituídos à milênios, somente com a democratização do ensino há realmente e de fato a participação da sociedade, se esta assim o desejar, independente da classe social a que pertence, desde que compreenda que é, juntamente com o gestor, co responsável pela melhoria da educação, que só se dará com a participação de todos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoAutonomia escolarEscolas Organizacao e administracaoConselhoAutonomia e participaçãoConselho escolar: parceria que favorece a autonomiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_alda_maria_tavora__de_freitas.pdfapplication/pdf178207https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LGMPG/1/tcc_alda_maria_tavora__de_freitas.pdfd76051a0ce301a62e1ab0dabcfe456f8MD51TEXTtcc_alda_maria_tavora__de_freitas.pdf.txttcc_alda_maria_tavora__de_freitas.pdf.txtExtracted texttext/plain61517https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LGMPG/2/tcc_alda_maria_tavora__de_freitas.pdf.txt385affcb549f53b7e1e4a1beaf74d176MD521843/BUOS-9LGMPG2019-11-14 13:45:34.881oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LGMPGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:45:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Conselho escolar: parceria que favorece a autonomia |
title |
Conselho escolar: parceria que favorece a autonomia |
spellingShingle |
Conselho escolar: parceria que favorece a autonomia Alda Maria Tavora de Freitas Conselho Autonomia e participação Educação Autonomia escolar Escolas Organizacao e administracao |
title_short |
Conselho escolar: parceria que favorece a autonomia |
title_full |
Conselho escolar: parceria que favorece a autonomia |
title_fullStr |
Conselho escolar: parceria que favorece a autonomia |
title_full_unstemmed |
Conselho escolar: parceria que favorece a autonomia |
title_sort |
Conselho escolar: parceria que favorece a autonomia |
author |
Alda Maria Tavora de Freitas |
author_facet |
Alda Maria Tavora de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Débora Cristina de Gonzaga Camilo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alda Maria Tavora de Freitas |
contributor_str_mv |
Débora Cristina de Gonzaga Camilo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conselho Autonomia e participação |
topic |
Conselho Autonomia e participação Educação Autonomia escolar Escolas Organizacao e administracao |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Autonomia escolar Escolas Organizacao e administracao |
description |
O presente trabalho Conselho Escolar-Parceria que favorece a autonomia apresenta uma análise crítica da real atuação dos Conselhos Escolares nas instituições educacionais atualmente e de como o gestor pode incentivar a participação efetiva de seus membros conselheiros, contribuindo assim para a autonomia pedagógica e financeira dessas instituições, visto que ao longo da história pôde-se perceber que embora instituídos à milênios, somente com a democratização do ensino há realmente e de fato a participação da sociedade, se esta assim o desejar, independente da classe social a que pertence, desde que compreenda que é, juntamente com o gestor, co responsável pela melhoria da educação, que só se dará com a participação de todos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T02:51:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T02:51:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGMPG |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGMPG |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LGMPG/1/tcc_alda_maria_tavora__de_freitas.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LGMPG/2/tcc_alda_maria_tavora__de_freitas.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d76051a0ce301a62e1ab0dabcfe456f8 385affcb549f53b7e1e4a1beaf74d176 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589481345843200 |