Açõeseducativas em saúde bucal e o paciente adulto no contexto do programa de saúde da família
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9D2GPH |
Resumo: | As ações de educação em saúde são de fundamental importância para os odontólogos, e para eles, são sinônimos de ações preventivas e de promoção da saúde. Os programas educativos na Estratégia de Saúde da Família têm sido voltados a grupos específicos de atenção, préestabelecidos por condições de vida (idade) e de saúde (tipo de doença). Os pacientes adultos que não se encaixam nestes grupos, tendem a não ser envolvidos nestes programas, limitandose, muitas vezes, apenas a receber informações. Portanto, o presente trabalho trata-se de um estudo qualitativo que teve como objetivo realizar uma revisão de literatura, identificando a participação do público adulto saudável nas ações de educação em saúde bucal. A revisão da literatura sobre a educação em saúde bucal do adulto foi realizada em base de dados eletrônicos da BIREME; as palavras chaves utilizadas foram: educação em saúde bucal, programas educativos e pacientes adultos. Vários artigos foram encontrados, sendo definidos através da leitura de resumo dos mesmos, escolhendo-se aqueles que abordavam especificamente o tema educação em saúde bucal aos pacientes adultos, relacionando com ações educativas realizadas pela ESF. A partir daí, é possível perceber que este público adulto tem sido abordado com ações de educação em saúde apenas de forma individual, quando do contato do paciente com o profissional no consultório odontológico, na realização de sua consulta. Percebe-se que o profissional não encontrou ainda um meio de promover a abordagem coletiva desta faixa etária sadia. Por isso o artifício para sua atenção tem sido a motivação pessoal. É preciso alertar que nem todos têm acesso ao atendimento odontológico, e este seria um grande aliado na transmissão de conhecimento para todos que o cercam, como agentes multiplicadores, exercendo influência positiva nos demais (família, amigos). Assim sendo, sugere-se maior valorização destes, pois podem atuar não apenas como pacientes, mas como agentes de prevenção e promoção da saúde bucal. |
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Ana Maria Chagas Sette CamaraAyla Norma Ferreira MatosIsolda de Cerqueira CruzTércia Lice Gonçalves Eler2019-08-11T03:29:16Z2019-08-11T03:29:16Z2011-07-02http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9D2GPHAs ações de educação em saúde são de fundamental importância para os odontólogos, e para eles, são sinônimos de ações preventivas e de promoção da saúde. Os programas educativos na Estratégia de Saúde da Família têm sido voltados a grupos específicos de atenção, préestabelecidos por condições de vida (idade) e de saúde (tipo de doença). Os pacientes adultos que não se encaixam nestes grupos, tendem a não ser envolvidos nestes programas, limitandose, muitas vezes, apenas a receber informações. Portanto, o presente trabalho trata-se de um estudo qualitativo que teve como objetivo realizar uma revisão de literatura, identificando a participação do público adulto saudável nas ações de educação em saúde bucal. A revisão da literatura sobre a educação em saúde bucal do adulto foi realizada em base de dados eletrônicos da BIREME; as palavras chaves utilizadas foram: educação em saúde bucal, programas educativos e pacientes adultos. Vários artigos foram encontrados, sendo definidos através da leitura de resumo dos mesmos, escolhendo-se aqueles que abordavam especificamente o tema educação em saúde bucal aos pacientes adultos, relacionando com ações educativas realizadas pela ESF. A partir daí, é possível perceber que este público adulto tem sido abordado com ações de educação em saúde apenas de forma individual, quando do contato do paciente com o profissional no consultório odontológico, na realização de sua consulta. Percebe-se que o profissional não encontrou ainda um meio de promover a abordagem coletiva desta faixa etária sadia. Por isso o artifício para sua atenção tem sido a motivação pessoal. É preciso alertar que nem todos têm acesso ao atendimento odontológico, e este seria um grande aliado na transmissão de conhecimento para todos que o cercam, como agentes multiplicadores, exercendo influência positiva nos demais (família, amigos). Assim sendo, sugere-se maior valorização destes, pois podem atuar não apenas como pacientes, mas como agentes de prevenção e promoção da saúde bucal.The actions of health education are essential to the dentists, and they are synonymous with preventive and health promotion. The educational programs at the Family Health Strategy have been targeted at specific groups of care, pre-established conditions of life (age) and health (type of disease). Adult patients who do not fit in these groups tend not to be involved in these programs, limited, often only receive the information. Therefore, the present work it is a qualitative study that aimed to perform a literature review, identifying the public participation in healthy adult education activities in oral health. The review of the literature on oral health education of adults was conducted in an electronic database of BIREME, the key words used were "oral health education", "educational programs" and "adults." Several articles were found, being defined by reading the summary of them, choosing those that specifically address the topic "oral health education to adults, relating to educational activities by the ESF". From there, you realize that the public has been dealt with adult education activities in health in an individual only when the patient's contact with the professional in the dental office, the completion of your query. It is perceived that the professional has not yet found a means of promoting the collective approach in this age group sound. So the trick for her attention has been the motivation. We must warn that not everyone has access to dental care, and this would be a great ally in the transmission of knowledge to those who surround them, such as multipliers, exerting a positive influence on others (family, friends). Therefore, we suggest greater appreciation of these because they can act not only as patients, but as agents of prevention and oral health promotion.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstratégia Saúde da FamilíaPacientes adultosProgramas educativosEducação em saúde bucalAçõeseducativas em saúde bucal e o paciente adulto no contexto do programa de saúde da famíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_t_rcia_lice_gon_alves_eler.pdfapplication/pdf105179https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9D2GPH/1/monografia_t_rcia_lice_gon_alves_eler.pdf6f168af1094bb4d17623e7ffb2cb85b3MD51TEXTmonografia_t_rcia_lice_gon_alves_eler.pdf.txtmonografia_t_rcia_lice_gon_alves_eler.pdf.txtExtracted texttext/plain43504https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9D2GPH/2/monografia_t_rcia_lice_gon_alves_eler.pdf.txt4864bc78d20f8da68ac466d9353a749cMD521843/BUOS-9D2GPH2019-11-14 09:41:36.547oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9D2GPHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:41:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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