A construção argumentativa da mulher V: um modelo a ser seguido
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A7FNYF |
Resumo: | Com a presente pesquisa, pretendemos analisar a construção argumentativa da obra de autoajuda A mulher V: moderna à moda antiga (CARDOSO, 2011), a fim de verificar quais são as imagens construídas tendo em vista uma mulher ideal. Dessa maneira, poderemos compreender se a obra, de fato, pode ser considerada moderna, como se pretende, e em que medida ela seria moderna. Trata-se de verificar, a partir de recursos linguísticodiscursivos como se dá essa construção de imagens de si e do outro e em que ela se apoia. Para melhor fundamentar nossa pesquisa, apresentamos um histórico da autoajuda, a fim de localizarmos na obra as principais características do gênero. Além disso, elencamos marcas que constituiriam uma autoajuda feminina e, ainda, uma autoajuda feminina religiosa. Em nossa pesquisa, contamos também com pesquisadores da Sociologia, Filosofia e Ciências Sociais para evidenciar como se deu a construção da inferioridade da mulher por religiões judaico-cristãs ao longo da história. Para a análise propriamente dita, sob à luz da análise do discurso e da análise argumentativa do discurso, retomamos alguns fundamentos da retórica clássica e de alguns estudos atuais sobre argumentação, filiando-nos às pesquisas mais recentes sobre a construção de imagens de si e do outro e das emoções. |
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Helcira Maria Rodrigues de LimaEliana Amarante de Mendonca MendesFabiano Veliq BarbosaBarbara Amaral da Silva2019-08-09T19:29:00Z2019-08-09T19:29:00Z2015-12-11http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A7FNYFCom a presente pesquisa, pretendemos analisar a construção argumentativa da obra de autoajuda A mulher V: moderna à moda antiga (CARDOSO, 2011), a fim de verificar quais são as imagens construídas tendo em vista uma mulher ideal. Dessa maneira, poderemos compreender se a obra, de fato, pode ser considerada moderna, como se pretende, e em que medida ela seria moderna. Trata-se de verificar, a partir de recursos linguísticodiscursivos como se dá essa construção de imagens de si e do outro e em que ela se apoia. Para melhor fundamentar nossa pesquisa, apresentamos um histórico da autoajuda, a fim de localizarmos na obra as principais características do gênero. Além disso, elencamos marcas que constituiriam uma autoajuda feminina e, ainda, uma autoajuda feminina religiosa. Em nossa pesquisa, contamos também com pesquisadores da Sociologia, Filosofia e Ciências Sociais para evidenciar como se deu a construção da inferioridade da mulher por religiões judaico-cristãs ao longo da história. Para a análise propriamente dita, sob à luz da análise do discurso e da análise argumentativa do discurso, retomamos alguns fundamentos da retórica clássica e de alguns estudos atuais sobre argumentação, filiando-nos às pesquisas mais recentes sobre a construção de imagens de si e do outro e das emoções.Avec cette recherche, nous avons l'intention d'analyser le travail dargumentationdans l oeuvre A mulher V: moderna à moda antiga (CARDOSO, 2011), afin de vérifierquelles sont les images construites pour la "femme idéale". De cette façon, nous pouvonscomprendre si l' oeuvre peut être considérée vraiment comme moderne, comme s'était prévu,et aussi dans quelle mesure serait-elle ainsi. Il sagit de vérifier, à partir de ressourceslinguistiques et discursifs comment la construction des images de soi et des autres se dérouleet sur quoi elle sappuie. Pour mieux baser notre recherche, nous présentons brièvement unhistorique de lAuto-assistance, afin de localiser dans l' oeuvre les principales caractéristiquesdu genre. En plus, nous soulignons également les marques de ce qui constitue une Autoassistancereligieuse et, encore, une Auto-assistance aux femmes. Dans notre recherche, nouscomptons aussi sur les chercheurs en sociologie, de la philosophie et des sciences sociales afin de montrer comment la construction de l'infériorité des femmes par les religions judéochrétiennesest arrivée à travers l'histoire. Pour l'analyse elle-même, à la lumière de la LigneFrançaise de l'Analyse du Discours, nous allons reprendre une partie des recherches dans larhétorique et de largumentation dès lAntiquité jusquà nos jours, les affiliant aux dernièresétudes sur la construction d'images de soi et des autres et aussi des émotions.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAnálise do discursoMulheres IdentidadeTécnicas de auto-ajudaRetóricaMulheres e religiãoreligiãomulherautoajudaargumentaçãoimagemA construção argumentativa da mulher V: um modelo a ser seguidoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALa_constru__o_argumentativa_da_mulher_v_um_modelo_a_ser_seguido.pdfapplication/pdf1367792https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A7FNYF/1/a_constru__o_argumentativa_da_mulher_v_um_modelo_a_ser_seguido.pdffe501c74b67062ca1ee5dbc51e156fc8MD51TEXTa_constru__o_argumentativa_da_mulher_v_um_modelo_a_ser_seguido.pdf.txta_constru__o_argumentativa_da_mulher_v_um_modelo_a_ser_seguido.pdf.txtExtracted texttext/plain538692https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A7FNYF/2/a_constru__o_argumentativa_da_mulher_v_um_modelo_a_ser_seguido.pdf.txte71bfd3bcc15f6e6f268832ced6407b5MD521843/MGSS-A7FNYF2019-11-14 05:00:29.094oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-A7FNYFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:00:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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