Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_9f98c25d77cbdf7aee7c3c3414fb4e8e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-9ARHQK
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Haydee Ribeiro CoelhoEduardo de Assis DuarteEduardo de Assis DuarteMarcos Antonio AlexandreSonia Maria de Melo QueirozAna Beatriz Rodrigues GonçalvesHeloísa Toller GomesLuiz Henrique Silva de Oliveira2019-08-14T18:14:55Z2019-08-14T18:14:55Z2013-08-19http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9ARHQKEste trabalho pretende conceituar o negrismo enquanto procedimento literário do século XX e estudar suas manifestações em romances brasileiros. Será necessário para isso evidenciar suas fontes e influências, estabelecer diálogo com outros sentidos que o termo possui. Além disso, com base em corpus formado por Macunaíma (1928), de Mário de Andrade, A marcha (1941), de Afonso Schmidt, A casa da água (1969), de Antonio Olinto, Os tambores de São Luís (1975), de Josué Montello, Xica da Silva (1976), de João Felício dos Santos e Viva o povo brasileiro (1984), de João Ubaldo Ribeiro, pretende-se caracterizar, comparativamente, cada uma das faces negristas bem como seus principais procedimentos estético-composicionais. Finalmente, deseja-se evidenciar como a linhagem negrista no romance brasileiro do período em questão representou uma etapa de transição entre a literatura de perspectiva etnocêntrica, em relação ao negro, e a chamada literatura afro-brasileira.This work aims to conceptualize negrismo as a twentieth century literary procedure, and to study its manifestations in Brazilian novels. Therefore, in order to establish a dialogue with other meanings implied in the term, it is necessary to investigate its origins and its influences. Futhermore, it aims to characterize each of the negristas facets as main compositional-aesthetic procedure. The work is based on a corpus formed by Macunaíma (1928), by Mário de Andrade, A marcha (1941), by Afonso Schmidt, A casa da água (1969), by Antônio Olinto, Os tambores de São Luís (1975), by Josué Montello, Xica da Silva (1976), by João Felício dos Santos, and Viva o povo brasileiro (1984), by João Ubaldo Ribeiro. Finally, it is our purpose to demonstrate how the negristas Brazilian novel written in the period in question represents a stage of transition between the literature of ethnocentric perspective in relation to the black subject, and African- Brazilian Literature as such.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLiteratura brasileira SécXX História e críticaNegros na literaturaFicção brasileira Sec XX Historia e criticaNegrismoRomanceLiteratura brasileiraO negrismo e suas configurações em romances brasileiros do século XX (1928-1984)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_final_corrigida_14_09_2013.pdfapplication/pdf2647314https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9ARHQK/1/tese_final_corrigida_14_09_2013.pdf62b0cba5b279ea1ac6ef1294f9478f97MD51TEXTtese_final_corrigida_14_09_2013.pdf.txttese_final_corrigida_14_09_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain873280https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9ARHQK/2/tese_final_corrigida_14_09_2013.pdf.txt5d48430b53d6aedbbc54d41d1706be86MD521843/ECAP-9ARHQK2019-11-14 15:42:54.736oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-9ARHQKRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:42:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548183517659136