O ensino de Artes Visuais no Centro Municipal de Educação Infantil Vereador Daniel Borges

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andressa Rodrigues Camargos da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KSP9P
Resumo: Este trabalho desenvolve uma pesquisa interdisciplinar entre a Pedagogia e as Artes Visuais, evidenciando o ensino de Arte Visual na Educação Infantil. Trata-se de uma revisão bibliográfica sobre o tema e de uma pesquisa de campo, como, entrevistas relizadas com educadores, observação participante onde há a aproximação do pesquisador ao grupo social em estudo. Nesse tipo de pesquisa a objetividade na coleta de dados fica assegurada, pois foi realizada com a participação de seus membros enquanto protagonistas. Os dados observados foram registrados em ata, através de fotos e/ou filmagens, entrevistas e análises de documentos, de caráter qualitativo, durante os meses de agosto a setembro de 2013 no Centro Municipal de Educação Infantil Vereador Daniel Borges Núcleo Ana Neri. A pesquisa se desenvolveu na tentativa de descobrir a forma como as aulas de Artes Visuais, quando teoria e prática estão mais vinculadas, tornam-se mais prazerosas e lúdicas para as crianças. As informações coletadas foram analisadas à luz das teorias de autores contemporâneos de Artes Visuais, Educação e legislação vigente e indicações curriculares para o ensino de Arte no Estado de Minas Gerais. A partir do confronto com dados coletados no campo, constatou-se que o modelo pragmático, nesta pesquisa, foi substituído por outro em que o aluno, a todo o momento, motivou-se a desafios respeitando, no entanto, suas peculiaridades, sua faixa etária e seu nível de desenvolvimento. A Abordagem Triangular (ver, fazer e contextualizar), proposta por Ana Mae Barbosa, foi aqui essencial. O apreciar promoveu o diálogo da criança com sua própria produção e com a dos outros. O fazer proporcionou a autonomia infantil na produção de suas obras. E a contextualização favoreceu o conhecimento da História da Arte, do objeto estudado. Destaca-se a necessidade de investimento na formação continuada dos professores.
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A pesquisa se desenvolveu na tentativa de descobrir a forma como as aulas de Artes Visuais, quando teoria e prática estão mais vinculadas, tornam-se mais prazerosas e lúdicas para as crianças. As informações coletadas foram analisadas à luz das teorias de autores contemporâneos de Artes Visuais, Educação e legislação vigente e indicações curriculares para o ensino de Arte no Estado de Minas Gerais. A partir do confronto com dados coletados no campo, constatou-se que o modelo pragmático, nesta pesquisa, foi substituído por outro em que o aluno, a todo o momento, motivou-se a desafios respeitando, no entanto, suas peculiaridades, sua faixa etária e seu nível de desenvolvimento. A Abordagem Triangular (ver, fazer e contextualizar), proposta por Ana Mae Barbosa, foi aqui essencial. O apreciar promoveu o diálogo da criança com sua própria produção e com a dos outros. O fazer proporcionou a autonomia infantil na produção de suas obras. E a contextualização favoreceu o conhecimento da História da Arte, do objeto estudado. Destaca-se a necessidade de investimento na formação continuada dos professores.This paper develops an interdisciplinary research between Pedagogy and the Visual Arts, emphasizing the teaching of Visual Arts in Early Childhood Education. This is a literature review on the subject and a field survey, those performed interviews with educators, participant observation where there is the approach of the researcher to the social group under study. In this type of research objectivity in data collection is assured because it was held with the participation of its members as protagonists. The observed data were recorded in the minutes, through pictures and / or footage, interviews and document analysis, qualitative, during the months from August to September 2013 at the Municipal Center for Early Education Councilman Daniel Borges - Core Ana Neri. The research was developed in an attempt to discover how the lessons of Visual Arts, where theory and practice are more linked, they become more enjoyable and entertaining for children. The date were analyzed according to the theories of contemporary authors of Visual Arts, Education and legislation and curriculum directions for teaching art in the state of Minas Gerais. From the comparison with date collected in the field, it was found that the pragmatic model, this research was replaced by another in which the student, all the time, led to challenges - Respecting, however, their peculiarities, their age and their level of development. The triangular approach (see, do and contextualize), proposed by Ana Mae Barbosa, was essential here. The dialogue promoted assess the child with his own production and that of others. The child autonomy afforded to the production of their works. And the context favored the knowledge of Art history, the object studied. Highlights the need for continued investment in teacher training.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtesArtes visuaisAbordagem triangularEnsino de arteEducação infantilO ensino de Artes Visuais no Centro Municipal de Educação Infantil Vereador Daniel Borgesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALandressa_rodrigues_camargos_da_silva_trabalho_artes_visuais__novo__01.pdfapplication/pdf985895https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KSP9P/1/andressa_rodrigues_camargos_da_silva_trabalho_artes_visuais__novo__01.pdf7bb3f81af066ce3ea78620af5a865dabMD51TEXTandressa_rodrigues_camargos_da_silva_trabalho_artes_visuais__novo__01.pdf.txtandressa_rodrigues_camargos_da_silva_trabalho_artes_visuais__novo__01.pdf.txtExtracted texttext/plain76986https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KSP9P/2/andressa_rodrigues_camargos_da_silva_trabalho_artes_visuais__novo__01.pdf.txt93cc0c1547a448aa5d8a874058949b20MD521843/BUOS-9KSP9P2019-11-14 07:26:51.211oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KSP9PRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:26:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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