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Eleonora Sad de AssisRoberta Vieira Goncalves de SouzaAntônia Sônia Alves Cardoso DinizFernanda Cristina Ferreira2019-08-12T06:37:34Z2019-08-12T06:37:34Z2006-10-10http://hdl.handle.net/1843/RAAO-72KH86A proposta deste trabalho foi criar um procedimento de avaliação pós-ocupação com abordagens quali-quantitativas, focado na questão energética e no conforto ambiental dos edifícios aplicado ao Estudo de Caso do Edifício da Escola Estadual Pero Vaz de Caminha. O exame das recentes publicações sobre o assunto mostrou que, normalmente, a análise energética não é acompanhada da análise de conforto, e isso se deve ao fato desta última envolver, tradicionalmente, grandes equipes e longos períodos dedicados a medições, o que, muitas vezes, inviabiliza sua realização. Por este motivo, essa pesquisa teve como objetivo criar um procedimento expedito de avaliação do desempenho dos edifícios através de simulação computacional, utilizando-se da estrutura da APO para os levantamentos técnicos e os levantamentos junto aos usuários, focando aspectos de conforto ambiental e eficiência energética. A análise dessa escola mostrou que os edifícios escolares do Estado de Minas Gerais seguem uma tendência verificada em outros estados brasileiros, na qual mais de 50% do gasto energético é devido à iluminação artificial. Viu-se ao longo deste trabalho que a arquitetura desempenha um papel fundamental quando o assunto é conservação de energia. As pesquisas de APO vêm mostrando que medidas simples de redução ao desperdício já alcançam resultados surpreendentes, entretanto, quando esse conceito acompanha a vida do edifício desde a fase de projeto, os percentuais de economia são ainda maiores. Sobre o procedimento proposto, observou-se que a utilização das técnicas utilizadas em APO associada à simulação computacional alcançou os resultados esperados principalmente na análise de conforto térmico. A simulação da escola no programa Energyplus® possibilitou desenvolver uma avaliação suficientemente precisa, permitindo comparar a análise técnica com as respostas dos usuários. Contudo, no caso da análise do conforto luminoso, as medições não devem ser descartadas, pois, apesar do software AutodeskViz® ser uma das melhores ferramentas de simulação de iluminação, ele apresentou algumas limitações, que poderiam comprometer os resultados. De qualquer forma, observou-se que os avanços dos programas de simulação têm contribuído bastante para a simplificação das metodologias de APO. Além disso, o estudo do padrão CARPE trouxe à tona as principais limitações colocadas à padronização de projetos, todavia, como afirmou o arquiteto Márcio Lustoza: a padronização é uma solução forçada e, do ponto de vista da bioclimatologia, está longe de ser a solução ideal.This paper had the purpose to create a procedure in order to evaluate post occupation through quantity and quality approaches, targeting the energy issue as well as the environmental comfort in buildings, applied to the case study of the Edifício da Escola Estadual Pero Vaz de Caminha. Recent reports on the subject showed that usually the energy analyses are not followed by analyses on comfort due to the fact that this one traditionally requires large amounts of people and long periods of time dedicated to collecting measurements, which often make them difficult to be performed. Therefore, this research was conducted as to create a procedure to evaluate the performance of buildings through computer simulation, and the APO structure for technical survey and data collection with users, focusing on comfort environment and energy efficiency. This analysis showed that school buildings in Minas Gerais have the same tendency seen in other Brazilian states, in which more than 50% of energy spending is due to artificial illumination. It was made clear, throughout this study, that architecture plays an essential role when it comes to saving energy. The researches conducted with APO have been showing that simple actions towards decreasing energy waste have reached outstanding results. Moreover, when this concept follows through the construction process since ground plan, the saving percentages are higher. Regarding the conduction suggested, it was observed that the association of the techniques and computer simulation applied in APO reached expected results, especially in the analyses of comfort environment. The schools simulation in the Energyplus program allowed an evaluation precise enough to be used as the bases to compare both technical analyses and the users feedback. Although, in the analysis of illumination comfort, the measurements shouldnt be discarded due to the fact that, though the AutodeskViz® software is one of the best tools on simulation in illumination, it showed some limitations that could compromise the results. Anyway, it was seen that the developments in simulation programs have been contributing to simplify the APO methodologies. Besides this, the study of the CAPE standards has brought up the main limitations to standardize the projects. Nevertheless, as stated by the architect Márcio Lustoza: the standardization is a forced solution and from the bioclimatology point of view, its far from being the ideal solution.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArquitetura Aspectos AmbientaisInstalacoes escolares Minas GeraisArquitetura e conservação de energiaArquitetura Aspectos ambientaisArquitetura e conservação de energiaInstalações escolares Minas Gerais (MG)Procedimento de avaliação de conforto ambiental e eficiência energética aplicado a um caso típico da Rede Estadual de Escolas Públicas de Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_ferreira.pdfapplication/pdf13428619https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-72KH86/1/dissertacao_ferreira.pdf3a0d004d7fd0f4975b45f6a3bc887005MD51TEXTdissertacao_ferreira.pdf.txtdissertacao_ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain536087https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-72KH86/2/dissertacao_ferreira.pdf.txtf9f6b03dd9a76b6f49066773e831570bMD521843/RAAO-72KH862019-11-14 10:51:52.954oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAAO-72KH86Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:51:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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