Empresa e Lazer: Um Olhar sobre Grandes Organizações da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eduardo Penna de Sa
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EOSA-727N9A
Resumo: Este trabalho objetivou descrever e analisar, na visão dos gestores empresariais, as atividades, os instrumentos e espaços relacionados ao lazer, atualmente desenvolvidos por grandes organizações da região metropolitana da cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais. Torna-se indispensável para as organizações adotar políticas na gestão de recursos humanos que considerem qualidade de vida e bem-estar de seus empregados como itens presentes nessa discussão. Os recursos humanos devem ser considerados como estando ligados diretamente aos objetivos da empresa e determinantes da estratégia da organização, sendo, portanto uma das partes responsáveis pelo sucesso organizacional. Surge, então, o lazer como uma prática possível de conseguir melhorias para a organização, como também pode ser visto pela empresa como gerador de benefício para os seus empregados. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva e qualitativa que teve como principal instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Os resultados apontam que as ações de lazer como práticas de recursos humanos vêm sendo utilizadas pelas empresas, seja com conseqüências diretas sobre elas no que diz respeito à produtividade do trabalho, imagem e controle, como também com benefícios diretos sobre os indivíduos, tal como a criatividade, sociabilidade, cidadania e cultura. O lazer na empresa não deve ser percebido apenas como instrumento de compensação do trabalho para, conseqüentemente, gerar aumento de produtividade. Deve desenvolver os indivíduos que o experimentam e ser transformador na busca por uma sociedade mais humanizada.
id UFMG_a006a35dae7badc6124b53e9c028409f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EOSA-727N9A
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Allan Claudius Queiroz BarbosaAlexandre de Padua CarrieriAlexandre de Padua CarrieriHelder Ferreira IsayamaVictor Andrade de MeloEduardo Penna de Sa2019-08-10T22:11:22Z2019-08-10T22:11:22Z2007-03-19http://hdl.handle.net/1843/EOSA-727N9AEste trabalho objetivou descrever e analisar, na visão dos gestores empresariais, as atividades, os instrumentos e espaços relacionados ao lazer, atualmente desenvolvidos por grandes organizações da região metropolitana da cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais. Torna-se indispensável para as organizações adotar políticas na gestão de recursos humanos que considerem qualidade de vida e bem-estar de seus empregados como itens presentes nessa discussão. Os recursos humanos devem ser considerados como estando ligados diretamente aos objetivos da empresa e determinantes da estratégia da organização, sendo, portanto uma das partes responsáveis pelo sucesso organizacional. Surge, então, o lazer como uma prática possível de conseguir melhorias para a organização, como também pode ser visto pela empresa como gerador de benefício para os seus empregados. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva e qualitativa que teve como principal instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Os resultados apontam que as ações de lazer como práticas de recursos humanos vêm sendo utilizadas pelas empresas, seja com conseqüências diretas sobre elas no que diz respeito à produtividade do trabalho, imagem e controle, como também com benefícios diretos sobre os indivíduos, tal como a criatividade, sociabilidade, cidadania e cultura. O lazer na empresa não deve ser percebido apenas como instrumento de compensação do trabalho para, conseqüentemente, gerar aumento de produtividade. Deve desenvolver os indivíduos que o experimentam e ser transformador na busca por uma sociedade mais humanizada.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGQualidade de vidaSatisfação no trabalhoAdministraçãoRecursos humanoscidadaniaprodutividadesociabilidadeempresalazerpráticas de recursos humanosEmpresa e Lazer: Um Olhar sobre Grandes Organizações da Região Metropolitana de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALeduardo_penna.pdfapplication/pdf709693https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EOSA-727N9A/1/eduardo_penna.pdf079f2d892501aa56fca691c0a8a80ad6MD511843/EOSA-727N9A2019-08-10 19:11:22.371oai:repositorio.ufmg.br:1843/EOSA-727N9ARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-10T22:11:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Empresa e Lazer: Um Olhar sobre Grandes Organizações da Região Metropolitana de Belo Horizonte
title Empresa e Lazer: Um Olhar sobre Grandes Organizações da Região Metropolitana de Belo Horizonte
spellingShingle Empresa e Lazer: Um Olhar sobre Grandes Organizações da Região Metropolitana de Belo Horizonte
Eduardo Penna de Sa
cidadania
produtividade
sociabilidade
empresa
lazer
práticas de recursos humanos
Qualidade de vida
Satisfação no trabalho
Administração
Recursos humanos
title_short Empresa e Lazer: Um Olhar sobre Grandes Organizações da Região Metropolitana de Belo Horizonte
title_full Empresa e Lazer: Um Olhar sobre Grandes Organizações da Região Metropolitana de Belo Horizonte
title_fullStr Empresa e Lazer: Um Olhar sobre Grandes Organizações da Região Metropolitana de Belo Horizonte
title_full_unstemmed Empresa e Lazer: Um Olhar sobre Grandes Organizações da Região Metropolitana de Belo Horizonte
title_sort Empresa e Lazer: Um Olhar sobre Grandes Organizações da Região Metropolitana de Belo Horizonte
author Eduardo Penna de Sa
author_facet Eduardo Penna de Sa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Allan Claudius Queiroz Barbosa
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Alexandre de Padua Carrieri
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alexandre de Padua Carrieri
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Helder Ferreira Isayama
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Victor Andrade de Melo
dc.contributor.author.fl_str_mv Eduardo Penna de Sa
contributor_str_mv Allan Claudius Queiroz Barbosa
Alexandre de Padua Carrieri
Alexandre de Padua Carrieri
Helder Ferreira Isayama
Victor Andrade de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv cidadania
produtividade
sociabilidade
empresa
lazer
práticas de recursos humanos
topic cidadania
produtividade
sociabilidade
empresa
lazer
práticas de recursos humanos
Qualidade de vida
Satisfação no trabalho
Administração
Recursos humanos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Qualidade de vida
Satisfação no trabalho
Administração
Recursos humanos
description Este trabalho objetivou descrever e analisar, na visão dos gestores empresariais, as atividades, os instrumentos e espaços relacionados ao lazer, atualmente desenvolvidos por grandes organizações da região metropolitana da cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais. Torna-se indispensável para as organizações adotar políticas na gestão de recursos humanos que considerem qualidade de vida e bem-estar de seus empregados como itens presentes nessa discussão. Os recursos humanos devem ser considerados como estando ligados diretamente aos objetivos da empresa e determinantes da estratégia da organização, sendo, portanto uma das partes responsáveis pelo sucesso organizacional. Surge, então, o lazer como uma prática possível de conseguir melhorias para a organização, como também pode ser visto pela empresa como gerador de benefício para os seus empregados. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva e qualitativa que teve como principal instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Os resultados apontam que as ações de lazer como práticas de recursos humanos vêm sendo utilizadas pelas empresas, seja com conseqüências diretas sobre elas no que diz respeito à produtividade do trabalho, imagem e controle, como também com benefícios diretos sobre os indivíduos, tal como a criatividade, sociabilidade, cidadania e cultura. O lazer na empresa não deve ser percebido apenas como instrumento de compensação do trabalho para, conseqüentemente, gerar aumento de produtividade. Deve desenvolver os indivíduos que o experimentam e ser transformador na busca por uma sociedade mais humanizada.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T22:11:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T22:11:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/EOSA-727N9A
url http://hdl.handle.net/1843/EOSA-727N9A
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EOSA-727N9A/1/eduardo_penna.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 079f2d892501aa56fca691c0a8a80ad6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589497549488128