Empresa e Lazer: Um Olhar sobre Grandes Organizações da Região Metropolitana de Belo Horizonte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/EOSA-727N9A |
Resumo: | Este trabalho objetivou descrever e analisar, na visão dos gestores empresariais, as atividades, os instrumentos e espaços relacionados ao lazer, atualmente desenvolvidos por grandes organizações da região metropolitana da cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais. Torna-se indispensável para as organizações adotar políticas na gestão de recursos humanos que considerem qualidade de vida e bem-estar de seus empregados como itens presentes nessa discussão. Os recursos humanos devem ser considerados como estando ligados diretamente aos objetivos da empresa e determinantes da estratégia da organização, sendo, portanto uma das partes responsáveis pelo sucesso organizacional. Surge, então, o lazer como uma prática possível de conseguir melhorias para a organização, como também pode ser visto pela empresa como gerador de benefício para os seus empregados. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva e qualitativa que teve como principal instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Os resultados apontam que as ações de lazer como práticas de recursos humanos vêm sendo utilizadas pelas empresas, seja com conseqüências diretas sobre elas no que diz respeito à produtividade do trabalho, imagem e controle, como também com benefícios diretos sobre os indivíduos, tal como a criatividade, sociabilidade, cidadania e cultura. O lazer na empresa não deve ser percebido apenas como instrumento de compensação do trabalho para, conseqüentemente, gerar aumento de produtividade. Deve desenvolver os indivíduos que o experimentam e ser transformador na busca por uma sociedade mais humanizada. |
id |
UFMG_a006a35dae7badc6124b53e9c028409f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/EOSA-727N9A |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Allan Claudius Queiroz BarbosaAlexandre de Padua CarrieriAlexandre de Padua CarrieriHelder Ferreira IsayamaVictor Andrade de MeloEduardo Penna de Sa2019-08-10T22:11:22Z2019-08-10T22:11:22Z2007-03-19http://hdl.handle.net/1843/EOSA-727N9AEste trabalho objetivou descrever e analisar, na visão dos gestores empresariais, as atividades, os instrumentos e espaços relacionados ao lazer, atualmente desenvolvidos por grandes organizações da região metropolitana da cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais. Torna-se indispensável para as organizações adotar políticas na gestão de recursos humanos que considerem qualidade de vida e bem-estar de seus empregados como itens presentes nessa discussão. Os recursos humanos devem ser considerados como estando ligados diretamente aos objetivos da empresa e determinantes da estratégia da organização, sendo, portanto uma das partes responsáveis pelo sucesso organizacional. Surge, então, o lazer como uma prática possível de conseguir melhorias para a organização, como também pode ser visto pela empresa como gerador de benefício para os seus empregados. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva e qualitativa que teve como principal instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Os resultados apontam que as ações de lazer como práticas de recursos humanos vêm sendo utilizadas pelas empresas, seja com conseqüências diretas sobre elas no que diz respeito à produtividade do trabalho, imagem e controle, como também com benefícios diretos sobre os indivíduos, tal como a criatividade, sociabilidade, cidadania e cultura. O lazer na empresa não deve ser percebido apenas como instrumento de compensação do trabalho para, conseqüentemente, gerar aumento de produtividade. Deve desenvolver os indivíduos que o experimentam e ser transformador na busca por uma sociedade mais humanizada.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGQualidade de vidaSatisfação no trabalhoAdministraçãoRecursos humanoscidadaniaprodutividadesociabilidadeempresalazerpráticas de recursos humanosEmpresa e Lazer: Um Olhar sobre Grandes Organizações da Região Metropolitana de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALeduardo_penna.pdfapplication/pdf709693https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EOSA-727N9A/1/eduardo_penna.pdf079f2d892501aa56fca691c0a8a80ad6MD511843/EOSA-727N9A2019-08-10 19:11:22.371oai:repositorio.ufmg.br:1843/EOSA-727N9ARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-10T22:11:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Empresa e Lazer: Um Olhar sobre Grandes Organizações da Região Metropolitana de Belo Horizonte |
title |
Empresa e Lazer: Um Olhar sobre Grandes Organizações da Região Metropolitana de Belo Horizonte |
spellingShingle |
Empresa e Lazer: Um Olhar sobre Grandes Organizações da Região Metropolitana de Belo Horizonte Eduardo Penna de Sa cidadania produtividade sociabilidade empresa lazer práticas de recursos humanos Qualidade de vida Satisfação no trabalho Administração Recursos humanos |
title_short |
Empresa e Lazer: Um Olhar sobre Grandes Organizações da Região Metropolitana de Belo Horizonte |
title_full |
Empresa e Lazer: Um Olhar sobre Grandes Organizações da Região Metropolitana de Belo Horizonte |
title_fullStr |
Empresa e Lazer: Um Olhar sobre Grandes Organizações da Região Metropolitana de Belo Horizonte |
title_full_unstemmed |
Empresa e Lazer: Um Olhar sobre Grandes Organizações da Região Metropolitana de Belo Horizonte |
title_sort |
Empresa e Lazer: Um Olhar sobre Grandes Organizações da Região Metropolitana de Belo Horizonte |
author |
Eduardo Penna de Sa |
author_facet |
Eduardo Penna de Sa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Allan Claudius Queiroz Barbosa |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Alexandre de Padua Carrieri |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Alexandre de Padua Carrieri |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Helder Ferreira Isayama |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Victor Andrade de Melo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eduardo Penna de Sa |
contributor_str_mv |
Allan Claudius Queiroz Barbosa Alexandre de Padua Carrieri Alexandre de Padua Carrieri Helder Ferreira Isayama Victor Andrade de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cidadania produtividade sociabilidade empresa lazer práticas de recursos humanos |
topic |
cidadania produtividade sociabilidade empresa lazer práticas de recursos humanos Qualidade de vida Satisfação no trabalho Administração Recursos humanos |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Qualidade de vida Satisfação no trabalho Administração Recursos humanos |
description |
Este trabalho objetivou descrever e analisar, na visão dos gestores empresariais, as atividades, os instrumentos e espaços relacionados ao lazer, atualmente desenvolvidos por grandes organizações da região metropolitana da cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais. Torna-se indispensável para as organizações adotar políticas na gestão de recursos humanos que considerem qualidade de vida e bem-estar de seus empregados como itens presentes nessa discussão. Os recursos humanos devem ser considerados como estando ligados diretamente aos objetivos da empresa e determinantes da estratégia da organização, sendo, portanto uma das partes responsáveis pelo sucesso organizacional. Surge, então, o lazer como uma prática possível de conseguir melhorias para a organização, como também pode ser visto pela empresa como gerador de benefício para os seus empregados. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva e qualitativa que teve como principal instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Os resultados apontam que as ações de lazer como práticas de recursos humanos vêm sendo utilizadas pelas empresas, seja com conseqüências diretas sobre elas no que diz respeito à produtividade do trabalho, imagem e controle, como também com benefícios diretos sobre os indivíduos, tal como a criatividade, sociabilidade, cidadania e cultura. O lazer na empresa não deve ser percebido apenas como instrumento de compensação do trabalho para, conseqüentemente, gerar aumento de produtividade. Deve desenvolver os indivíduos que o experimentam e ser transformador na busca por uma sociedade mais humanizada. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-03-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T22:11:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T22:11:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/EOSA-727N9A |
url |
http://hdl.handle.net/1843/EOSA-727N9A |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EOSA-727N9A/1/eduardo_penna.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
079f2d892501aa56fca691c0a8a80ad6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589497549488128 |