Escola regular e Escola integrada: tensões e possibilidades de trabalho em uma Escola Municipal de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faraildes Suely Gomes de Araujo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADRN6Y
Resumo: A escola integrada é um programa da Secretaria de Educação de Belo Horizonte que amplia o tempo e as oportunidades de aprendizagem para crianças e adolescentes do ensino fundamental, em todas as escolas municipais. Este programa traz uma nova proposta de educação que inicia na sala de aula, mas vai além de suas paredes, para explorar e desenvolver o potencial educativo em torno da escola. Em 2010 fui convidada a fazer parte da equipe pedagógica da Regional Norte de Belo Horizonte para acompanhar o Programa Escola Integrada. Para o desenvolvimento deste programa foram contratados diversos profissionais, entre eles estagiários, agentes jovens e monitores da própria comunidade, que trabalham com oficinas de artes, músicas, danças, capoeira dentre outras. A partir da entrada destes novos profissionais na escola, inicia-se uma tensão nas relações interpessoais dos atores envolvidos no processo ensino aprendizagem. O objetivo deste estudo é tratar essas tensões no cotidiano escolar. Como acompanhante do Programa Escola Integrada, percebi as tensões que surgiam entre os professores da escola regular e os profissionais da escola integrada pela disputa de espaços dentro da instituição escolar. A partir, desta observação, busquei traçar um plano de ação que aprimorasse as relações entre os grupos envolvidos, oportunizando a troca de conhecimentos entre os professores e os monitores. Assim, diversas ações foram planejadas e executadas buscando melhorar as relações interpessoais e tornar o ambiente escolar um lugar pertencente a todos, trazendo mudanças e transformações na convivência dos sujeitos dentro da escola. Todo trabalho que auxilia na resolução de conflitos precisa ter inicio nos pequenos gestos, nas pequenas coisas que acontecem no dia a dia da escola. Nesse cenário é preciso haver uma mudança de paradigma diante das verdades absolutas, muitas vezes proveniente de tentativas equivocadas de resolver os conflitos na busca do certo e do errado
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