Estrutura de produção dos longas metragens de animação do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8Z8H7J |
Resumo: | Um estudo sobre a estrutura de produção dos longas-metragens de animação do Brasil a partir do histórico da animação no país, com as influências sofridas por escolas estrangeiras. Através de uma análise dos filmes de animação exibidos e produzidos no Brasil tenta-se compreender as possibilidades e dificuldades da produção do gênero. Dentro desse processo, aponta-se a importância da coordenação da produção para que um filme seja lançado dentro do prazo e do orçamento. O produtor deve inteirar-se de todos os passos da realização, desde o projeto, onde já são levantados elementos como tema, roteiro, storyboard, currículo da equipe, métodos de animação, cronograma, orçamento, essenciais para o planejamento da produção. A ausência de planejamento, ao lado da inexistência de incentivos à criação de uma indústria de animação, é uma das razões de haver tão poucas produções do gênero concluídas no Brasil, apesar de já existir um grande número de curtas-metragens. Como resultadoprático, descreve-se o acompanhamento da produção da terceira parte da Trilogia do caos, o primeiro longa-metragem de animação de Minas Gerais. |
id |
UFMG_a0b0242f7f11b609de705cc55b2d10de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8Z8H7J |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Luiz Roberto Pinto NazarioNORMA COURIEvandro Jose Lemos da CunhaGabriela Maria Garzon2019-08-13T18:09:33Z2019-08-13T18:09:33Z2006-10-04http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8Z8H7JUm estudo sobre a estrutura de produção dos longas-metragens de animação do Brasil a partir do histórico da animação no país, com as influências sofridas por escolas estrangeiras. Através de uma análise dos filmes de animação exibidos e produzidos no Brasil tenta-se compreender as possibilidades e dificuldades da produção do gênero. Dentro desse processo, aponta-se a importância da coordenação da produção para que um filme seja lançado dentro do prazo e do orçamento. O produtor deve inteirar-se de todos os passos da realização, desde o projeto, onde já são levantados elementos como tema, roteiro, storyboard, currículo da equipe, métodos de animação, cronograma, orçamento, essenciais para o planejamento da produção. A ausência de planejamento, ao lado da inexistência de incentivos à criação de uma indústria de animação, é uma das razões de haver tão poucas produções do gênero concluídas no Brasil, apesar de já existir um grande número de curtas-metragens. Como resultadoprático, descreve-se o acompanhamento da produção da terceira parte da Trilogia do caos, o primeiro longa-metragem de animação de Minas Gerais.A study about the structure of computer animated feature films in Brazil, considering the history of animation in the country, with the influence of the foreign schools. Throughout the analyses of the computer animated films exhibited and produced in Brazil it is tried to understand the possibilities and difficulties of productions in the genre. Within this process, the importance of coordinating the production is brought forward, in order to have the release according to the budget and deadline. The producer must get acquainted of all steps since theProject, where elements such as theme, plot, storyboard, staff CV, animation techniques, Schedule, budget, all of these essential for the planning of the production, are already raised. The lack of planning, besides the nonexistence of stimulus for the creation of an animation industry, is one of the reasons of having so few productions of this kind concluded in Brazil, althought there are a great number of short feature movies. As a practical result, the tracing of the third part of the production of Trilogia do Caos is described, the first computer animated feature film from Minas Gerais.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAnimação (Cinematografia) brasileiraCinema brasileiro Produção e direçãoAnimação (Cinematografia) brasileira Produção e direçãoBrasilAnimaçãoTrilogiaLonga-metragemStoryboardEstrutura de produção dos longas metragens de animação do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALestrutura_de_producao.pdfapplication/pdf19405795https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8Z8H7J/1/estrutura_de_producao.pdfbc87369f4a3e2ff28a2e3a61cecfb51fMD51TEXTestrutura_de_producao.pdf.txtestrutura_de_producao.pdf.txtExtracted texttext/plain444187https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8Z8H7J/2/estrutura_de_producao.pdf.txt7e1c02c5dbe9ab3245b391eecf9c5be5MD521843/JSSS-8Z8H7J2019-11-14 03:10:15.991oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8Z8H7JRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:10:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estrutura de produção dos longas metragens de animação do Brasil |
title |
Estrutura de produção dos longas metragens de animação do Brasil |
spellingShingle |
Estrutura de produção dos longas metragens de animação do Brasil Gabriela Maria Garzon Brasil Animação Trilogia Longa-metragem Storyboard Animação (Cinematografia) brasileira Cinema brasileiro Produção e direção Animação (Cinematografia) brasileira Produção e direção |
title_short |
Estrutura de produção dos longas metragens de animação do Brasil |
title_full |
Estrutura de produção dos longas metragens de animação do Brasil |
title_fullStr |
Estrutura de produção dos longas metragens de animação do Brasil |
title_full_unstemmed |
Estrutura de produção dos longas metragens de animação do Brasil |
title_sort |
Estrutura de produção dos longas metragens de animação do Brasil |
author |
Gabriela Maria Garzon |
author_facet |
Gabriela Maria Garzon |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luiz Roberto Pinto Nazario |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
NORMA COURI |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabriela Maria Garzon |
contributor_str_mv |
Luiz Roberto Pinto Nazario NORMA COURI Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brasil Animação Trilogia Longa-metragem Storyboard |
topic |
Brasil Animação Trilogia Longa-metragem Storyboard Animação (Cinematografia) brasileira Cinema brasileiro Produção e direção Animação (Cinematografia) brasileira Produção e direção |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Animação (Cinematografia) brasileira Cinema brasileiro Produção e direção Animação (Cinematografia) brasileira Produção e direção |
description |
Um estudo sobre a estrutura de produção dos longas-metragens de animação do Brasil a partir do histórico da animação no país, com as influências sofridas por escolas estrangeiras. Através de uma análise dos filmes de animação exibidos e produzidos no Brasil tenta-se compreender as possibilidades e dificuldades da produção do gênero. Dentro desse processo, aponta-se a importância da coordenação da produção para que um filme seja lançado dentro do prazo e do orçamento. O produtor deve inteirar-se de todos os passos da realização, desde o projeto, onde já são levantados elementos como tema, roteiro, storyboard, currículo da equipe, métodos de animação, cronograma, orçamento, essenciais para o planejamento da produção. A ausência de planejamento, ao lado da inexistência de incentivos à criação de uma indústria de animação, é uma das razões de haver tão poucas produções do gênero concluídas no Brasil, apesar de já existir um grande número de curtas-metragens. Como resultadoprático, descreve-se o acompanhamento da produção da terceira parte da Trilogia do caos, o primeiro longa-metragem de animação de Minas Gerais. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-10-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T18:09:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T18:09:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8Z8H7J |
url |
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8Z8H7J |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8Z8H7J/1/estrutura_de_producao.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8Z8H7J/2/estrutura_de_producao.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bc87369f4a3e2ff28a2e3a61cecfb51f 7e1c02c5dbe9ab3245b391eecf9c5be5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589268468137984 |