Estrutura de produção dos longas metragens de animação do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriela Maria Garzon
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8Z8H7J
Resumo: Um estudo sobre a estrutura de produção dos longas-metragens de animação do Brasil a partir do histórico da animação no país, com as influências sofridas por escolas estrangeiras. Através de uma análise dos filmes de animação exibidos e produzidos no Brasil tenta-se compreender as possibilidades e dificuldades da produção do gênero. Dentro desse processo, aponta-se a importância da coordenação da produção para que um filme seja lançado dentro do prazo e do orçamento. O produtor deve inteirar-se de todos os passos da realização, desde o projeto, onde já são levantados elementos como tema, roteiro, storyboard, currículo da equipe, métodos de animação, cronograma, orçamento, essenciais para o planejamento da produção. A ausência de planejamento, ao lado da inexistência de incentivos à criação de uma indústria de animação, é uma das razões de haver tão poucas produções do gênero concluídas no Brasil, apesar de já existir um grande número de curtas-metragens. Como resultadoprático, descreve-se o acompanhamento da produção da terceira parte da Trilogia do caos, o primeiro longa-metragem de animação de Minas Gerais.
id UFMG_a0b0242f7f11b609de705cc55b2d10de
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8Z8H7J
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Luiz Roberto Pinto NazarioNORMA COURIEvandro Jose Lemos da CunhaGabriela Maria Garzon2019-08-13T18:09:33Z2019-08-13T18:09:33Z2006-10-04http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8Z8H7JUm estudo sobre a estrutura de produção dos longas-metragens de animação do Brasil a partir do histórico da animação no país, com as influências sofridas por escolas estrangeiras. Através de uma análise dos filmes de animação exibidos e produzidos no Brasil tenta-se compreender as possibilidades e dificuldades da produção do gênero. Dentro desse processo, aponta-se a importância da coordenação da produção para que um filme seja lançado dentro do prazo e do orçamento. O produtor deve inteirar-se de todos os passos da realização, desde o projeto, onde já são levantados elementos como tema, roteiro, storyboard, currículo da equipe, métodos de animação, cronograma, orçamento, essenciais para o planejamento da produção. A ausência de planejamento, ao lado da inexistência de incentivos à criação de uma indústria de animação, é uma das razões de haver tão poucas produções do gênero concluídas no Brasil, apesar de já existir um grande número de curtas-metragens. Como resultadoprático, descreve-se o acompanhamento da produção da terceira parte da Trilogia do caos, o primeiro longa-metragem de animação de Minas Gerais.A study about the structure of computer animated feature films in Brazil, considering the history of animation in the country, with the influence of the foreign schools. Throughout the analyses of the computer animated films exhibited and produced in Brazil it is tried to understand the possibilities and difficulties of productions in the genre. Within this process, the importance of coordinating the production is brought forward, in order to have the release according to the budget and deadline. The producer must get acquainted of all steps since theProject, where elements such as theme, plot, storyboard, staff CV, animation techniques, Schedule, budget, all of these essential for the planning of the production, are already raised. The lack of planning, besides the nonexistence of stimulus for the creation of an animation industry, is one of the reasons of having so few productions of this kind concluded in Brazil, althought there are a great number of short feature movies. As a practical result, the tracing of the third part of the production of Trilogia do Caos is described, the first computer animated feature film from Minas Gerais.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAnimação (Cinematografia) brasileiraCinema brasileiro Produção e direçãoAnimação (Cinematografia) brasileira Produção e direçãoBrasilAnimaçãoTrilogiaLonga-metragemStoryboardEstrutura de produção dos longas metragens de animação do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALestrutura_de_producao.pdfapplication/pdf19405795https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8Z8H7J/1/estrutura_de_producao.pdfbc87369f4a3e2ff28a2e3a61cecfb51fMD51TEXTestrutura_de_producao.pdf.txtestrutura_de_producao.pdf.txtExtracted texttext/plain444187https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8Z8H7J/2/estrutura_de_producao.pdf.txt7e1c02c5dbe9ab3245b391eecf9c5be5MD521843/JSSS-8Z8H7J2019-11-14 03:10:15.991oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8Z8H7JRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:10:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estrutura de produção dos longas metragens de animação do Brasil
title Estrutura de produção dos longas metragens de animação do Brasil
spellingShingle Estrutura de produção dos longas metragens de animação do Brasil
Gabriela Maria Garzon
Brasil
Animação
Trilogia
Longa-metragem
Storyboard
Animação (Cinematografia) brasileira
Cinema brasileiro Produção e direção
Animação (Cinematografia) brasileira Produção e direção
title_short Estrutura de produção dos longas metragens de animação do Brasil
title_full Estrutura de produção dos longas metragens de animação do Brasil
title_fullStr Estrutura de produção dos longas metragens de animação do Brasil
title_full_unstemmed Estrutura de produção dos longas metragens de animação do Brasil
title_sort Estrutura de produção dos longas metragens de animação do Brasil
author Gabriela Maria Garzon
author_facet Gabriela Maria Garzon
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luiz Roberto Pinto Nazario
dc.contributor.referee1.fl_str_mv NORMA COURI
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Evandro Jose Lemos da Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriela Maria Garzon
contributor_str_mv Luiz Roberto Pinto Nazario
NORMA COURI
Evandro Jose Lemos da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Brasil
Animação
Trilogia
Longa-metragem
Storyboard
topic Brasil
Animação
Trilogia
Longa-metragem
Storyboard
Animação (Cinematografia) brasileira
Cinema brasileiro Produção e direção
Animação (Cinematografia) brasileira Produção e direção
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Animação (Cinematografia) brasileira
Cinema brasileiro Produção e direção
Animação (Cinematografia) brasileira Produção e direção
description Um estudo sobre a estrutura de produção dos longas-metragens de animação do Brasil a partir do histórico da animação no país, com as influências sofridas por escolas estrangeiras. Através de uma análise dos filmes de animação exibidos e produzidos no Brasil tenta-se compreender as possibilidades e dificuldades da produção do gênero. Dentro desse processo, aponta-se a importância da coordenação da produção para que um filme seja lançado dentro do prazo e do orçamento. O produtor deve inteirar-se de todos os passos da realização, desde o projeto, onde já são levantados elementos como tema, roteiro, storyboard, currículo da equipe, métodos de animação, cronograma, orçamento, essenciais para o planejamento da produção. A ausência de planejamento, ao lado da inexistência de incentivos à criação de uma indústria de animação, é uma das razões de haver tão poucas produções do gênero concluídas no Brasil, apesar de já existir um grande número de curtas-metragens. Como resultadoprático, descreve-se o acompanhamento da produção da terceira parte da Trilogia do caos, o primeiro longa-metragem de animação de Minas Gerais.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-10-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T18:09:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T18:09:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8Z8H7J
url http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8Z8H7J
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8Z8H7J/1/estrutura_de_producao.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8Z8H7J/2/estrutura_de_producao.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bc87369f4a3e2ff28a2e3a61cecfb51f
7e1c02c5dbe9ab3245b391eecf9c5be5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589268468137984